| Uma
revisão relativamente nova está agitando os segurados que recebem os
benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou pensão por
morte. Trata-se da revisão do art. 29, II da Lei n.º 8.213/91, também,
conhecida como revisão dos 80% maiores salários de contribuição do
período contributivo. Pois bem, a grande
reclamação dos segurados do INSS no Brasil é, sem dúvida alguma, a
defasagem em seus benefícios previdenciários ao longo dos anos. A pessoa
se aposenta com um determinado valor e, anos depois, está recebendo bem
menos, se comparado ao salário mínimo vigente em ambas as épocas. Essa
perda no valor do benefício, infelizmente, foi declarada constitucional
pelo Supremo Tribunal Federal, em julgamento realizado no ano de 2003.
Portanto, a absurda diferença de aumento, em porcentagem, no valor dado
pelo Governo Federal, em abril de cada ano, para o salário mínimo e para
quem ganha acima desse valor, está, segundo o STF, correto. Em resposta às reclamações
dos milhões de segurados da Previdência, advogados têm defendido nos
tribunais inúmeras teses de revisão dos benefícios, com objetos
jurídicos diferenciados. Uma tese, relativamente nova, e que está
pegando no momento, tanto é, que em Joinville, os procuradores do INSS
estão propondo acordo, abrange as pessoas que recebem auxílio-doença,
aposentadoria por invalidez ou pensão por morte, devendo cada caso ser
analisado individualmente, pelo seu advogado de confiança, pois há
segurados que tiveram o seu benefício calculado corretamente. Pois bem, para o cálculo do
salário-de-benefício do auxílio-doença, o INSS utiliza todos os
salários-de-contribuição, na forma do que estabelece o artigo 32, § 2º,
do Decreto n.º 3.048/99, verbis: “Art. 32. O salário-de-benefício consiste: (...) § 2º Nos casos de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, contando o segurado com menos de cento e quarenta e quatro contribuições mensais no período contributivo, o salário-de-benefício corresponderá à soma dos salários-de-contribuição dividido pelo número de contribuições apurado.” Todavia, a favor dos segurados, existe a regra do artigo 29, II, da Lei n.º 8.213/91, que estabelece: “Art. 29. O salário-de-benefício consiste: (...) II – Para os benefícios de que tratam as alíneas a, d, e e h do inciso I do artigo 18, na médica aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo.” Dessa forma, analisando o estabelecido na Lei de Benefícios, conclui-se que o procedimento adotado pelo INSS não se mostra legítimo, tendo o Regulamento da Previdência Social extrapolado os limites de regulamentação da Lei de Benefícios. Não tendo calculado corretamente o salário-de-benefício do auxílio-doença que o Segurado vem percebendo, o INSS cometeu uma grande injustiça, como, aliás, já vem reconhecendo nossa e. Turma Recursal, conforme acórdão assim transcrito: “O artigo 32, § 2º do Decreto 3.048/99, em sua redação original, continha disposição que se considera ilegal. Determinava que, nos casos de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, contando o segurado com menos de cento e quarenta e quatro contribuições mensais no período contributivo, o salário-de-benefício corresponderia à soma dos salários-de-contribuição dividido pelo número de contribuições apurado. Revogado pelo Decreto nº 5.399, de 24/03/2005, idêntica determinação foi reintroduzida pelo Decreto nº 5.545, de 22/09/2005, ao acrescentar o § 2 no artigo 32 do RPS, podendo ainda ser questionada a sua legalidade. Essa forma de cálculo afronta diretamente a regra prevista no inciso II do artigo 29 da LB, com a redação dada pela Lei 9.876/99 e a regra transitória prevista no artigo 3º, caput, desta mesma lei, com a ressalva de que para concessão de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença nunca vigorou aquela exigência, prevista no § 2º deste artigo 32, de o segurado contar com no mínimo sessenta por cento de contribuições correspondentes ao período decorrido entre julho de 1994 a da Data de Inicio do Benefício. Ainda que se utilize a expressão no mínimo contida no artigo 3º da Lei 9876/99 (...) não se chega àquelas 144 contribuições referidas no Decreto em questão, para todo e qualquer segurado, independentemente da data do deferimento do benefício, pois o período contributivo será diferente para cada caso. Tampouco se justificaria a adoção do parâmetro de 80% dos 180 meses de contribuição exigidos para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, idade ou especial, pois aqui se trata de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, para os quais se exige apenas 12 meses a título de carência. A norma administrativa (Decreto que regulamente a Previdência Social), neste caso, extrapolou o seu poder regulamentador previsto no artigo 84 da Constituição Federal. Isto posto, voto no sentido de dar provimento ao recurso da parte autora para determinar o recálculo da RMI de seu benefício nos termos do comando do art. 29, II, da Lei nº 8.213/91 (...).” (Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, Processo nº 2007.72.55.001037-4), Relator Juiz Ivori Luis da Silva Sheffer, Florianópolis/SC, 18 de Junho de 2007) Desse modo, em tese, todas as pessoas que receberam ou recebem auxílio-doença, aposentaram por invalidez ou pensão por morte a partir da publicação da lei do favor previdenciário, em 28/11/1999, fazem jus à revisão de seu benefício, com a possibilidade, inclusive, de recebimento dos atrasados dos últimos 5 anos. |
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
NOVA REVISÃO PARA OS APOSENTADOS POR INVALIDEZ
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
GVT VIRA CASO DE POLICIA. Supervisor da GVT desaparece com TV de usuário.
Supervisor da GVT Oberdan
Canuto de Araújo leva TV para conserto prometendo devolver em 03 (três) dias. Passado mais de 40 dias, desde então nunca
mais me fizeram contato. Passo parte do dia no telefone e internet em busca de solução.
Lá na GVT a atendente não atende, o ouvidor não ouve e o técnico, sumiu, fugiu,
escafedeu-se. Sou me restou registrar um boletim policial para em breve
promover também uma Ação de Busca e Apreensão.
Veja Por que:
Sou mais uma vítima
da GVT que chegou
arrotando grandezas. São assaltantes dos nossos bolsos, pois cobram caríssimo
por um serviço de péssima qualidade. A Anatel? Outra porcaria que tem a obrigação de
fiscalizar essas operadoras, no entanto, parece mais uma madrinha. No duro,
mesmo, essas agências reguladoras mais parecem cabides de emprego para acomodar
os afilhados de políticos. (Por fim a GVT é a prova de que
o inferno existe e é aqui).
Dos Fatos:
Assinei
recentemente com a GVT um plano que compreendia TV por assinatura + telefone +
banda larga, achando que seria melhor que a desastrada NET. As duas se
equivalem. Já no segundo dia de uso só tive problemas, prejuízos e decepções.
Todos os dias os canais pagos saiam do ar, o ponto adicional que fica no meu quarto,
logo de cara veio com defeito, pois dava panes frequentemente e o que é pior o
cabo HDMI do decodificador rompeu e queimou minha TV LCD 42 - Marca AOC de 42 polegadas comprada há pouco
mais de um ano.
Parece
brincadeira mais é verdade, esta porcaria queimou minha TV pelo cabo HDMI.
Liguei para reclamar e fui informado que se o aparelho tivesse queimado por
minha culpa, eu teria de pagar a visita, mais se for confirmado que o aparelho
que danificou minha TV eu seria ressarcido.
Pois
bem o técnico de nome ALEX veio e viu que o problema foi uma descarga de
superaquecimento no decodificador fez romper o cabo HDMI, queimando consequente
a TV e que entrasse em contato com a OUVIDOIRIA para ser ressarcido. O
técnico também confidenciou que este É UM PROBLEMA CRÔNICO DA GVT e que a determinação
da empresa é sempre colocar a culpa no usuário e caso o usuário persista com a
reclamação, a GVT leva o aparelho em oficinas que tem parceria com a GVT, com o
intuito de forçar laudos favoráveis a GVT e desfavorável ao usuário.
É
ai que começa o verdadeiro inferno chamada GVT. Primeiro
o serviço de atendimento da OUVIDORIA não disponibiliza telefone 0800, qualquer
contato tem que ser feito através do site e ainda assim nunca funciona. Já
tentei diversas vezes entrar em contato pelo tal formulário da Ouvidoria, porém
o site diz que está enviando a mensagem e fica eternamente carregando. Em fim, tive
que deslocar a até a empresa localizada na Av. Epitácio Pessoa, e lá, depois de
levar um chá de cadeira conseguiu falar com o Ilustre OUVIDOR.
Depois
de todo aquele blá, blá, blá, disse que mandaria um supervisor técnico para
fazer um relatório para que me fosse ressarcido meu aparelho de TV. Depois de
esperar por mais de uma semana, em fim, apareceu o supervisor de nome Oberdan
Canuto de Araújo. Depois
de toda aquela ladainha, confirmou com todas as letras que a causa realmente
foi ocasionada por superaquecimento no decodificador queimando de imediato o cabo
HDMI e consequentemente a TV. Após todo esse procedimento
pediu que lhe enviasse por Emil a nota fiscal da TV, e ainda levou consigo o
decodificador e o cabo HDMI totalmente destruído e queimado, e que aguardasse o
resultado que iria apresentar o relatório à empresa. Passado
dois dias, chego em casa meu filho me diz que o supervisor da
GVT Oberdan Canuto de Araújo havia levado a TV para o conserto e dentro de 3 dias
devolveria. Desde
então nunca mais me fizeram contato. Passo parte do dia no telefone e internet
em busca de solução. Mas lá na GVT a atendente não atende, o ouvidor não ouve e
o técnico, sumiu, fugiu, escafedeu-se e aqui estou eu pagando por um serviço
que não tenho, estou pagando para a GVT me causar estresse, transtorno, aborrecimentos,
humilhação.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Com Flamengo campeão, briga por Libertadores aperta no Brasileiro
O
título do Flamengo foi importante para definir que o Brasileiro terá
mesmo um G-4 em relação às vagas para a Copa Libertadores 2014. Um G-4
que pode até ser um G-3, caso a Ponte Preta seja campeã da
Sul-Americana. O segundo colocado vai direto para a Libertadores,
junto com Cruzeiro, Flamengo e Atlético Mineiro. O terceiro colocado e,
talvez, o quarto, vão para a Pré-Libertadores. Só haverá um duelo
direto, que é o deste fim de semana, entre Grêmio e Goiás. Grêmio e
Atlético-PR podem até se garantir já entre os três primeiros, se
vencerem seus jogos e o Botafogo não ganhar do Coritiba. Nesse caso, a
briga única seria pelo quarto lugar. Uma briga que pode valer muito ou
pode não valer nada, dependendo do que fizer a Ponte Preta.
Quem vai se classificar para a Libertadores pelo Brasileirão?
Abaixo, um raio-X e a chave para cada um:
SITUAÇÃO CLUBE A CLUBE
Atlético-PR (61 pontos, 17 vitórias, saldo de +13)
Santos (f)
Vasco (c)
Pontos dos adversários: 92
Chave: Se vencer o Santos, já desinteressado, praticamente se garante no G-3. O último jogo é mais difícil, apesar de ser em casa, porque o Vasco estará jogando a vida. A chave mesmo é esquecer a Copa do Brasil, o Atlético tem tudo para ganhar os dois jogos e ser vice-campeão.
Santos (f)
Vasco (c)
Pontos dos adversários: 92
Chave: Se vencer o Santos, já desinteressado, praticamente se garante no G-3. O último jogo é mais difícil, apesar de ser em casa, porque o Vasco estará jogando a vida. A chave mesmo é esquecer a Copa do Brasil, o Atlético tem tudo para ganhar os dois jogos e ser vice-campeão.
Grêmio (61 pontos, 17 vitórias, saldo de +6)
Goiás (c)
Portuguesa (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: O jogo direto contra o Goiás, em casa, é a chave. Ganhar é quase garantia de G-3, perder é um tropeço praticamente definitivo. Depois, pode pegar uma Portuguesa já salva – ou não. E definitivamente mordida pelo jogo do primeiro turno. O melhor cenário para o Grêmio é garantir tudo em casa na próxima rodada.
Goiás (c)
Portuguesa (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: O jogo direto contra o Goiás, em casa, é a chave. Ganhar é quase garantia de G-3, perder é um tropeço praticamente definitivo. Depois, pode pegar uma Portuguesa já salva – ou não. E definitivamente mordida pelo jogo do primeiro turno. O melhor cenário para o Grêmio é garantir tudo em casa na próxima rodada.
Goiás (59 pontos, 16 vitórias, saldo de +8)
Grêmio (f)
Santos (c)
Pontos dos adversários: 112
Chave: O campeonato brilhante vai superar qualquer expectativa em caso de vitória nos dois jogos. Se ganhar as duas, está na Libertadores. Se não ganhar do Grêmio, dificilmente acabará entre os quatro.
Grêmio (f)
Santos (c)
Pontos dos adversários: 112
Chave: O campeonato brilhante vai superar qualquer expectativa em caso de vitória nos dois jogos. Se ganhar as duas, está na Libertadores. Se não ganhar do Grêmio, dificilmente acabará entre os quatro.
Botafogo (58 pontos, 16 vitórias, saldo de +12)
Coritiba (f)
Criciúma (c)
Pontos dos adversários: 85
Chave: Dois rivais desesperados, a famosa faca de dois gumes. O quarto lugar parece o objetivo mais realista para o Botafogo. Não há possibilidade de G-3 sem vencer as duas partidas.
Coritiba (f)
Criciúma (c)
Pontos dos adversários: 85
Chave: Dois rivais desesperados, a famosa faca de dois gumes. O quarto lugar parece o objetivo mais realista para o Botafogo. Não há possibilidade de G-3 sem vencer as duas partidas.
Vitória (55 pontos, 15 vitórias, saldo de +4)
Flamengo (c)
Atlético-MG (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: É quem tem os dois jogos mais fáceis, contra times que não jogam por nada. Mas precisará que Goiás e Botafogo não vençam nenhuma. Missão quase impossível para o Vitória, outro que fez campanha muito acima do esperado.
Flamengo (c)
Atlético-MG (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: É quem tem os dois jogos mais fáceis, contra times que não jogam por nada. Mas precisará que Goiás e Botafogo não vençam nenhuma. Missão quase impossível para o Vitória, outro que fez campanha muito acima do esperado.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Cada dia estou mais convencido dos motivos para entrar na Justiça com uma Ação Popular sobre a demolição da quadra. .
Do blog do Hugo. Jovem de Igaracy é selecionado para evento da Confederação de Handebol. 
Foram
definidos os atletas que irão participar da primeira edição de 2014 do
Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica de Handebol,
promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com o apoio do
Ministério do Esporte. Os participantes são da categoria “Cadete” estarão
reunidos de 21 a 30 de janeiro, no SESI-SC, em Blumenau (SC), sob o comando do
técnico da Seleção Brasileira, o espanhol Jordi Ribera. Selecionados
por meio da observação do treinador em Acampamentos Regionais, Jogos Escolares
da Juventude e pela indicação das Federações Estaduais os atletas que estão na
lista, são de estados como Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná,
Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,
Roraima, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. O jovem Igaracyense Vinicius Luiz Dantas Santos, foi
um dos selecionados pela Confederação Brasileira de Handebol, para participar
do acampamento nacional em Blumenau, Santa Catarina. Segundo informações de
vários outros atletas, ele é um dos melhores do estado e foi destaque nos últimos
jogos escolares. A cidade de Igaracy comemora junto ao jovem Vinicius
sua acessão em nível nacional.
Preso no DF Dirceu foi contratado em hotel de Brasília por R$ 20 mil mensais
O ex-ministro José Dirceu, preso devido à condenação no processo do mensalão, foi contratado pelo hotel Saint Peter, em Brasília, como gerente administrativo, por um salário de R$ 20 mil mensais. A carteira de trabalho dele foi assinada no último dia 22. Dirceu cumpre pena de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa no regime
semiaberto, o que lhe dá direito a sair durante o dia para trabalhar. A
defesa dele entrou, então, com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal)
para que ele possa trabalhar durante o dia. O pedido também foi
encaminhado à VEP (Vara de Execuções Penais). Segundo a assessoria de
imprensa do Supremo, quem irá decidir será o juiz da VEP. Os documentos de contratação de Dirceu constam do pedido entregue ao STF, disponível no andamento eletrônico do processo. No pedido, a defesa ressalta que Dirceu "preenche todos os requisitos
necessários para que lhe seja deferida a possibilidade trabalho externo.
Além de estar cumprindo pena em regime no qual se admite tal medida, o
requerente possui toda sua documentação pessoal em ordem", além de
possuir "proposta concreta de trabalho", exigência legal para que seja
concedido o benefício do trabalho externo. Diz que, inclusive, "já
elaborou e assinou o competente contrato de trabalho e carimbou carteira
de trabalho do requerente". O pedido feito ao tribunal destaca que consta do contrato de trabalho
que o hotel está ciente quanto às restrições de horário de Dirceu, uma
vez que precisará passar as noites na cadeia. Segundo o contrato, o
horário de trabalho dele será das 8h às 17h, com almoço de uma hora, das
12h às 13h. Na ficha de solicitação de emprego, Dirceu diz que está se
candidatando à vaga por "necessidade e por apreciar hotelaria e área
administrativa". A mando da VEP, o pedido de Dirceu será encaminhado para a Seção
Psicossocial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, formada por
assistentes sociais e psicólogos, para avaliar a proposta de emprego e
elaborar relatório que servirá de base para conceder autorização ou não
para o trabalho externo. O Ministério Público também precisará se
manifestar sobre o parecer. Preso em 15 de novembro junto com outros réus do processo, Dirceu
candidatou-se à gerência do hotel brasiliense três dias depois, em 18 de
novembro. O estabelecimento fica na quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul de Brasília,
próximo à área central da capital, como a Esplanada dos Ministérios. O
hotel diz em seu site que é "o maior da área central de Brasília", com
427 apartamentos, incluindo 16 quartos adaptados para portadores de
necessidades especiais. A diária para um quarto "executivo single" sai
por R$ 440. Também há salas de conferência e espaços para eventos. Dirceu também foi condenado a dois anos e 11 meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha,
mas, como teve quatro votos favoráveis em sua condenação, será julgado
novamente pelo STF no ano que vem. No julgamento, o STF considerou que
Dirceu era o chefe da quadrilha do mensalão.
Fachada do Hotel Saint Peter, que fica no setor hoteleiro sul, em
Brasília, onde o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos
condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento com o
mensalão, foi contratado como gerente administrativo, por um salário de
R$ 20 mil. A carteira de trabalho dele foi assinada no último dia 22.
Dirceu cumpre pena de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa no regime
semiaberto, o que lhe dá direito a sair durante o dia para trabalhar. A
defesa dele entrou, então, com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal)
para que ele possa trabalhar durante o dia Pedro Ladeira/Folhapress
domingo, 24 de novembro de 2013
Juiz de execução penal do mensalão é substituído
O juiz da VEP (Vara de Execuções Penais) de Brasília, Ademar
Vasconcelos, não é mais o responsável pelo processo do mensalão. Em seu
lugar ficará o substituto Bruno André Silva Ribeiro. A ida do ex-presidente do PT José Genoino, 67, para a casa de um familiar
na manhã deste domingo (23) logo após receber alta do hospital em que
estava internado já foi comandada por Ribeiro. Ele inclusive estabeleceu
uma série de condicionantes para a permanência de Genoino em casa.
Jefferson diz que venceu câncer, mas saúde ainda inspira cuidados
Pizzolato não pode ser punido na Itália por crimes no Brasil, diz jurista
Conforme a Folha apurou, Genoino não poderá sair nem dar
entrevistas no período em que estiver na casa de familiares em Brasília.
Ele deve permanecer no local até que a junta médica
que o examinou dê um parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) e o
presidente da corte, Joaquim Barbosa, decida se ele cumprirá pena na
Papuda ou em prisão domiciliar. A substituição de Vasconcelos, de acordo com fontes do STF, teria
acontecido ainda na sexta-feira (22). Isso porque, nos últimos dias,
diversas ações do juiz teriam irritado Barbosa, que deixou clara sua
insatisfação para o TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal). Desde o início das prisões, Vasconcelos já não havia recebido de Barbosa
as determinações para comandar o processo. No dia anterior à expedição
dos mandados, o presidente entrou em contato justamente com o juiz
substituto Ribeiro, e enviou para ele os documentos relativos às
prisões. Como estava em férias, Ribeiro tentou entregar a documentação para Vasconcelos. A Folha apurou que ele se negou a receber o material e isso teria criado um mal-estar dentro do TJ-DF. Vasconcelos ainda chegou a dar entrevistas dizendo que não havia
recebido o material e por diversas vezes destacou que este era um caso
do STF. As declarações contrariaram Barbosa e foi preciso que o
presidente do TJ-DF, Dácio Vieira, entrasse no circuito para que
Vasconcelos iniciasse os procedimentos relativos à execução penal dos
condenados. Após isso, com os sentenciados já presos e a situação de saúde do
ex-presidente do PT sendo questionada, Vasconcelos informou Barbosa que
não havia a necessidade de internação do preso. No dia seguinte, o
próprio Vasconcelos entrou em contato com o presidente do Supremo para
dizer que o caso era perigoso e que o melhor seria levar Genoino ao
hospital. No despacho que autorizou o tratamento fora da Papuda, Barbosa fez
questão de destacar a situação, dizendo que havia recebido de
Vasconcelos informações conflitantes sobre a saúde de Genoino. O
despacho de Barbosa, conforme a Folha apurou, fez com que colegas
de TJ de Vasconcelos também passassem a criticá-lo e a questionar sua
permanência na execução penal do mensalão. Outro fato que chamou a atenção de Barbosa foi a publicação de uma
entrevista na revista "IstoÉ" com Genoino. Este tipo de procedimento só
pode ser feito com autorização expressa da Justiça. Procurado, Vasconcelos disse que não daria entrevistas e que qualquer
informação deveria ser solicitada à assessoria de comunicação do
tribunal. A assessoria, por sua vez, disse desconhecer críticas à
atuação de Vasconcelos e não esclareceu se a substituição por Ribeiro
era temporária ou permanente.
domingo, 10 de novembro de 2013
Santos comemora 50 anos do bi mundial

Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Quem não acompanhou o mais
famoso quinteto da história do futebol brasileiro em campo provavelmente
já ouviu a respeito nas histórias do pai, do tio ou do avô. Ninguém seria capaz de esquecer a linha de frente do maior time das
Américas do século 20, segundo eleição promovida pela Fifa em 2000. E o
maior do mundo para várias gerações de brasileiros. Na última quinta, o Memorial das Conquistas do Santos, que fica na Vila Belmiro, parou para receber os cinco. A convite da Folha,
Dorval, 78, Mengálvio, 73, Coutinho, 70, Pelé, 73, e Pepe, 78, se
reencontraram para comemorar os 50 anos do bicampeonato mundial de 1963.
A reunião não se restringiu ao quinteto. Também voltaram a pisar no gramado da Vila Belmiro o ex-lateral esquerdo Dalmo, 81, o ex-volante Lima, 71, e o ex-lateral esquerdo Geraldino, 73. O reencontro só não foi completo pela ausência do ex-volante Zito, 81, que tinha compromissos em Taubaté (SP). O ex-zagueiro Joel, 67, e o ex-atacante Rossi, 76, não foram encontrados a tempo. São eles remanescentes do título que consagrou 20 jogadores. Já morreram Gylmar e Laércio (goleiros), Calvet, Haroldo e Mauro (zagueiros), Ismael (lateral direito), Almir, Batista e Toninho Guerreiro (atacantes). Assim como o técnico Lula. O encontro dos oito campeões virou festa. Dalmo, por exemplo, não via seus sete companheiros há pelo menos dez anos. Ainda assim, a amizade parecia intacta. Os antigos companheiros voltaram a chamar Dorval de Macalé devido a semelhança com o humorista Tião Macalé, que fez sucesso na TV entre as décadas de 60 e 80. Mais uma vez, os amigos se referiam a Mengálvio, por ser o mais tranquilo e relaxado da turma, como Pluto, o personagem da Disney. "O convívio que a gente tinha foi preservado. A alegria é permanente. A gente cantava, gozava um do outro. Isso ficou", disse Pelé. O maior de todos os craques, aliás, voltou a ser Júlio, apelido que carrega desde os anos 1960 devido à semelhança física com Julião, o então goleiro do Noroeste, time de Bauru (SP). "Nosso time era moleque. Só havia seriedade quando entrávamos em campo", completou Coutinho.
A reunião não se restringiu ao quinteto. Também voltaram a pisar no gramado da Vila Belmiro o ex-lateral esquerdo Dalmo, 81, o ex-volante Lima, 71, e o ex-lateral esquerdo Geraldino, 73. O reencontro só não foi completo pela ausência do ex-volante Zito, 81, que tinha compromissos em Taubaté (SP). O ex-zagueiro Joel, 67, e o ex-atacante Rossi, 76, não foram encontrados a tempo. São eles remanescentes do título que consagrou 20 jogadores. Já morreram Gylmar e Laércio (goleiros), Calvet, Haroldo e Mauro (zagueiros), Ismael (lateral direito), Almir, Batista e Toninho Guerreiro (atacantes). Assim como o técnico Lula. O encontro dos oito campeões virou festa. Dalmo, por exemplo, não via seus sete companheiros há pelo menos dez anos. Ainda assim, a amizade parecia intacta. Os antigos companheiros voltaram a chamar Dorval de Macalé devido a semelhança com o humorista Tião Macalé, que fez sucesso na TV entre as décadas de 60 e 80. Mais uma vez, os amigos se referiam a Mengálvio, por ser o mais tranquilo e relaxado da turma, como Pluto, o personagem da Disney. "O convívio que a gente tinha foi preservado. A alegria é permanente. A gente cantava, gozava um do outro. Isso ficou", disse Pelé. O maior de todos os craques, aliás, voltou a ser Júlio, apelido que carrega desde os anos 1960 devido à semelhança física com Julião, o então goleiro do Noroeste, time de Bauru (SP). "Nosso time era moleque. Só havia seriedade quando entrávamos em campo", completou Coutinho.
CHUVA E SOL NO MARACANÃ: Antes de se sagrar bicampeão mundial, o Santos já ostentava fama
internacional. No entanto, para os jogadores que fizeram história diante
do Milan, foi aquela conquista que sacramentou a chamada era Pelé. "Ganhamos um respeito maior. Até aquele momento, nenhum outro clube
havia vencido duas vezes seguida o Mundial", lembrou Lima. Para ser
campeão, o Santos disputou três jogos contra o Milan, campeão europeu
daquele ano.Santos Bi-mundial.
Em pé, da esq. para a dir.: Mengálvio, Geraldino, Lima, Dalmo e Pepe; agachados, da esq. para a dir.: Dorval, Pelé e Coutinho. O rival tinha astros como o zagueiro Maldini e o volante Trapattoni,
além do atacante brasileiro Amarildo. O primeiro duelo foi em Milão, em
16 de outubro. Anulado pelo rival, o Santos perdeu por 4 a 2. "Jogamos
mal mesmo", contou Geraldino. Demorou quase um mês para o segundo jogo acontecer. Foi em 14 de
novembro e agora no Brasil, mas não em Santos. O palco escolhido foi o
Maracanã, no Rio. "O campo era maior, melhor para jogarmos, e o Santos tinha a simpatia do torcedor carioca", disse Pepe. Embora tenha se preparado intensamente, o Santos chegou ao dia do jogo
em clima de preocupação. Devido a contusão, não puderam ser escalados
Geraldino, Calvet, Zito e... Pelé. Foram substituídos, respectivamente, por Dalmo, Ismael, Haroldo e Almir. O primeiro tempo dessa segunda partida chegou ao fim com o Milan na
frente, 2 a 0. Nesse instante, as águas desabaram sobre o Rio.
"Conseguimos virar para 4 a 2 graças a uma tempestade que caiu já no
intervalo", relembrou Pepe, autor de dois gols. Os santistas
demonstraram mais facilidade em jogar no gramado encharcado. A vitória levou ao terceiro jogo que, como mandava o regulamento,
aconteceu no Maracanã dois dias depois. O Santos repetiu a escalação,
ainda sem Pelé, portanto. Mas havia Almir, que brilhou nos dois jogos. O juiz deu pênalti para o Santos quando, em disputa dentro da área,
Maldini levantou a perna e atingiu a cabeça de Almir. Dalmo cobrou com
pé direito no canto esquerdo do goleiro Balzarini. Dessa vez sob o sol carioca, o jogo acabou em 1 a 0. "Foi muito bonito ver mais de 100 mil pessoas festejarem a vitória do futebol brasileiro", relembrou Mengálvio.
domingo, 3 de novembro de 2013
Botafogo da Paraiba é campeão brasileiro
Botafogo conquista a Série D e é o primeiro paraibano campeão nacional. Diante de um Almeidão lotado, com
mais de 20 mil torcedores. O clube de João Pessoa vence o Juventude e
conquista o 1º título nacional da Paraíba. Foi emocionante. Foi arrepiante. Um teste para as torcidas dos dois
times. Um jogo em que os dois clubes criou chances espetaculares para
fazer gols e ser campeão. Mas estava escrito nos anais do futebol. O ano
de 2013 era do Botafogo-PB, que neste domingo venceu o Juventude por 2 a
0 e foi campeão brasileiro da Série D. É o primeiro clube da Paraíba a
conquistar um título nacional homologado pela CBF, justamente no ano
que que a equipe de João Pessoa renasceu. Isto mesmo. O Botafogo-PB não era campeão paraibano desde 2003 e não
participava de um Brasileirão desde 2006. Mas este era o ano de quebrar
as escritas e voltar a ser grande. O Belo venceu o Estadual no primeiro
semestre e neste final de semana conquistou o que nenhum outro paraibano
tinha conquistado ainda. Já o Juventude saiu de campo com um vice-campeonato honroso. Ao longo
de todos os 90 minutos o clube ficou perto do título. Atacou e buscou o
gol. Esteve muito perto de conseguir isto. Quase marcaram nos
acréscimos. Mas não deu. Os gaúchos, que no passado já foram campeões da
Série B e da Copa do Brasil, desta vez ficaram em segundo lugar. Festa começa ainda no 1º tempo: O jogo começou com o Botafogo partindo para o ataque logo no início.
Sempre pela esquerda, com boas participações de Celico. O clube de João
Pessoa conseguiu três escanteios a seu favor. Num dos lances, Lenílson
passou a bola para Fausto, que chutou forte em gol. O volante Possebon
foi quem salvou o time gaúcho. E com o Belo no ataque, a festa da torcida botafoguense era grande. A
massa empurrava o time da casa, que seguia no setor ofensivo. Só dava
Belo. E aos 14 minutos o time esteve perto de abrir o placar. Em
cobrança de escanteio de Pio, desviou no primeiro pau. A
bola sobrou para Rafael Aidar, que desmarcado, perdeu um gol incrível. Seguia-se o jogo, com o gol do Belo cada vez mais perto de sair. Isto
aconteceu aos 20 minutos, mais uma vez de cobrança de escanteio pela
esquerda. Pio cobrou na cabeça do zagueiro uruguaio Mario Larramendi,
que colocou com violência em gol. Festa do Belo. Festa no Almeidão. Com
mais de 20 mil torcedores em festa. O título, contudo, não sairia sem muito sofrimento. Porque após o gol, o
Juventude, que via a taça lhe escapar, resolver ser mais agressivo em
campo. E o time que até então estava acuado foi para o ataque. Rogerinho
e Zulu eram as duas principais referências ofensivas do clube gaúcho,
que chegava com cada vez mais perigo ao gol de Rémerson. A melhor chance do Juventude no primeiro tempo, no entanto, só saiu aos
43 minutos. Rogerinho avançou até a intermediária, puxou mais para o
meio e soltou uma bomba. A bola beliscou a trave e foi para fora. Jogo franco no segundo tempo: A etapa final do último jogo da Série D de 2013 foi espetacular. E um
teste para as duas torcidas. Isto porque os dois times tiveram chances
para marcar. O Belo para ampliar e ficar mais perto do título. O
Juventude para empatar e para roubar a taça que a cada minuto ia ficando
com os paraibanos. Mas os 10 primeiros minutos foi só do Juventude. Que atacava
implacavelmente, enquanto os botafoguenses se resumia a defender da
forma que conseguiam. Paulo Josué, que entrou no intervalo e já tinha
marcado o gol da vitória do primeiro jogo, foi quem primeiro testou
Rémerson. Douglas chegava com igual perigo alguns minutos depois. O Botafogo só melhorou aos 13 minutos, quando o técnico Marcelo Vilar
tirou Fausto e colocou Warley. O ídolo botafoguense entrou em campo
incendiando o jogo. Com fôlego renovado, ele entrou na área aos 16 e aos
17 minutos. No primeiro lance, ele ia marcar quando o goleiro Aírton
saiu nos pés do atacante. Os botafoguenses pediram pênalti, mas o
árbitro não deu nada. Já no segundo lance, a bola sobrou dentro dá área
nos pés do jogador, que chutou mal. O time de Caxias do Sul não estava morto. Respondeu aos 21 minutos.
Rogerinho cruzou para Diogo, que finalizou de cabeça. Rémerson fez uma
bonita defesa. Aos 26, Ermel chegava mais uma vez, mas a bola foi para
fora. A resposta do Belo foi aos 36. O time resistia como podia e ainda
avançava ao ataque. Lenílson tentou um primeiro chute. Errou. Na
sequência, Doda chutou no ângulo. A bola saiu por muito pouco. Era emocionante. Era suado. Era angustiante. A qualquer momento, um ou
outro poderia marcar. O Juventude esteve muito perto. Mas já nos
acréscimos, quando o Juventude estava no ataque, pressionava e estava muito
perto do gol, quem marcou foi o Belo. Rafael Aidar saiu num
contra-ataque fulminante e fez 2 a 0. O Almeidão naquele momento era uma
festa só. O Botafogo já era o primeiro paraibano a ser campeão
brasileiro. domingo, 27 de outubro de 2013
Ex-jogador do Botafogo-PB vira "homem de Deus" e prega a bíblia
Zezito foi um dos melhores jogadores que passaram pelo Belo. O jovem pernambucano José Máximo da Silva,
conhecido por Zezito, foi transferido das categorias de base do Santa
Cruz do Recife para o Nacional de Patos e, ao se destacar no time
sertanejo, foi juntamente com o também pernambucano Lúcio Mauro
transferido para o nosso querido Botafogo Futebol Clube, no longínquo ano de 1968. E aquele lateral esquerdo chegou ao alvinegro da estrela vermelha para marcar e escrever o seu nome na história do clube mais vezes campeão
do estado. No mesmo ano em que chegou assumiu a titularidade no time e
sagrou-se campeão. No ano seguinte sagrou-se bicampeão e foi coroado com
o tricampeonato em 1970. Zezito fez parte de uma geração de jogadores que jogavam com amor e dedicação ao time, pois os recursos financeiros e as recompensas eram quase inexistentes. O atleta em comento possuía uma dedicação extraordinária, um preparo
físico acima da média da época e era conhecido por seu vigor físico em
campo, pois com ele não havia bola perdida, dividia todas e quase sempre
levava vantagem. Os adversários já entravam em campo sabendo da muralha
que teriam de enfrentar. Dentre as lembranças desse ex-atleta consta ter enfrentado o Santos do
Rei Pelé, por duas vezes, principalmente no histórico jogo em que foi
marcado o 999º gol do maior jogador de todos os tempos, no saudoso estádio Olímpico do Boi Só. Zezito permaneceu no Botafogo por seis anos, de 68 a 73, sempre sendo o
titular absoluto da lateral esquerda. Nesse período só não jogou quando
esteve machucado ou suspenso. O nosso ex-atleta ainda jogou no Ferroviário de Fortaleza, no Riachuelo
e no Força e Luz, os dois últimos da cidade de Natal-RN. Ao encerrar a
sua carreira profissional, Zezito morou com a família na cidade do Rio
de Janeiro. Depois retornou e fixou residência na cidade do Recife, passando a ter
uma vida desregrada, onde prevalecia uma contumaz bebedeira que por
pouco não destruiu a ele e a sua família. Zezito procurou ajuda em uma
igreja cristã, foi acolhido juntamente com a sua esposa. Hoje, aos 66 anos de idade, ele reside na cidade de João Pessoa onde
diariamente é visto na orla marítima pregando a Bíblia, distribuindo CDs
e DVDs com testemunhos de diversas pessoas. Ele é esse cidadão que diariamente percorre as praias da capital
empurrando um carrinho de som, portando um chapéu e um paletó bem
alinhados, com um sorriso manso e conversa agradável, sempre em busca da
palavra de Deus.
sábado, 26 de outubro de 2013
Juventude x Botafogo-PB - amanhã na Arena Grêmio .
A torcida do Verdão prometeu lotar o estádio "rival" neste domingo. Chegou a hora! Enfim a decisão do Campeonato Brasileiro da Série D sairá do papel. Após 20 dias de espera, devido ao “caso massagista”, que paralisou o jogo entre Tupi e Aparecidense, pelas quartas de final, o Botafogo-PB voltará a entrar em campo. O adversário será o Juventude, time que entrou na competição como um dos favoritos. A partida será realizada neste domingo, às 17h, na Arena do Grêmio. Como o Botafogo fez uma melhor campanha na fase de grupos, terá a vantagem de decidir em seu estádio. O Belo, que classificou na liderança do Grupo A4, teve que passar ainda por Central, Tiradentes e Salgueiro, até chegar à decisão. Já o Juventude também ficou em primeiro do Grupo A7 e teve logo nas oitavas de final o clássico contra o Londrina. Depois disso, enfrentou Metropolitano, Tupi e agora tem pela frente o Botafogo-PB. A primeira partida da final será na Arena do Grêmio. Durante a semana discutiu-se muito qual seria o local da partida. Com a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJD), devido a invasão da torcida no jogo do acesso contra o Metropolitano, o Juventude foi proibido de atuar no Estádio Alfredo Jaconi. A saída seria mandar a partida para o Alviazul, mas como o estádio não comporta o limite mínimo de pessoas também foi descartado. Com isso, ficaram o Colosso da Lagoa ou a Arena do Grêmio, que acabou sendo escolhida, pois o Verdão tem uma parceria com a OAS, construtora da arena.
Mudanças no Verdão. Para a decisão contra o Botafogo-PB, o técnico Lisca fará duas mudanças no Juventude, em relação a derrota para o Tupi na semifinal. A primeira novidade é a entrada do zagueiro Claudinho, que fará dupla defensiva com o jovem Flávio, de apenas 19 anos. O jogador entra na vaga de Lucas. Já a segunda mudança é no setor de meio de campo. Após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, Itaqui volta ao time titular. Com isso, quem deve perder a posição é Rogerinho, empurrando Douglas para o ataque, junto com o artilheiro Zulu. Outro que desfalca o Juventude é o goleiro André Sangalli, que sofreu contusão. O arqueiro já vinha sendo substituído por outra jovem promessa, Aírton, que deve mais uma vez começar como titular. A torcida do Juventude promete "pintar" de verde a Arena do Grêmio. Em menos de 24 horas, os torcedores do Verdão lotaram 15 ônibus. Ainda formou uma fila de espera de mais três. Fora, os torcedores que foram até o Estádio Alfredo Jaconi para comprar apenas os ingressos. A movimentação na manhã desta sexta-feira era intensa. Ex-XV de Piracicaba ganha chance no ataque do Belo. Para a partida contra o Juventude, o Botafogo-PB terá apenas uma mudança, em relação ao último jogo da equipe contra o Salgueiro. A principal novidade é a entrada de Rafael Aidar. O atacante assume o lugar de Paulinho Macaíba, que deixa o time. O técnico Marcelo Vilar terá todo o time a disposição, com exceção do meio-campista Doda. O jogador foi expulso contra o Salgueiro e só deve ficar à disposição do treinador para a partida de volta da final. O meia já vinha atuando no banco de reservas e era considerado a “sombra” de Lenílson. O Botafogo terá um importante fator a sua disposição para o confronto da final. Sete jogadores que fazem parte do elenco do Belo conhecem bem o adversário, pois ou atuaram pelo Juve ou encararam o clube de Caxias no campeonato gaúcho deste ano. O volante Hércules e o atacante Fausto atuaram pelo Juventude e passaram as dicas ao treinador Marcelo Vilar de como funciona a administração do time. Além deles, mais cinco jogadores atuaram ainda neste ano contra o Juventude no Campeonato Gaúcho e, apesar do elenco juventino ter mudado em algumas posições, a base é a mesma. Marcel (São Luiz), Mário Larramedi (Novo Hamburgo), Zaquel (Cerâmica), Rafael Aidar (Lajeadense) e Paulinho Macaíba (Novo Hamburgo) estiveram em campo no primeiro semestre contra o Juventude. Apesar das informações do adversário, o treinador Marcelo Vilar acredita que somente uma boa atuação dará um bom resultado ao Belo. Como decide a final em casa, o time paraibano não poderá tropeçar no primeiro jogo para ter alguma vantagem no jogo de volta.
Governo cede onibus para torcida do Treze ir à Goiânia
Campina Grande, PB, 24 (AFI) - O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte
e Lazer, garantiu a presença de vários torcedores do Treze no jogo de
volta pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da série C, que
vai acontecer no domingo, no estádio Serra Dourada, em Goiás. A partida terá início às 16 horas e o time paraibano precisa de apenas um empate para ascender para a segunda divisão nacional de 2014. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, afirmou
que a ajuda aos torcedores do Treze é de extrema importância porque será
o jogo que poderá dar o acesso do clube paraibano a uma segunda divisão de Campeonato Brasileiro.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Tadinho! Justiça bloqueia R$ 750 mil em bens de ex-senador Efraim Morais
Efraim Morais é acusado de causar
dano ao patrimônio da União por deslocar para seu gabinete funcionários
de um programa de inclusão digital legislativa. Caso foi revelado pelo
Congresso em Foco. Por determinação da Justiça, o ex-senador Efraim Morais (DEM-PB) está
com R$ 750 mil em bens bloqueados, acusado de ter causado danos ao
patrimônio ao deslocar, para o seu gabinete, funcionários de um programa
de inclusão digital do Legislativo, o Interlegis. O caso foi revelado em 2008 pelo Congresso em Foco. A decisão que atinge o ex-parlamentar foi proferida no último dia 16
pela juíza federal substituta Maria Lina Silva do Carmo, da 20ª Vara
Federal. Maria Lina também tornou Efraim réu por improbidade
administrativa e o proibiu de transferir recursos para terceiros.
Segundo a magistrada, há “indícios veementes” de que o ex-senador seja o
“autor de condutas que redundaram em dano ao patrimônio da União”. Em entrevista à Agência Estado, Efraim disse que é inocente e que
provará que os funcionários trabalhavam no programa, embora cedidos ao
seu gabinete quando era o primeiro-secretário do Senado. Atual
secretário de Infraestrutura do governo da Paraíba, o ex-senador diz que
seus advogados vão analisar a apresentação de um recurso. O Interlegis é executado pelo Senado em parceria com o Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde 2000. Como
primeiro-secretário da Casa, Efraim foi diretor nacional do programa
entre 2005 e 2008. Nessa época, ele deslocou para a Primeira-Secretaria
três funcionários que deveriam atuar exclusivamente no Interlegis. Entre
eles, uma filha do atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves
(PMDB-RN). Os outros dois funcionários, ligados ao partido de Efraim, estavam a
serviço do ex-senador em seu escritório político na capital paraibana. O
desvio dos servidores contraria o próprio ato da Comissão Diretora do
Senado que criou os 33 cargos comissionados do projeto no dia 23 de
dezembro de 2003. O artigo 1° do ato diz que: “os cargos em comissão
temporários de livre nomeação e exoneração para exclusivo atendimento
das necessidades de pessoal do Programa Interlegis, vedado o
aproveitamento dos nomeados em qualquer área ou atividade”. Longe de atender exclusivamente às tarefas do gabinete do senador do
DEM, os dois funcionários que atuavam em João Pessoa mantinham outras
atividades. Cada um deles recebia cerca de R$ 6 mil de salário do
Legislativo. Efraim alegou, na ocasião, que desconhecia as irregularidades e que
decidiu demitir esses dois assessores assim que tomou conhecimento dos
casos apontados pelo Congresso em Foco. Efraim Morais foi senador pela Paraíba entre 2003 e 2010. Candidato à
reeleição, foi apenas o terceiro colocado na disputa daquele ano, que
resultou na eleição de Vital do Rego (PMDB-PB) e Cássio Cunha Lima
(PSDB-PB). Em sua passagem pelo Senado, também foi acusado de manter 52
funcionários fantasmas em seu gabinete. domingo, 13 de outubro de 2013
Treze marca no fim e garante classificação heroica na Série C.
Após uma partida sofrida, o treze consegue abrir o placar no
finalzinho do jogo e se classifica para a próxima fase do Campeonato
Brasileiro da Série C. Para o time paraibano não existiam opções, era vencer ou vencer.
Com 30 pontos, o Treze contou com o apoio de sua torcida para conseguir a
classificação. Já com o Santa situação era diferente. Líder com 34
pontos, os pernambucanos já estão com a classificação garantida. O
objetivo da tarde é garantir a primeira colocação. Ainda assim, na pior
das hipóteses, mesmo perdendo, o Santa Cruz pode cair no máximo até a
terceira colocação.O jogo que aconteceu na tarde deste domingo (13). Se
mantendo com 34 pontos, o Santa Cruz continuou na liderança do grupo e
pela combinação de resultados, o Treze ficou com a terceira colocação.
Um dos pontos mais fortes do Treze nesta Série C, o
Estádio Presidente Vargas tem uma história curiosa. De acordo com o
próprio técnico Vica, do Santa Cruz, foi ele um dos principais
responsáveis pelo time paraibano deixar de jogar no Amigão e passar a
jogar no PV. A partida entre Treze e Santa Cruz já deixou de ser um jogo
comum há muito tempo. Recentemente, inclusive, as duas equipes tem
feitos jogos importantes e aumentando a rivalidade. Apesar da situação confortável, o tricolor pernambucano ficou no
ataque o tempo todo perdendo boas chances, o galo paraibano se defendeu
como pode aproveitando dos contra ataques chegando perto de abrir o
placar no início do segundo tempo. Aos 45 minutos o Treze ataca pela direita, Rafael Chorão cruza e
Giancarlo, que entrou no segundo tempo, sobe sozinho e mais alto que
todo mundo para marcar o gol da vitória e classificação do galo. Com a
combinação dos resultados, time está ultrapassando o Sampaio Corrêa e
indo à terceira posição
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Cuidado com a GVT para se tornar um palhaço.
|
Aparelho da GVT queimou minha
TV.
Assinei recentemente a GVT TV achando que seria melhor que a desastrada NET. As duas se equivalem. Com menos de um mês de uso só tive problemas, prejuízos e decepções. Todos os dias os canais pagos saiam do ar, o ponto adicional logo de cara veio com defeito, pois dava panes frequentemente e o que é pior o decodificador QUEIMOU MINHA TV AOC de 42 polegadas. Parece brincadeira mais é verdade, esta porcaria queimou minha TV pelo cabo HDMI. Liguei para reclamar e fui informado que se o aparelho tivesse queimado por minha culpa, eu teria de pagar visita, mais se fosse confirmado que o aparelho que danificou minha TV eu seria ressarcido. Pois bem o técnico veio e viu que o problema foi uma descarga de superaquecimento do decodificador fez romper o cabo HDMI. Fica meu relato, afinal de contas, o técnico que esteve na minha residência para verificar o aparelho da GVT queimado, informou que este É UM PROBLEMA CRONICO DA GVT e que entrasse em contato com a OUVIDORIA. O serviço de atendimento de OUVIDORIA da GVT aparece apenas pelo site e ainda assim nunca funciona. Já tentei diversas vezes entrar em contato pelo tal formulário da Ouvidoria, porém o site diz que está enviando a mensagem e fica eternamente carregando. Logo de início e não consigo suporte técnico eficaz, nem contato com a Ouvidoria da GVT. Não é disponibilizado nenhum 0800 para ligar e falar com a Ouvidoria também. |
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)






