quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Com Flamengo campeão, briga por Libertadores aperta no Brasileiro

O título do Flamengo foi importante para definir que o Brasileiro terá mesmo um G-4 em relação às vagas para a Copa Libertadores 2014. Um G-4 que pode até ser um G-3, caso a Ponte Preta seja campeã da Sul-Americana. O segundo colocado vai direto para a Libertadores, junto com Cruzeiro, Flamengo e Atlético Mineiro. O terceiro colocado e, talvez, o quarto, vão para a Pré-Libertadores.  Só haverá um duelo direto, que é o deste fim de semana, entre Grêmio e Goiás. Grêmio e Atlético-PR podem até se garantir já entre os três primeiros, se vencerem seus jogos e o Botafogo não ganhar do Coritiba. Nesse caso, a briga única seria pelo quarto lugar. Uma briga que pode valer muito ou pode não valer nada, dependendo do que fizer a Ponte Preta.  
Quem vai se classificar para a Libertadores pelo Brasileirão?



Abaixo, um raio-X e a chave para cada um:
SITUAÇÃO CLUBE A CLUBE
Atlético-PR (61 pontos, 17 vitórias, saldo de +13)
Santos (f)
Vasco (c)
Pontos dos adversários: 92
Chave: Se vencer o Santos, já desinteressado, praticamente se garante no G-3. O último jogo é mais difícil, apesar de ser em casa, porque o Vasco estará jogando a vida. A chave mesmo é esquecer a Copa do Brasil, o Atlético tem tudo para ganhar os dois jogos e ser vice-campeão.
Grêmio (61 pontos, 17 vitórias, saldo de +6)
Goiás (c)
Portuguesa (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: O jogo direto contra o Goiás, em casa, é a chave. Ganhar é quase garantia de G-3, perder é um tropeço praticamente definitivo. Depois, pode pegar uma Portuguesa já salva – ou não. E definitivamente mordida pelo jogo do primeiro turno. O melhor cenário para o Grêmio é garantir tudo em casa na próxima rodada.
Goiás (59 pontos, 16 vitórias, saldo de +8)
Grêmio (f)
Santos (c)
Pontos dos adversários: 112
Chave: O campeonato brilhante vai superar qualquer expectativa em caso de vitória nos dois jogos. Se ganhar as duas, está na Libertadores. Se não ganhar do Grêmio, dificilmente acabará entre os quatro.
Botafogo (58 pontos, 16 vitórias, saldo de +12)
Coritiba (f)
Criciúma (c)
Pontos dos adversários: 85
Chave: Dois rivais desesperados, a famosa faca de dois gumes. O quarto lugar parece o objetivo mais realista para o Botafogo. Não há possibilidade de G-3 sem vencer as duas partidas.
Vitória (55 pontos, 15 vitórias, saldo de +4)
Flamengo (c)
Atlético-MG (f)
Pontos dos adversários: 103
Chave: É quem tem os dois jogos mais fáceis, contra times que não jogam por nada. Mas precisará que Goiás e Botafogo não vençam nenhuma. Missão quase impossível para o Vitória, outro que fez campanha muito acima do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário