sábado, 23 de fevereiro de 2013

Goleiro Bruno tem "boa" chance de voltar aos gramados

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes das Dores de Souza, de 28 anos, pode ser julgado em liberdade pelo sumiço da ex-amante Eliza Samudio. Um novo pedido de habeas corpus para tentar mudar os rumos da carreira do atleta será analisado, no próximo dia 27, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ação está sustentada em uma proposta que o jogador recebeu para retornar aos gramados. O Boa Esporte Clube, de Varginha, no Sul de Minas, estaria interessado em contratar o jogador para disputar o Campeonato Mineiro e a Série B do Brasileirão 2013. O Hoje em Dia teve acesso, com exclusividade, à proposta que confirma o intenção da equipe em contratar Bruno. No documento, assinado no fim do ano passado pelo presidente do clube, Rone Moraes da Costa, o time de Varginha deixa explícito o interesse em firmar contrato de trabalho com o jogador. Diz ainda que vai integrar Bruno ao elenco de atletas profissionais, assumindo todas as responsabilidades, assim que o alvará de soltura for concedido.
Argumentações:
Segundo o advogado Lúcio Adolfo, que encabeça a defesa do atleta, o novo pedido de habeas corpus tem argumentos diferenciados dos anteriores, que pretendiam colocar o acusado em liberdade até o julgamento, previsto para o dia 4 de março. Dessa vez, a medida tem por objetivo conceder ao detento substituição de regime, que passaria de prisão preventiva para domiciliar. Nesse caso, Bruno não ficaria encarcerado. Além disso, ele se comprometeria a comparecer periodicamente em juízo, no prazo e nas condições determinados pela Justiça. 
Bons antecedentes:
O defensor diz ainda que o novo pedido tem grande possibilidade de ser concedido, pois o goleiro é réu primário, tem residência fixa e já entregou o passaporte, demonstrando que não pretende fugir do país.  Porém, o principal ponto da nova argumentação da defesa é o de que o réu é pai de três filhos e tem o direito de trabalhar para gerar o sustento da família.  O atleta está fora de atividade desde 2010, quando foi preso e acusado de ter comandado a trama que resultou no desaparecimento de Eliza Samudio, considerada morta pela Justiça.  
Diretor do clube nega ter assinado documento:
Embora o documento conseguido com exclusividade pelo Hoje em Dia comprove que Bruno recebeu uma proposta do Boa Esporte, o presidente da equipe de Varginha, Rone Moraes, afirma que não assinou nenhuma declaração.  
“Nunca dei, nem assinei nenhuma declaração para ninguém. Nem falada, muito menos escrita”, informou o mandatário, por meio de sua assessoria de imprensa.  Segundo ele, o Boa Esporte não tem interesse em contar com o ex-goleiro do Flamengo. “Não houve contato do Boa Esporte com o Bruno em nenhum momento”, completou.  No início da tarde deste sábado, a diretoria do clube divulgou uma nota de esclarecimento, assinada pelo mandatário do Boa, Rone Moraes, desmentindo o que havia sido dito anteriormente e confirmando o interesse na contratação do goleiro. Leia, abaixo, a íntegra da nota:  
"Considerando a repercussão da reportagem publicada na edição de hoje do Jornal “Hoje em Dia”, de Belo Horizonte, MG, o Boa Esporte Clube vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi divulgado na matéria em questão – provavelmente por um erro de comunicação da assessoria e da diretoria do clube – tem sim interesse na contratação do atleta Bruno Fernandes das Dores de Souza, desde que, conforme já informado ao dr. Tiago Lenoir (advogado do atleta, que foi quem conduziu em nome do jogador, junto à diretoria e ao departamento jurídico do Boa Esporte Clube, as tratativas iniciais relativas a este assunto): (I) não exista óbice legal para tanto, em especial quanto à sua liberdade de ir e vir, imprescindível para os treinos, jogos, concentrações e viagens que fazem parte da rotina de trabalho de um atleta profissional de futebol e (II) obviamente haja acordo entre o jogador e o clube no que se refere às condições negociais do respectivo contrato de trabalho que deverá ser assinado e registrado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Varginha, 23 de fevereiro de 2013.
Boa Esporte Clube -Rone Moraes da Costa - Presidente"
Prejuízo:
Bruno está preso desde julho de 2010. No fim do ano passado, seu contrato com o clube rubro-negro foi vencido e a equipe da Gávea, que até havia cogitado estender o vínculo, optou por não renová-lo. Na prática, Bruno não tinha mais ligação com o Flamengo há tempos. Isso porque o goleiro não recebia salários por estar impossibilitado de exercer a profissão, desde quando foi decretada a sua prisão.  As perdas do goleiro são consideráveis. Antes de ser preso, Bruno chegou a revelar que havia assinado um pré-contrato com o Milan, da Itália, com salários que poderiam chegar a R$ 500 mil, fora as luvas que receberia pela transferência, cujo valor chegaria a de R$ 4,2 milhões. 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Assasinato agora a pouco em Igaracy.

O servidor público do municipio de Igaracy é alvejado com 4 tiros de arma de fogo em um bar no centro da cidade. O guarda Municipal Francieldo Militão conhecido popularmente por Militão foi atingido com 4 tiros de arma de fogo no bar do Castelo. Segundo informações o autor dos disparos foi o ex-vereador Zé Correia, a vitima foi socorrida  pelo samu, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de chegar a Patos.
Materia do blog Igaracyverdade.

Após uma semana de júri, Gil Rugai é condenado a 33 anos e 9 meses pelas mortes do pai e da madrasta em SP




Quase nove anos após o crime, Gil Rugai foi condenado a 33 anos e nove meses de prisão nesta sexta-feira (22) pelas mortes do pai, Luiz 
Carlos Rugai, e da madrasta, Alessandra de Fátima Troitino, ocorridas em São Paulo no dia 28 de março de 2004. O julgamento durou uma semana. A sentença foi proferida pelo juiz Adilson Paukoski Simoni. A pena deve ser cumprida, inicialmente, em regime fechado por serem considerados crimes hediondos, porém, ele poderá recorrer em liberdade. O réu foi condenado por duplo homicídio qualificado. O crime de estelionato, pelo qual também era acusado, prescreveu, por isso não houve condenação. "O réu tem uma personalidade extremamente dissimulada e perigosa", disse o juiz durante a leitura.  Pela morte do pai, Gil Rugai foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão; já pelo homicídio da madrasta, foram 15 anos de reclusão.  No entanto, a condenação foi divulgada antes da leitura da sentença pelo magistrado porque, logo após saírem da sala do Conselho de Sentença, o promotor do caso, Rogério Zagallo, e o assistente de acusação, Ubirajara Mangini, se abraçaram e comemoraram. 
Hoje deve ser o último dia do julgamento do ex-seminarista, acusado de matar o pai, Luiz Carlos Rugai, e a madrasta, Alessandra de Fátima Troitino, em 2004. Os 260 lugares disponíveis no plenário do júri foram ocupados enquanto o juiz proferia a sentença. Uma câmera transmitiu a leitura da pena ao vivo para todas as emissoras do país. Quatro jurados votaram pela condenação por duplo homicídio e três pela absolvição --os votos param de ser lidos quando já há maioria--, já o agravante de motivo torpe (supostamente por ter sido demitido da empresa do pai após desfalques) ficou em quatro a um. "Missão dada é missão cumprida", disse Zagallo. "Saiu a condenação merecida, justa e adequada. Foi feita justiça". 
Resumo do julgamento
A mãe do réu, Maristela Grego, e o irmão, Léo Rugai, que foi testemunha de defesa durante o julgamento que durou uma semana, deixaram o plenário chorando junto ao advogado Thiago Anastácio e se abraçaram sob aplausos do lado de fora do Fórum Criminal da Barra Funda.  Para a antropóloga Ana Lúcia Pastore Scheitzmeyer, que também foi testemunha arrolada pela defesa, a comemoração do promotor e do assistente de acusação logo após saírem da sala do Conselho de Sentença foi uma quebra de ritos. "Se eu fosse juíza, entraria com uma ação no Ministério Público".  Para a cientista, a atitude do promotor e do assistente, e das pessoas que aplaudiram, foi um desrespeito com todos da família. "Como se decide a vida de uma pessoa como se fosse um circo?", disse. 
Debates:
Durante a fase de debates, que antecede a decisão do Conselho de Sentença, o promotor Rogério Zagallo surpreendeu o plenário ao anunciar que não faria a réplica a que tinha direito. Ele não informou os motivos de ter abdicado da medida --que o daria uma hora a mais de discurso para tentar convencer os jurados da culpa do réu. Os debates entre acusação e defesa começaram na manhã de hoje. Cada uma das partes teve 1 hora e meia para falar diretamente com os jurados.  Em sua fala, Zagallo descreveu Gil Rugai como uma pessoa agressiva e de personalidade dupla, a ponto de beirar a psicopatia.  Já a defesa tentou dissociar a imagem do réu à da estudante Suzane Von Richthofen. "O caso Richthofen não é o caso do Gil", disse o advogado Thiago Anastácio.  Em 2006, Suzane foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, ocorrido em 31 de outubro de 2002. 
Interrogatório do réu:
O réu foi interrogado por cerca de quatro horas e meia na quinta-feira (21) e negou que esteve na casa do pai no fim de semana do crime, ou que estava brigado com o empresário na época das mortes, no entanto, admitiu que gosta de munições e que chegou a fazer um curso de tiro, cuja arma usada foi uma pistola 380 --mesmo modelo usado nos assassinatos. Ele também não confirmou que teria desfalcado a empresa do pai, principal motivo apontado pela acusação para os assassinatos.  O réu também contou, durante o interrogatório, que não foi tratado de maneira "muito gentil" pelo delegado que investigou os homicídios, Rodolfo Chiareli. Além disso, uma das principais provas usadas pela promotoria para acusá-lo, a marca de pé na porta do cômodo onde supostamente Luiz Carlos Rugai tentou se esconder, e que uma lesão no pé de Gil Rugai seria compatível com um trauma deste tipo não foi explicada pelo réu. "Eu sei que eu não chutei aquela porta. Eu não estava lá. Como chegou a esta conclusão, eu não sei", disse.  Após 35 minutos de inquirição da promotoria, a defesa do réu o orientou a não mais responder as perguntas da acusação. No momento da interrupção, o réu era questionado se conhecia uma lista de pessoas colocada pelo promotor --entre elas, algumas testemunhas--, bem como se tinha algo contra ou a favor delas. "Não é o momento adequado de fazer seu discurso", disse o advogado Marcelo Feller ao promotor Rogério Zagallo.  O advogado de defesa Marcelo Feller, disse após o fim do interrogatório do réu, durante conversa com jornalistas, que o "verdadeiro suspeito" pela morte do pai e da madrasta do estudante é, na realidade, um assistente pessoal do empresário, Agnaldo Souza Silva. Ele havia sido demitido por Luiz Carlos cerca de um ano antes do assassinato. 
Testemunhas:
A primeira testemunha ouvida pelo júri foi o vigia da rua em que o casal assassinado morava, denominado apenas como Domingos. Ele afirmou ter "certeza absoluta" que o réu deixara a casa do empresário cerca de 20 minutos após ter ouvido barulho de tiros. Ele foi a única testemunha a relacionar o réu diretamente ao local e dia dos assassinatos. Posteriormente, Valeriano Rodrigues dos Santos, um outro vigia da rua, disse que não viu o ex-seminarista saindo do local do crime. Os advogados de defesa criticaram a maneira como as perícias foram conduzidas na residência do casal. "A acusação juntou no processo que os pés na porta [da sala onde Luiz Carlos foi morto] eram do Gil com base no depoimento de um sapateiro", disse. Peritos do IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo, no entanto, afirmaram que a marca encontrada na sala "encaixa perfeitamente" na imagem sobreposta do pé do jovem. Já no segundo dia do julgamento, a defesa tentou desqualificar o depoimento do instrutor de voo Alberto Bazaia Neto, testemunha de acusação, que disse ter ouvido o pai de Rugai dizer que tinha "medo" do filho depois de descobrir supostos desvios de dinheiro na empresa. Os advogados do réu mostraram documentos indicando apreensão de drogas no Aeródromo de Itú (SP) --onde fica o aeroclube em que Bazaia Neto é instrutor de voo.
O delegado que investigou o crime em 2004, Rodolfo Chiareli, disse durante seu depoimento que não tem dúvidas de que Rugai foi o autor dos assassinatos, e que a principal evidência encontrada foi o desvio de dinheiro da empresa Referência Filmes, de propriedade de Luiz Rugai, relatado por diversas testemunhas. A hipótese, no entanto, não teve nenhuma prova pericial apresentada pelo delegado, que admitiu não ter pedido um laudo que comprovasse os desfalques na empresa.  O contador da empresa de Luiz Rugai, Edson Tadeu de Moura, depôs na quarta-feira (20), e também disse não ter como comprovar supostos desvios feitos pelo réu na empresa do pai.   O irmão de Gil Rugai, Léo Rugai, disse em depoimento não saber se havia ocorrido alguma briga entre o pai e o irmão próximo à data do crime, e afirmou que  "era bastante comum" o irmão ser demitido e readmitido pelo pai. Segundo ele, Gil é inocente.
No penúltimo dia do julgamento, o ex-sócio do réu, Rudi Otto, confirmou ter visto uma pistola com o jovem antes dos assassinatos. Segundo ele, a arma estava em uma pasta que Rugai chamava de "mala de fuga", onde guardava também dólares, veneno e facas.   Indagado pelo promotor sobre as razões para ter desconfiado de Rugai "de imediato" após o crime, a testemunha relatou que o então sócio "estava estranho" na semana anterior aos assassinatos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Filho de Romário faz jus à fama do pai e admite ser mulherengo: "Gosto de curtir a noite"


Já dizia o ditado: filho de peixe, peixinho é. Se dentro de campo Romarinho ainda não repete o sucesso do pai famoso, fora dele, com as mulheres, a trajetória já é bem mais similar. Na semana passada, durante o Carnaval, o atacante do Brasiliense foi flagrado 'xavecando' a ginasta Gabriella Soares em um camarote da Sapucaí, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ao lado de Jade Barbosa. Em entrevista ao UOL Esporte, Romarinho, de 19 anos, riu da situação, disse que a ginasta é 'apenas uma amiga', mas admitiu: assim como o pai, é mulherengo e adora uma balada. A diferença, segundo ele, é que cumpre horários e mantém a disciplina de concentração dentro do clube. Romarinho conversa ao pé do ouvido com a ginasta Gabriella Soares durante desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Sapucaí; atacante do Brasiliense admite fama de "mulherengo", como a do pai. Eu sou mulherengo sim, mas cumpro meus horários, tenho essa responsabilidade. Só vou para festa quando estou de folga, ou quando não atrapalha na programação. Meu pai era diferenciado, nem treinava. Eu gosto de curtir a noite, bagunçar, mas a diferença é que meu pai levava mulher para concentração, e eu estou longe disso. Estou ali todos os dias treinando, respeito tudo certinho", brincou o jovem de 19 anos.  Acostumado a lidar com o assédio por ser filho de um dos maiores craques do futebol mundial, o jovem atacante revela que, por frequentar bastante a noite, tem que tomar cuidado com as famosas 'marias-chuteira'. Romarinho se diz vacinado contra este tipo de mulher e prefere se afastar. Mas não descarta uma 'aventura de uma noite só' com elas. "Ah, eu não favoreço ninguém por ser quem eu sou. Posso pegar e depois largar, não é? Quem disse que eu preciso namorar com ela? De mim não tira nada não", brincou o atacante. "Eu sei com quem eu fico. Tem muita gente que faz isso, mas eu prefiro mesmo ficar mais longe. Mas sempre tem o interesse delas sim", completou o jogador, que diz que faz sucesso com a mulherada. Ao longo de sua carreira, Romário sempre foi apontado como um grande mulherengo. Recentemente, aliás, pouco após anunciar o fim de seu casamento com Isabella Bittencourt, ele foi ligado a um possível envolvimento com a modelo Cibelle Ribeiro, representante do Ceará no concurso Miss Bumbum 2012. Romário, aos 47 anos, foi casado três vezes e tem seis filhos com quatro mulheres diferentes. Ao longo da carreira, acumulou boatos de relacionamentos, além de conviver com a fama de que não gostava de treinar.  Quanto às comparações ao pai dentro de campo, Romarinho pede calma e diz que as características de ambos, aliás, são diferentes. Ele, porém, se diz bastante acostumado com as comparações e pressão por ser filho do ex-camisa 11.  "A pressão é muito grande, todo mundo tenta comparar a a gente, e eu me acostumei bem. As pessoas esperam um futebol igual ao dele, mas as características são diferentes até. Meu pai sabe que todo mundo quer comparar, e me cobra quando tem que cobrar. A história dele no futebol foi muito bonita. Se eu tiver uma história metade do que foi a dele, está muito bom", encerrou.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Veja por onde anda e o que faz França, ex jogador do São Paulo.

Malhadão, França curte baladas com bilionários no Japão e diz fazer sucesso com mulheres. Chamar os principais amigos durante a carreira e marcar um jogo de despedida. Se possível, encerrar no clube de coração. Depois, morar ao lado da família e tentar um emprego no esporte que te deu toda a condição financeira adquirida como profissional. Seja como técnico, dirigente, comentarista ou dono de escolinha. Se esse é o roteiro a ser seguido por um jogador de futebol aposentado, esqueceram de avisar Françoaldo Sena de Souza, o França, 36 anos, aquele mesmo que marcou época no São Paulo nas décadas de 90 e 2000 e foi até cotado para ser o camisa 9 da seleção brasileira no Mundial de 2002.   O atleta natural de Codó (MA)  encerrou a carreira em 2011 no Yokohama FC, do Japão, depois de passar sete temporadas no país. Conta ter recebido convites de Santos e Flamengo nesse meio tempo, mas não  quis voltar.  “Acabei parando naturalmente, sem nenhuma intenção. Não tinha intenção de voltar a jogar no Brasil, decidi não jogar mais, não ir atrás de clube. Aí acabei parando”, lembrou, em entrevista ao UOL Esporte. Eu voltei a fazer um esporte que eu gostava, que é musculação. Se você ver o meu corpo, não acredita. Está muito forte, definido. Não estou como um Cristiano Ronaldo, mas está bem definido. Acordo cedo, tenho alimentação balanceada com proteína, saladas e frango. Corro uma vez por semana." França decidiu permanecer no Japão e hoje vive sozinho em Tóquio.  Conta que se apaixonou pelo modo de vida do país asiático e que não tem planos próximos de voltar ao país de origem. Sentiu-se muito melhor em uma sociedade com índices de violência baixos e que o respeito prevalece. “Me apaixonei, me apaixonei mesmo. Não consegui deixar Tóquio . Eu gosto demais da segurança, de morar em um lugar em que ninguém usa armas. Existe educação no trânsito. É coisa de cinema”, falou. A vida solitária em um lugar distante é, segundo o ex-jogador, um momento de descanso da carreira e de problemas particulares. Também serve como reflexão para como conduzir sua vida no futuro. Seus pais e irmão vivem em São Paulo, assim como a filha de dez anos, fruto de um casamento encerrado em 2004 (ele vem de duas a três vezes por ano ao Brasil para acompanhar a filha), que o deixou muito triste naquele momento. “Estou fazendo coisas agora que não tive a chance de fazer antes. Com 17 anos, quando comecei no futebol, até os 34, 35 anos, não tive final de semana, tempo pra fazer aniversário e outros eventos sociais. São mais ou menos 18 anos jogando futebol direto. Estou fazendo essas coisas agora, ir pra clube, pra uma discoteca dançar... estou curtindo a minha vida agora, fazendo tudo que eu não fiz”, conta.  “Se eu ainda fosse casado, talvez estivesse mais acomodado. Ganhei mais liberdade de sair pra noite, conhecer pessoas, praticar meu inglês. Talvez casado eu ficasse dentro de casa e não teria conexões, conhecer as pessoas que conheço. Isso tudo ajudou a abrir mais aquele leque de conhecimento.”  França leva uma verdadeira vida de “bon vivant”. Usa parte do capital adquirido nos tempos de jogador para se divertir e aproveita para malhar e deixar seu corpo bem definido. Diz até que faz sucesso com as mulheres. “Eu voltei a fazer um esporte que eu gostava, que é musculação. Se você ver o meu corpo, não acredita. Está muito forte, definido. Não estou como um Cristiano Ronaldo, mas está bem definido.  Acordo cedo, tenho alimentação balanceada com proteína, saladas e frango. Corro uma vez por semana”, falou. “Essa musculação está me ajudando muito [a fazer sucesso na noite]. Mais fácil com o corpo do que com o rosto, né? A mulherada está gostando, só escuto elogio nas ruas.” A vida de aposentado de França fez com que fizesse amizade com gente da alta sociedade. França diz ser amigo de milionários japoneses e também estrangeiros. Gente que conheceu mediante o círculo social que passou a frequentar.  “Conheci amigos bilionários, donos de prédios famosos no Japão. Saio pra jantar com eles. Aqui é muito fácil de se conhecer as pessoas. Conheci um americano trilhardário, a empresa dele mexe com cartões de crédito. Cada pessoa no mundo que usar cartão de crédito paga taxa pra ele. É o  Andy Khawaja. Sempre que vem pra cá, ele me liga pra sair”, falou o ex-são-paulino.  Conhecer essas pessoas faz com que França pense mais no lado “business” como uma alternativa para seu futuro. Conta que faz reuniões e observa como atuam os investidores em encontros para quem sabe um dia poder, quando sentir segurança, se aventurar no mundo das aplicações e investimentos.  “Estou tentando entrar no business, investir o dinheiro que ganhei. Tóquio é um mercado muito bom. É uma coisa bem diferente do que jogador que faz quando para. Mas não tem nada decidido, só essa vontade.  É uma coisa que tem que ser muito bem estudada. Não posso perder dinheiro. Tenho que pensar muito bem. Mas tenho acompanhado meus amigos, feito reunidos e aprendido. Vamos ver, estou analisando tudo”, falou.  O perfil é diferente da maioria dos ex-jogadores, que querem se manter próximos do futebol. França descarta a hipótese. “Só tenho essa vontade de crescer em um outro lado. Sem isso de virar treinador, empresário”, falou. FRANÇA É O QUARTO MAIOR ARTILHEIRO DO SÃO PAULO. França tem 182 gols e é o quarto maior artilheiro do São Paulo. Deixou a equipe em 2002, mas não teve mais oportunidades de voltar para tentar o recorde. Amor pelo São Paulo.  França sempre deixou claro que gostaria de voltar ao São Paulo um dia para tentar marcar mais gols.  Ele é o quarto maior artilheiro da história do clube, com 182 gols. Serginho, o maior, tem 242. Mas nunca houve convite oficial para seu retorno. O ex-jogador, que ganhou pelo time do Morumbi dois Campeonatos Paulista e um Rio-São Paulo, disse que visita com frequência o CT da equipe e por diversas vezes encontrou dirigentes por lá. Mas que sempre as conversas foram amistosas e nunca houve uma proposta. Só mesmo Santos e Flamengo o procuraram. “Meu pensamento era de jogar no São Paulo e fazer os 61 gols para ser o maior da história, isso nunca saiu da minha cabeça. É difícil explicar o porque não consegui voltar. Mas sempre deixei claro que o clube que eu fui mais feliz jogando dentro de campo foi o São Paulo. Era emocionante jogar no São Paulo”, falou. “Era como se eles estivessem esperando eu tomar uma decisão e dizer : ´vocês querem?  Estou livre´. Senti que eles queriam isso. Não teve oportunidade. Mas o São Paulo sempre me atendeu muito bem.” Apesar da distância do futebol, França revelou que quando, mesmo de longe, assiste aos jogos do time tricolor, ainda balança. “Quando eu vejo jogo do São Paulo pela TV bate aquela coisa no coração, sabe...aquela saudade...mas tenho que ser forte. Tenho que ser forte e saber que já passou.”

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câmara Cível do TJPB nega nulidade de paternidade a homem que registrou filho mesmo não sendo pai biológico

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou na manhã desta terça-feira (19) pedido de nulidade de paternidade de homem que registrou o filho, mesmo não sendo o pai biológico. A Câmara acompanhou, por unanimidade, o voto do relator do processo, desembargador Leandro dos Santos, que assim se pronunciou: “O objetivo primordial que se deve ter em mente é salvaguardar os interesses do menor e que a ambivalência nas recusas de paternidade são particularmente mutilantes para a identidade das crianças”.  O desembargador Leandro dos Santos afirma, em seu voto, que o pedido do autor é “descabido”, pois o ato de reconhecimento de filho é irrevogável, conforme a Lei nº 8.560/92. E para que seja admitida a anulação do registro deve haver provas incontestáveis de coação, erro, dolo, simulação ou fraude. “No caso em exame, o reconhecimento da filiação foi realizado espontaneamente pelo próprio apelante, inexistindo qualquer prova de vício de consentimento”, afirmou. O autor da Ação de Nulidade de Paternidade recorreu ao TJPB, por meio da Apelação Cível nº 001.2006.014020-7, alegando que não é o pai biológico da criança e que teria sido induzido ao erro e coagido pela companheira, à época do ato, “por forte apelo emocional”.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Em Piancó o Vereador Pádua sabe exercer cidadania e arremata: Promotora de Justiça quer ser prefeita na "marra"

Em Piancó, a lei é diferente de todas as outras cidades do Brasil. Talvez a Câmara dos Deputados tenha feita uma lei exclusivamente para Piancó. Eu não conheço essa lei, utilizada pela promotora de Justiça da cidade, Dra. GEOVANNA PATRICIA DE QUEIROZ REGO. Vejam só: em Olinda, em Recife, em Salvador, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Cajazeiras e milhares de cidades brasileiras não existe hora para terminar a festa de Carnaval. Em Piancó a promotora de Justiça, pasmem, foi quem definiu o horário do Carnaval. Ela definiu, arbitrariamente, que o Carnaval de Piancó deveria terminar 01h00 da manhã da sexta, às 3h00, no sábado, no domingo e na segunda; e às 05h00 da manhã da terça. Não conheço nenhuma lei que defina horário de Carnaval no Brasil. Ou será que Piancó não pertence ao Brasil? Talvez seja porque tenhamos que tolerar imbecilidades como essa. Ontem, o cantor Roberto dos Terríveis pediu autorização para estender o seu inesquecível show por mais meia hora e a Polícia Militar, seguindo orientações da promotora de Justiça, não permitiu. Aqui, a promotora de Justiça dá ordens e manda a Polícia Militar cumprir e fiscalizar, pasmem, o abuso!!! Ora, bolas, quem já se viu promotora de Justiça definir horário de Carnaval e dar ordens? Só em Piancó.  Na manhã da quinta-feira, estarei protocolando representação na Procuradoria Geral de Justiça contra o abuso de poder da promotora de Piancó, que se acha "prefeita" ou "perfeita" demais para determinar o que bem entender. Aqui promotor de Justiça tem que saber que cabe tão-somente ao prefeito determinar horário de começo e fim de festa de Carnaval. Ela, promotora, só poderá determinar horário de trabalho do Ministério Público local. Estarei também elaborando projeto de lei na Câmara Municipal de Piancó definindo o horário das festas tradicionais de Piancó (Carnaval e Santo Antônio), que será das 15h00 às 08h00 do dia subsequente. Se aprovado, prevalecerá este horário e não tem promotora de Justiça que não obedeça à Lei Municipal. Aqui em Piancó, além de enfrentar as dificuldades financeiras para fazer o Carnaval, o prefeito Sales Lima precisa enfrentar Corpo de Bombeiros, Agevisa, Sudema (nunca vi tanta faixa da Sudema em Piancó) e, pasmem, o abuso de poder e autoridade de uma promotora de Justiça de 2ª entrância que se acha "dona do mundo". A gente tem que rezar todos os dias aqui para tolerar um absurdo deste. O pior de tudo é que ela se aproveita do feriadão para praticar atos de abuso de autoridade já que ninguém tem a quem recorrer. A partir de hoje isso vai acabar em Piancó.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Abaixo-assinado contra Renan atinge 1 milhão de assinaturas em 8 dias.

Em oito dias, um abaixo-assinado em favor do impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros, ganhou a adesão de mais de 1 milhão de pessoas. Levado ao ar em 1º de fevereiro no site da ONG Avaaz, o manisfesto eletrônico somava 1.012.785 adesões às 16h08 desta sexta-feira (8). Deve-se a iniciativa a uma pessoa que se identifica como Emiliano Magalhães. Está muito próximo de atingir a meta que se auto-impôs: “Vamos conseguir 1.360.000 assinaturas (1% do eleitorado nacional), levar esta petição para o Congresso e exigir que os senadores escutem a voz do povo que os elegeu.”  A exigência não deve ser levada em conta. Patrocinado pela ONG Rio de Paz, um um primeiro manifesto online –‘Ficha Limpa no Senado: Renan Não!’— ganhara a adesão de mais de 440 mil pessoas. Nem por isso Renan deixou de prevalecer na pseudodisputa que travou com o colega Pedro Taques (PDT-MT): 56 votos contra 18.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pleno do Tribunal de Justiça aplica pena de “Censura” a juiz acusado de negligência pela Corregedoria

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, por unanimidade, aplicar pena de “Censura” ao juiz Adhemar de Paula Leite Ferreira, acusado de negligência no cumprimento dos deveres funcionais previstos na Lei Orgânica da Magistratura – Loman. O processo administrativo disciplinar decorreu de uma acusação formal apresentada pela Corregedoria Geral, depois de várias correições na 7º Vara Cível da Comarca de Campina Grande, constatando-se, segundo o entendimento da relatora, que houve inércia do magistrado em relação a vários processos que tramitam naquela vara, deixando de cumprir deveres do cargo.  Em seu voto a relatora, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, enfatizou, de acordo com os dados da Corregedoria, que o acervo de processos conclusos para o magistrado com excesso de prazo, seja para despacho, seja para sentença, demonstra, de forma explícita, inércia e negligência do representado na condução dos processos sob sua responsabilidade, o que vem gerando inúmeras reclamações dos advogados que patrocinam ações, junto à 7ª Vara Cível de Campina Grande.  Outro fato que chamou a atenção da relatora, conforme consta nos autos, foram as informações levantadas em uma das inspeções perante a serventia. “O magistrado só realiza audiências um único dia da semana, na quarta-feira”, e que, “não comparece ao expediente forense todos os dias”. Apurou-se ainda que entre dezembro de 2009 e maio de 2010, em cinco meses, foram prolatadas apenas 27 sentenças de mérito, porquanto as demais são sentenças homologatórias, e também, sentenças padrão em processos de Seguro Dpvat”.  Em sua defesa o magistrado sustentou que foi acometido, no ano de 2008, em duas ocasiões distintas, por uma uveíte, doença que atinge os olhos, cujo tratamento exigiu disciplina e sacrifícios, como a utilização de colírios e pilulas em intervalos rigorosos de duas horas, gerando efeitos colaterais que refletiram na diminuição do ânimo e da disposição. Afirmou que nos anos de 2009 e 2010, instalou-se em seu organismo um câncer, exigindo tratamento mais específico e que lhe trouxe um estado de depressão mental, provocando seu afastamento várias vezes da atividade jurisdicional.“Restando, pois, estatística e documentalmente comprovada nos autos, a reiterada negligência do magistrado/acusado no cumprimento dos deveres funcionais previstos nos incisos I, II, III, do art. 35, da Loman; e não servindo as justificativas apresentadas em sua defesa para afastar as responsabilidades que lhe são imputadas, deve ser julgada procedente a acusação, para impor ao juiz a pena de “Censura”, concluiu a relatora.
TJPB/Gecom

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Des. Fátima Bezerra Cavalcanti toma posse nesta 6ª feira (1º) e será a primeira mulher a presidir o TJPB

A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti será a primeira mulher na história do Poder Judiciário estadual a presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba. A posse da nova Mesa Diretora vai acontecer nesta sexta-feira (1º). Ao lado da presidenta assumem o vice-presidente, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, e o Corregedor Geral de Justiça, Márcio Murilo da Cunha Ramos. Será empossado também o novo diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Luiz Silvio Ramalho Junior. A programação de posse começa com uma missa solene na Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 10h. À tarde, às 16h, os novos dirigentes serão empossados. O Tribunal de Justiça da Paraíba, seguindo a tradição de composição pelo critério de antiguidade, escolheu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2013/2014, em eleição que aconteceu em sessão ordinária realizada no mês de novembro de 2012. A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti foi escolhido, à unanimidade, juntamente com os demais membros  da  Mesa. Procurarei manter a unidade, entre todos que fazemos o Poder Judiciário, para que, irmanados, consigamos superar as dificuldades e as diferenças, formando um só corpo e uma só alma, um só pensamento e um só sentimento, fulcrados nos pilares da eficiência, transparência e humanização”, disse a magistrada ao ser eleita. Ela enfatizou que dentro do planejamento estratégico do Poder Judiciário dará continuidade a vários projetos que estão em andamento na atual gestão do desembargador Abraham Lincoln. Nos últimos dias que antecedem sua posse a desembargadora se ocupou em reunir os principais auxiliares da futura equipe de trabalho para traçar os planos e estratégias dos primeiros 100 dias de administração, a partir do dia 1º de fevereiro.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Família Marinho volta à lista dos bilionários da Forbes

Fora da lista das pessoas mais ricas do mundo da revista “Forbes” desde 2003, ano em que Roberto Marinho morreu, os três filhos e herdeiros do jornalista – Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto – vão estar no novo ranking de bilionários da publicação norte-americana, que será lançado em março.
* Com fortunas individuais próximas dos 5 bilhões de dólares, o trio conseguiu, segundo a “Forbes”, reverter a complicada situação financeira da Globo no início da década, quando parte da dívida do conglomerado de mídia precisou ser renegociada.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Apesar de chuvas, Nordeste levará uma década para se recuperar de efeitos da seca, preveem especialistas

A volta das chuvas no semiárido nordestino trouxeram a esperança de dias melhores ao sertanejo, mas ainda estão longe de acabar com a devastação ambiental causada pela seca desde o início de 2012. Segundo especialistas e autoridades, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em um década. Isso, caso as chuvas voltem à média nos próximos meses e ações governamentais sejam tomadas para garantir o abastecimento de água. A seca 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos.Santa Maria da Boa Vista é uma das 72 cidades de Pernambuco que está em situação de emergência devido a seca. O Exército brasileiro atuará no transporte de milho para abastecer o semiárido nordestino afetado pela estiagem.  Em muitas regiões do sertão, a semana foi de chuva intensa, que chegaram a causar prejuízos e levaram municípios que sofriam com a seca a decretar emergência no Piauí e na Bahia. Porém, devido ao deficit hídrico acumulado, as chuvas não devem ser capazes de suprir toda a carência deixada nos últimos meses. É a chamada "seca verde", quando o pasto floresce, o chão fica úmido, mas não houve um bom acúmulo de água.  "As chuvas que caíram esses dias foram importantes, mas não foram suficientes para a regularização do deficit hídrico no Estado. O que tem chovido não corresponde a 10% do necessário para a normalização hídrica do Estado. É necessário que as chuvas continuem a cair", afirma o meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Overland Amaral.  Mesma situação de "seca verde" é enfrentada na Bahia. "Essas chuvas deram uma aliviada, mas não resolvem o problema, pois o deficit é muito grande e vem de longo tempo. Há ainda um prejuízo muito grande para a agricultura, pois a retomada vai demorar muito tempo.", afirma o coordenador da Defesa Civil d Bahia, Salvador Brito.  
10 anos de recuperação. Em Alagoas, 37 municípios sofrem com a estiagem e a situação também é de caos. Para o ex-secretário de Estado da Agricultura e recém-empossado na cidade de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), é preciso que o governo federal participe de forma mais atuante no processo. Ele também acredita que a recuperação nordestina só ocorrerá a longo prazo.  "Serão 10 anos para recuperar os efeitos desta seca. Precisamos pensar em ações de médio e longo prazo, porque a seca é um efeito natural que sempre acontece. É necessário propor a criação de um órgão a nível federal específico para seca", disse.  Diante da necessidade de recuperação a médio e longo prazo, a AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) preparou uma série de reivindicações que serão entregues, nos próximos dias, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Entre as medidas solicitadas estão o fortalecimento do programa de segunda água, que prevê a construção de cisternas com capacidade para 52 mil litros (que serviria para consumo animal), recuperação de 100% dos poços artesianos e criação de um programa para plantio da palma (vegetação da mesma família do cacto, que sobrevive a longos períodos de seca, mas serve de alimento para o rebanho).  Na Paraíba, onde 195 municípios decretaram emergência, as chuvas caíram com menos intensidade nos últimos dias. A situação no Estado ainda é considerada bastante preocupante, especialmente no que diz respeito a questão pecuária. Segundo o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Márcio Borba, 40% das cabeças de gado do Estado foram perdidas com a seca, seja por morte, transferência de Estado ou abate antecipado.  "A Paraíba tinha 1,2 milhão de reses [animais que se abatem para a alimentação] antes da seca, e hoje não temos 800 mil. Se continuar seco, além das 40% perdidas, 30% irão daqui para o final de 2013. Vamos levar de oito a 10 anos para recuperar esse índice, caso tenhamos anos normais e se houver incentivo do governo federal, que até agora tem feito algo quase que insignificante", disse.  Segundo um estudo do Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste), ligado ao Banco do Nordeste, os Estados também sofreram severamente com a perda de lavoura, o que levará um tempo para ser recuperado. Em 2012, por exemplo, houve uma queda da safra de 85% de milho e feijão no Ceará --foram 1,179 milhão de toneladas colhidas em 2011, contra 176 mil no ano passado. A perda foi a maior desde 1958.  Falta de chuva. Segundo dados da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), o ano de 2012 foi marcado por uma queda considerável na precipitações. "Nos meses de fevereiro, março e abril de 2012, por exemplo, choveu entre 300 e 500 mm a menos do que o ano de 2011. É importante mencionar que, para o semiárido nordestino, o principal período chuvoso costuma iniciar entre fevereiro e março", afirmou o professor Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Ufal. Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água em 1 m².  "A seca hídrica é ainda muito intensa e é o maior problema enfrentado hoje, pois o deficit é muito alto. Precisamos que, ao menos este ano, a chuva ocorra na média, para não piorar ainda mais a situação", complementou Barbosa. Propriedade entre Iaçu e Amargosa, na Bahia. Muitas famílias deixam suas terras para buscar recursos em outros municípios.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

OAB/PB solicita presença de juiz e mais servidores na Comarca de Itaporanga

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba, Odon Bezerra se reuniu nesta quarta-feira (23) com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Abraham Lincoln, e apresentou a reivindicação pela presença juiz titular e mais servidores na Comarca de Itaporanga. O pleito foi encaminhado à OAB/PB pelo presidente da Subseção do Vale do Piancó, Francisco Miguel da Silva Filho e será atendido pelo TJ-PB.  Ainda em atenção ao pedido feito pela OAB/PB, o presidente do TJ-PB, Abraham Lincoln afirmou que existem duas soluções previstas para sanar o problema da ausência de um juiz titular em Itaporanga. “Eu acredito que a Comarca de Itaporanga vai ter um juiz fixo, quer seja ele substituto ou por remoção, porque lá existe uma zona eleitoral e com a remoção das juízas Andrea Maria Nunes Galdino e Juliana Duarte Maroja ela ficará vaga. Diante disso, com certeza, algum juiz vai pedir promoção ou se não, um desses juízes que tomaram posse agora em 2012 vai solicitar ser designado para Itaporanga”, completou. Com relação à outra vaga de juiz, o presidente do TJ-PB explicou ainda que irá designar o juiz da Comarca de Santana dos Garrotes para acumular as varas de Itaporanga.Já a questão das dificuldades enfrentadas pelos advogados do Vale do Piancó com o déficit de servidores na 1ª e 2ª Vara da Comarca de Itaporanga deverá ser amenizada pelo TJ-PB em atendimento ao pleito feito pela OAB/PB com a nomeação no próximo dia 29 de janeiro de servidores para as comarcas que estão vagas, entre elas, a de Itaporanga.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gastos de primeira-dama da Paraíba serão apurados

Após serem consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da Paraíba, despesas realizadas pela residência oficial do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), entraram também no alvo do Ministério Público local. Reportagem da Folha no domingo passado mostrou que a Casa Civil da Paraíba --órgão responsável pela administração da residência-- comprou artigos de cama, banho, bebê e decoração no valor de R$ 18.575, sem licitação, segundo o TCE.   O que a própria primeira-dama, a ex-miss Pâmela Bório, pediu orçamentos a lojas e transportou produtos, ainda conforme o relatório. "Abrimos um procedimento administrativo e, uma vez confirmados os fatos, vamos transformar em inquérito civil", disse o promotor de Defesa do Patrimônio Público Rodrigo Pires de Sá. O promotor notificou a Casa Civil do Estado e pediu que o TCE envie a auditoria completa, inclusive com as notas fiscais e documentos comprobatórios. A secretária de Comunicação da Paraíba, Estelizabel Bezerra, negou irregularidades nas compras e disse que o governo não foi procurado pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Patrimônio de favorito à Câmara dobra em quatro anos

 Favorito para assumir a presidência da Câmara a partir do mês que vem, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) dobrou seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral entre 2006 e 2010. O crescimento --de R$ 2,8 milhões para R$ 5,6 milhões-- se deve principalmente a dois imóveis de luxo obtidos entre 2009 e 2010. Os aliados políticos --assim como o próprio Henrique Alves, que é líder do PMDB na Casa-- alegam que todo seu patrimônio é fruto da renda que tem como empresário. Ele declara ter 8,8% da TV Cabugi, retransmissora da TV Globo no Rio Grande do Norte, cotas do jornal Tribuna do Norte e de uma rádio. Nos últimos dias, o deputado fez um périplo pelo país para promover sua candidatura --incluindo encontros com os governadores de São Paulo, Rio e Minas Gerais.  Ao mesmo tempo, sofria desgaste diante das revelações da Folha de que destinou verbas de emendas parlamentares à empresa de um assessor do gabinete -- Aluizio Dutra de Almeida, que acabou pedindo demissão.  Por meio de contratos públicos, R$ 6 milhões foram parar nos últimos cinco anos na empresa --cuja sede era "guardada" por um bode no meio da semana passada. Alves nega ligação com essas contratações, ocorridas por meio de prefeituras. O líder do PMDB na Câmara é dono de uma casa a poucos passos do mar da famosa praia de Porto Mirim, nos arredores de Natal. Só um espaço de areia divide a água da suntuosa casa, construída em 2009 num terreno de 2.300 metros quadrados, com suítes, piscina, e espaçosa área de lazer. Na região, visitada pela Folha na última sexta-feira, qualquer morador sabe: ali é a "casa do deputado". Um dias após a inauguração da casa, ocorrida na virada daquele ano, Alves se separou da então mulher, Priscila Gimenez. Ela é quem usufrui hoje do imóvel, vizinho de um restaurante ponto de encontro turistas que passeiam de buggy pelas dunas. À Justiça Eleitoral, em 2010, ele declarou ser dono de 50% do imóvel, num valor de R$ 965 mil. Ele se negou a revelar à Folha quanto gastou na construção da casa e a origem dos recursos.  Segundo corretores da região, o imóvel vale hoje pelo menos R$ 3 milhões. Separado da mulher, Alves adquiriu então uma cobertura de 500 metros quadrados, com quatro suítes, na ladeira do Sol, na Areia Preta, região nobre de Natal. Declarou ter pago R$ 2,9 milhões. Segundo registro do cartório de Natal, esse imóvel não foi transferido para o nome do deputado até hoje. Ele não quis dizer à reportagem os motivos de ainda não ter feito essa transferência --nem como e quando pagou pelo imóvel e de quem o comprou. Alves tem ainda outra luxuosa casa de veraneio, esta na praia de Graçandu, em Extremoz, que de vez em quando empresta a amigos, como o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).  Em 2006, o deputado declarou apenas os lotes dali, por R$ 15 mil. Na eleição seguinte, avaliou o imóvel em R$ 815 mil. Informou, na mesma época, ser proprietário de uma fazenda de 32 hectares em Ceará-Mirim. Alves é o deputado com mais mandatos na Câmara. Tem 42 anos de Casa. Recebeu apoio de partidos da base do governo e da oposição para a eleição de fevereiro. OUTRO LADO.  O deputado Henrique Eduardo Alves afirmou que seu patrimônio é compatível com a renda que possui. "A movimentação patrimonial e as quatro fontes de renda do deputado Henrique Eduardo Alves, seja como servidor público ou empresário da iniciativa privada, se encontram devidamente registradas na Receita Federal e na Justiça Eleitoral, sabidamente órgãos de fiscalização imprescindíveis para qualquer homem público", informou sua assessoria.  Ele não respondeu a perguntas da Folha sobre detalhes das aquisições dos imóveis, como os comprou, quanto pagou, de quem os adquiriu e porque a cobertura não foi transferida a seu nome.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Acidente com Shaolin completa dois anos; esposa diz que ele se esforça para falar.

Dois anos após o acidente que deixou em coma o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, o  estado de saúde dele não passou por grandes mudanças, mas a família continua confiante de sua plena recuperação e retomada das atividades. Através das redes sociais, a esposa do artista, Laudicéia Veloso, procura sempre manter atualizados amigos e fãs acerca da evolução do tratamento do "guerreiro", como ela carinhosamente o chama. Nesta sexta-feira (18), comunicou que Shaolin está resistindo a utilizar o aparelho que ganhou da apresentadora Ana Hickman, através do qual poderia se comunicar pela leitura ótica. Para Laudicéia, esse é um sinal de que ele está se esforçando para utilizar a própria voz.  De acordo com a esposa, Shaolin fecha os olhos quando o aparelho é aproximado. Os médicos aconselharam a família a não forçá-lo, e Laudicéia afirmou que, pelo que conhece do marido, ele não deseja falar através de uma máquina. "É preciso respeitar o tempo dele. Eu sinto que ele está tirando forças do além para conseguir falar e, em algum momento, ele vai fazer isso", comentou em um de seus posts.  Durante a visita da amiga e apresentadora Ana Hickman, Shaolin chegou a se comunicar através do Tobii, aparelho que tem origem sueca e já é utilizado por muitos pacientes em estado de coma no mundo inteiro. Segundo o ex-empresário e cunhado de Shaolin, Ricardo Santos, ele mostrou ter reconhecido todos ao redor e ainda respondeu que está triste por não conseguir se comunicar como gostaria.

Aparelho é capaz de ler informações repassadas através do olhar do paciente (Foto: Reprodução/ Internet) Desde o acidente, Shaolin é acompanhado por uma equipe de mais de dez profissionais de saúde, entre neurologistas, neuropsicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, ortopedistas e nutricionistas. Ele se recupera em casa, na cidade natal de Campina Grande (PB) e, mesmo com o suporte médico, a esposa não sai de perto dele. JULGAMENTO - Em novembro de 2012, o motorista acusado de haver provocado o acidente que vitimou Shaolin, Jobson Clemente Benício, de 33 anos, foi julgado e condenado a dois anos de detenção, além de ter o direito de dirigir suspenso. Por ser réu primário, a pena de Jobson foi substituída por igual período de prestação de serviços comunitários. A família de Shaolin não quis recorrer da decisão.
Carro do humorista após a colisão (Foto: Reprodução/ Internet). O acidente aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011 na BR-230, na região de Mutirão, município próxima a Campina Grande, na Paraíba, em 18 de janeiro de 2011.  O comediante dirigia no sentido São José da Mata quando o caminhão dirigido por Jobson Benício, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo dele.  Jobson só teria se apresentado à polícia dois dias após o fato. Como livrou o flagrante, prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade. Durante o processo de julgamento, foram ouvidos policiais rodoviários federais, médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que prestaram os primeiros socorros a Shaolin e pessoas da comunidade local que teriam presenciado o ocorrido. Todas as testemunhas afirmaram que o motorista foi o responsável pela colisão.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chico Buarque revela ser o pai do governador Eduardo Campos

No começo da tarde de 17 de junho de 2011 veio a público a notícia de que o afamado cantor e compositor Chico Buarque, um dos ícones máximos da cultura brasileira, assumiu a paternidade do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em entrevista exclusiva, Chico nos falou sobre o acontecimento. “Quando jovem, fiz uma turnê bem extensa pelo Nordeste. Naquela época eu era deveras promíscuo e inconseqüente, assim, acabava dormindo com muitas moças”, revela sem arrependimentos. “Recordo-me de ter sido muito bem recebido no ano de 1964 na cidade do Recife. Fiquei hospedado na casa de um produtores locais. Era no Bairro de Casa Forte, é esse o nome? Os ares da ditadura já começavam a dar as caras, logo, a gente tinha que ficar em posição discreta. Na casa desse produtor habitava uma moça de beleza radiante, era a filha dele! Risos. Nós mantivemos um relacionamento intenso, rápido e oculto. Meses depois recebi uma carta dela dizendo que estava grávida. Eu, cretinamente, ignorei. Há uns anos atrás minha consciência apertou muito (coisas da meia-idade). Fui tomado de curiosidade muito forte em saber quem era o meu filho e, impressionantemente, fui impactado com uma surpreendente descoberta: ele é o Governador de Pernambuco! Que orgulho! Eu já era um admirador das terras pernambucanas, agora me sinto fazendo parte do DNA da Cidade Maurícia”, finalizou Chico. Antes que ele pedisse o desligamento do nosso gravador, questionamos os motivos de não ter assumido a criança logo na época da notícia. Ele diz: “Quando eu era jovem, o sentimento de eternidade habitava em mim, não via sentido em criar um filho e me sentir com uma responsabilidade tão grande. Espero que ele possa me perdoar”, completou emocionado.
Ligamos para a residência do Governador Eduardo Campos no Recife. Ao nos atender, já tinha tomado conhecimento do fato há aproximadamente 48 horas. Deu-nos poucas palavras e demonstrou pouco conforto em tratar publicamente do caso. “Há anos procurava minha identidade paterna. Minha mãe escondeu durante todos esses anos e agora me sinto aliviado (ainda que triste) em saber quem é o meu progenitor”, afirma o político em tom melancólico. “Saber que sou filho de uma personalidade tão imortal me assusta um pouco. Ao menos a partir de agora, quem sabe, ele não faz mais shows aqui em Recife e com preços mais acessíveis?”, tentou minimizar bem humoradamente Eduardo.   Mãe desmente que governador de PE seja filho de Chico Buarque. A deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), filha do ex-governador Miguel Arraes, divulgou nesta segunda-feira nota negando que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), seja filho do compositor e cantor Chico Buarque. Foi a primeira vez que Ana Arraes, mãe do governador, abordou publicamente o assunto. O boato circula em Recife há um certo tempo, mas no fim de semana ganhou as redes sociais, depois que um site divulgou que o artista teria descoberto ser o pai do político. O assunto acabou sendo replicado em redes sociais como o Twitter e Facebook. Nesta segunda-feira, Ana Arraes decidiu dar um basta à boataria. Divulgou uma nota afirmando ser a notícia "inverídica e criminosa" e contando que tomou todas "as providências legais, no sentido de fazer cessar e punir policial e judicialmente tal aberração". Ela ainda encaminhou uma queixa à Secretaria de Defesa Social, pedindo que o crime seja investigado pela Polícia Civil. O inquérito foi aberto ainda nesta segunda-feira. A notícia circulou no site "Diário Pernambucano", que, de acordo com o advogado Antônio Campos, funciona no município de Taquaritinga do Norte, no agreste de Pernambuco.  Antônio é irmão do governador e disse que polícia já teria identificado três pessoas responsáveis pela divulgação da notícia falsa. Os seus nomes, no entanto, eram mantidos em sigilo até o início da noite. Segundo a nota da deputada, o governador é filho dela "e do escritor Maximiano Campos, já falecido e de saudosa e respeitável memória". Ana informou, ainda, que só conheceu o cantor, na casa do pai, o ex-governador Miguel Arraes, quando Eduardo já tinha 21 anos.  "São, portanto, alegações criminosas que já estamos tomando as providências legais cabíveis. Quem leu a matéria que circulou pela internet a tenha como apócrifa, inverídica e criminosa, que agride a dignidade da família pernambucana", insistiu a deputada. O advogado informou que o Google também foi acionado para que retire do ar as informações caluniosas. O fato é que a informação gerou "um twitaço" no final de semana, o que levou a família a se reunir, fazer uma avaliação e decidir procurar a polícia. A notícia publicada no site "Diário Pernambucano" é atribuída a "Jarbinhas D'Adelaide" e dizia que, durante uma turnê bem extensa pelo Nordeste, quando o cantor era jovem, teve um relacionamento "rápido e oculto" com uma "moça de beleza radiante". Nesta segunda-feira à tarde o site retirou do ar as alusões à família. Segundo o advogado Antônio Campos, os responsáveis podem ser acusados de calúnia, injúria de difamação. A assessoria de imprensa do cantor e compositor Chico Buarque informou que o caso vem sendo encarado como uma "piada da internet" e que ele, que está viajando, nada comentaria.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Rubens Paiva foi assassinado no Exército', diz membro de comissão.

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles, divulgará em fevereiro ou março um texto de sua autoria segundo o qual há provas documentais de que o deputado federal Rubens Paiva foi morto por agentes da ditadura militar no interior de um prédio do Exército no Rio.  Critico da ditadura, Paiva desapareceu em janeiro de 1971, aos 41 anos de idade.  A versão oficial que o Exército mantém até hoje é que Paiva fugiu das mãos dos militares no Rio. Papéis que têm vindo a público ao longo dos anos e depoimentos testemunhais, contudo, indicam que Paiva foi morto sob tortura nas mãos do Exército. Fonteles afirmou ao programa da jornalista Miriam Leitão, no canal GloboNews, e ao portal "iG" que há documentos no Arquivo Nacional que apontam para o assassinato de Paiva no interior do DOI-Codi, um dos principais centros da repressão militar à esquerda na época da ditadura (1964-1985). O coordenador reconheceu que ainda não há pistas do destino dado ao corpo pelos militares nem os nomes dos autores do crime. Em novembro, a Folha revelou que documentos entregues à Polícia Civil do Rio Grande do Sul pela família do coronel Júlio Miguel Molinas Dias, morto a tiros quando chegava em sua casa em Porto Alegre (RS), ajudariam a confirmar a morte de Paiva nas mãos da ditadura militar. Dias comandou o DOI-Codi do Rio no fim da década de 70 e no início dos anos 80. Um dos documentos confirmou que Paiva chegou a dar entrada no DOI-Codi.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Presidente do TJPB instala três novas varas judiciais em Mangabeira e implanta projeto piloto do cartório unificado

Dando cumprimento ao calendário de implementação das novas unidades judiciárias, criadas pela Lei de Organização e Divisão Judiciárias – Loje, o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, entregou à população de Mangabeira as 4ª, 5ª e 6ª Varas Regionais. As novas unidades passarão a funcionar em um cartório unificado e fazem parte de um projeto piloto que tem por meta propiciar maior celeridade na tramitação processual.A solenidade aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (7), no Fórum Regional de Mangabeira, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, os desembargadores Arnóbio Alves Teodósio e João Benedito da Silva, o presidente da OAB/PB, advogado Odon Bezerra, os juízes, Manoel Abrantes (diretor do Fórum Regional de Mangabeira), Horácio Ferreira (presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba), José Edvaldo Albuquerque e Sílvio José da Silva. Além de diretores e gerentes do TJ, advogados e servidores. Ao declarar a instalação das novas varas, o desembargador-presidente, Abraham Lincoln, destacou a importância do cartório unificado como um projeto inovador e pioneiro em todo o Estado. Ele também ressaltou o fato de sua gestão ter como meta prioritária atender não só aos anseios dos jurisdicionados, como também, melhorar as condições de trabalho para magistrados e servidores.

 “Desde o dia 5 de março de 2011, com a vigência da nova Lei de Organização Judiciária do Estado, quando foram criados 69 cargos de magistrados, e, centenas de cargos de técnicos e analistas judiciários, esta gestão, que se encerra no dia 31 de janeiro próximo, está cumprindo o calendário de implementação dessas novidades criadas na Loje, Hoje, primeiro dia após o recesso, em 2013, estamos cumprindo a promessa de instalar aqui no Fórum de Mangabeira, mais três varas regionais, e simultaneamente, a especialização das seis varas regionais agora existentes, o que se dará através do projeto piloto do cartório unificado”, enfatizou o presidente.  O presidente destacou ainda que o projeto do cartório unificado foi uma ideia do desembargador Márcio Murilo, criado durante a reestruturação da Loje, em 2011, e que com as seis varas regionais de Mangabeira, ao invés de cada vara ter um cartório isolado, haverá apenas um unificado, funcionando em média, com 30 servidores. “Esperamos que o cartório unificado seja semente, o alicerce de um projeto que se espalhe para todo o Estado da Paraíba. Além dos magistrados, com a agilidade nos despachos e cumprimento dos processos, com este projeto ganha também a população de Mangabeira que tem atualmente cerca de 15 mil processos com somente três juízes e 15 servidores. Agora terá mais três juízes e mais trinta servidores”, enfatizou Abraham Lincoln.  O presidente da OAB/PB, advogado Odon Bezerra, enalteceu a instalação das novas unidades judiciárias e a implantação do cartório unificado, que também favorecerá a classe dos advogados. Ele parabenizou o presidente do TJPB pela iniciativa, destacando a importância do projeto. “A data de hoje é bastante significativa pois dá início a um novo ano para o Judiciário paraibano, começando aqui por Mangabeira, onde será aplicada uma Justiça célere e justa”, destacou.   Para o juiz Manoel Abrantes, diretor do Fórum Regional de Mangabeira, a instalação e a unificação das varas vai desafogar a tramitação processual nos cartórios. “Esse é um grande sonho do Fórum de Mangabeira. Nós tínhamos aqui três varas com competência mista, com a instalação das outras três varas tudo será especializado. Isso vai racionalizar os trabalhos, melhorando para o juiz, para o servidor e, principalmente, para a população, pois haverá uma maior agilidade processual”, disse.  Já na opinião do juiz Horácio Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, a instalação das novas varas e a unificação delas melhora as condições do juiz no desempenho de suas funções, além de dignificar a categoria, pois os processos serão julgados, não por apenas três magistrados, mas por seis. “Isto faz com que cada juiz preste uma maior resposta ao jurisdicionado e ao final de tudo à população, que será beneficiada com uma resposta rápida, eficaz e com maior celeridade”, acrescentou.
 Editais – Conforme explicou o presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln, com a instalação das três varas regionais, serão publicados, no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (8),  editais de remoção de juízes, com uma vaga para cada cartório, e também de servidores, com vagas para cinco técnicos judiciários, em média para cada vara instalada. Os servidores, que irão trabalhar no mesmo ambiente, serão lotados no banco de recursos humanos da Capital . Os que tiverem interesse e forem removidos serão designados para trabalhar no cartório unificado do Fórum Regional de Mangabeira.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Detalhes mostram o funcionamento de grupos criminosos da Paraíba

Os grupos criminosos eram formados por oficiais da Polícia Militar, policiais civis, e presidiários. Ao menos 40 acusados foram identificados e presos na operação Squadre, da Polícia Federal. Imagens mostram homens se reunindo para planejar assassinatos. Através das escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, os policiais federais identificaram três organizações criminosas que agiam em João Pessoa.