sábado, 16 de junho de 2012

Depois do Treze, agora é o Campinense que ameça entrar na Justiça contra a CBF

 Outro time da Paraíba pode ser protagonista da novela envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol e quatro clubes brasileiros que requerem a vaga na série C do Brasileirão. Dessa vez o Campinense ameaça entrar na Justiça Comum caso a CBF coloque o Galo – seu principal rival na Paraíba - na série C.  A Raposa divulgou uma nota em seu site oficial na madruga desta quinta-feira (14) informando que aguarda o desfecho do caso para ingressar na justiça pela vaga que hoje pertence ao Rio Branco (AC).  Ela entende que se o Rio Branco for excluído da competição todos os times atrás dele subiriam uma posição. Neste contexto o Campinense – que terminou em 17ª colocação entre os vinte - não seria rebaixado da série “C” para “D” como aconteceu em 2011 e teria o direito disputar a terceira divisão do brasileiro deste ano.
Veja a nota:
“O Campinense só entrará atrás deste direito caso haja acordo ou alguma virada de mesa entre os clubes que estão em litígio com a CBF, havendo mudança no regulamento, aumentando o numero de participantes na Série C, indo de encontro ao próprio regulamento da competição e estatuto”.  Na tarde de hoje os dirigentes dos times do Treze, Brasil de Pelotas (RS), Araguaína (TO) e Rio Branco (AC) participaram de uma reunião que durou mais de duas horas com a CBF. Eles não chegaram a nenhuma acordo e em consequência as séries “C” e “D” permanecem paralisadas.  Após reunião, o Treze declarou através de seus conselheiros que não abrirá mão de disputar a série C. “O Treze não se contenta com nada menos do que ser incluído na série C", disse Petrônio Gadelha.  O Galo antecipou sua posição, mesmo antes de acontecer outra reunião com a CBF. Eles vão se reunir na próxima segunda-feira (18) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio, para dizer se vão retirar as ações ou apresentar uma solução para o imbróglio.  As Séries C e D deveriam ter começado nos dias 26 e 27 de maio, mas o STJD determinou que o só serão iniciadas quando a confusão for solucionada.
Entenda a confusão:
São dois os casos que mobilizam as ações no campo jurídico, seja o desportivo como o comum.  Brasil x Santo André – Pela Série C de 2011, o Brasil perdeu seis pontos por escalação de atleta irregular, o lateral Cláudio. Ele deveria cumprir suspensão por punição recebida quando jogava pelo Ituiutaba, na Série C de 2010. Com os seis pontos a menos o Brasil foi rebaixado e salvou o Santo André.  Alegando não ser o responsável por controlar punições adquiridas em outros clubes, o time gaúcho entrou com recurso no STJD. Esgotadas as esferas desportivas, recorreu à Justiça Comum. E teve ganho de causa na última semana pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Agora é o Santo André quem entrou com recurso junto ao STJD.   Rio Branco x Treze x Araguaína – O time do Acre foi proibido de atuar no estádio Arena da Floresta, na Série C 2011, pela Procuradoria de Defesa do Consumidor. O clube teria ido à Justiça Comum, sem que as instâncias desportivas estivessem concluídas, e acabou punido pela CBF com eliminação da competição, o que acabou livrando o Araguaína da degola.  Contudo, o Rio Branco entrou em acordo com a CBF e o STJD, retirando as ações da Justiça Comum – o clube negou ter subscrito a ação -. Com isso, foi incluído na Série C 2012.   O Araguaína exigiu o descenso do Rio Branco e também do Treze, quinto colocado na Série D do ano passado. A Justiça Comum da Paraíba definiu pela inclusão do Treze.
Fonte: Revista do cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário