quarta-feira, 29 de junho de 2011

Historia sobre Luquinha.

HISTÓRIA & ESTÓRIAS – Quando Pedro Gondin Governou a Paraíba, o Vale do Piancó era considerado centro incubador da pistolagem no Estado. Assassinos eventuais procuravam coitos, onde eram protegidos pelos “Coronéis” do latifúndio. Crimes de vinganças, disputas de terras eram resolvidos através de matadores de aluguel. Na cidade de Boqueirão dos Cochos (hoje Igaracy), surgiu o lendário “Luquinha”. Como na época ainda éramos Estados Unidos do Brasil, o Governador tinha poderes para agir – com apoio do Legislativo – através de Decretos ou Leis, que coibissem a violência. Uma relação de pistoleiros chegou a Chefia de Polícia, e Pedro Gondim autorizou a “encontrá-los” vivo ou morto. Dependendo do grau de periculosidade e currículo do pistoleiro, havia promoções, com elevação de patentes. Sargento Plínio Badu (Campina Grande), pediu voluntariamente sua transferência para o Vale do Piancó. Era a única chance de se tornar Oficial da PM. Por cinco anos procurou Luquinha para matá-lo. Quem conseguisse, ganhava por heroísmo e bravura, a patente de Major. Não o encontrou. Reformou-se como Sub-Tenente. Todavia, a pistolagem na época foi praticamente erradicada. A Lei da Paraíba era dura, os pistoleiros sobreviventes como Luquinha, ou viviam no mato, ou mudaram de Estado. Luquinha foi assassinado aos 82 anos, a golpes de faca peixeira (década de 90), por um genro que agiu em legítima defesa.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir














  2. Luquinha,era,muito,conhecido,na,pistolagem,

    ResponderExcluir
  3. Se tiver mim mandem gostaria de lê conhecer msm que por foto .

    ResponderExcluir
  4. Na realidade louquinha não morreu de facada, segundo que aconteceu em aguiar una briga , com família Alves que gerou vinganças e morte, onde o mesmo mudou para Nova Olinda, mudando o sobre nome Cruz, já louquinha que começou a matar aos 13 anos, tinha uma mira em que acertava um cigarro há mais de 150 metros de distância.

    Louquinha tem famíliares em Nova Olinda, Conceição que são os Cruz, está história sobre luquonja está mal contada

    ResponderExcluir
  5. Luquinha morreu no pernambuco foi um subrinho dele quem o matou depois que luquinha o esfaqueou pelas costas .

    ResponderExcluir
  6. Luquinha foi morto por Tito em Araripina.
    Seus filhos moram no Rio de janeiro e tem família no Pernambuco onde foi morto, Ceará e Sao Paulo. Família Alves saiu da Paraíba por causa de brigas e mortes.

    ResponderExcluir