sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Após 42 anos na floresta, pai e filho que fugiam da guerra do Vietnã voltam à civilização.

Equipe resgata pai e filho que viviam na selva do Vietnã desde a guerra. Dupla vivia isolada desde que perdeu casa e família em 1971.Um vietnamita e seu filho viveram na selva do centro do país, isolados, desde uma noite de 1971 em que sua casa foi bombardeada. 
A mãe e outros dois filhos do casal morreram na ocasião, segundo a imprensa local. Ho Van Thanh e seu filho Ho Van Lang viviam em uma cabana de madeira que construíram em uma árvore. Eles foram encontrados pelas autoridades nesta quarta-feira, a"Thanh Nien". A equipe de resgate, que precisou entrar 40 quilômetros na selva da província de Quang Ngai, os encontrou usando tangas e portando armas e utensílios que fabricaram com o que encontravam na região. Perto da casa havia uma pequena horta, com que complementavam os frutos que colhiam e a caça. Também plantavam e fumavam tabaco. Em um cantinho da cabana, o veterano ainda guardava as calças militares que vestiu durante a Guerra do Vietnã
Há 40 anos, o paradeiro dos dois foi descoberto, quando outro filho, o caçula, se salvou do bombardeio, cresceu com um parente e, em 1983, conseguiu encontrá-los com a ajuda de um tio. No entanto, apesar de todas as insistências,ninguém conseguiu convencê-los a abandonar a proteção da selva e retornar. O filho mais novo voltou várias vezes desde então, para tentar dissuadi-los e para levar roupa e itens de difícil acesso, como óleo e sal. O pai e o filho Lang sempre se negaram a voltar, chegando a fugir e se esconder quando tentavam pegá-los à força, e a roupa e utensílios que lhes levavam estavam em uma bolsa, praticamente intactos. Agora, Ho Van Thanh, agora com 82 anos e frágil demais para andar, foi finalmente transportado em uma rede de volta à civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário