terça-feira, 31 de julho de 2012

Diário da Justiça traz a designação dos 21 novos juízes para as respectivas unidades judiciárias . Igaracy e Cubatí ficaram de fora.

A edição eletrônica do Diário da Justiça, desta terça-feira (31), traz as portarias do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, designado os 21 novos magistrados aprovados no 52º Concurso de Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual, para as suas respectivas comarcas, ambas de 1ª entrância. Os atos foram assinados pelo desembargador-presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos, obedecendo audiência pública e a ordem de classificação do certame.
Segundo o desembargador Lincoln, a nomeação dos novos juízes vai desafogar parcialmente, o número de processos nas unidades judiciárias. “Esses 21 magistrados ainda não é o ideal para atender a demanda atual no Estado. Desta forma, acreditamos que a Lei de Organização e Divisão Judiciária ao criar 67 novos cargos de juízes na Paraíba, vai melhora a prestação jurisdicional em todo o Estado”, observou o presidente.  Os novos juízes substitutos assumem as unidades judiciárias no próximo dia 8 de agosto, quando termina o curso de formação desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura (Esma), no Complexo Judiciário.
Abaixo a designação de cada Juiz Substituto para sua respectiva comarca:
1.Bárbara Bortoluzzi Emmerich – Soledade;
2.Hugo Gomes Zaher – Serra Branca;
3.Rafaela Martins Pereira Toni – Boqueirão;
4.Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto – Sumé
5.Isabelle Braga Guimarães – Juazeirinho;
6.Anderley Ferreira Marques – Arara;
7.Philippe Guimarães Padilha Vilar – Cacimba de Dentro;
8.Maria Carmem  Heráclio Rêgo Freire – Taperoá;
9.Renan do Valle Melo Marques – Barra de Santa Rosa;
10.Michel Rodrigues Amorim – Teixeira;
11.Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda – São Mamede;
12.Karen Cristina Lavoura Lima – Coremas;
13.Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto – Santana dos Garrotes;
14.Andrea Costa Dantas Botto Targino – Prata;
15.Alírio Maciel Lima de Brito – Uiraúna;
16.Vanessa Moura Pereira – Bonito de Santa Fé;
17.Diego Fernandes Guimarães - 1º Juizado Auxiliar da Fazenda Pública de 2ª Circunscrição;
18.Bruno Henrique de Oliveira – Paulista
19.Francisco Hilton Domingues de Luna Filho – Água Branca;
20.Luciana Celle Gomes de Morais - 1º Juizado Auxiliar de Família de 1ª Circunscrição;
21.Fabiano Lúcio Graças Costa - 1º Juizado Auxiliar Criminal de 1ª Circunscrição.
 Fonte: TJPB

domingo, 29 de julho de 2012

Aguardem! Daqui a pouco a Paraiba voltará a ser destaque no Fantástico. Operação Pão e Circo é destaque.

Rede Globo exibe neste domingo matéria sobre a operação ‘Pão e Circo’. Paraíba estará de volta na noite deste domingo (29) em destaque negativo na mídia nacional. O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibirá uma reportagem sobre a operação ‘Pão e Circo’, deflagrada pela Polícia Federal no mês passado, que culminou nas prisões dos prefeitos Renato Mendes (Alhandra), João da Utilar (Sapé) e Dr. Chiquinho (Solânea), além de mais 28 pessoas em 18 cidades paraibanas.  Contra os acusados, pesam denúncias de participação em um esquema de superfaturamento em contratos para a realização de festas. A Justiça acredita que mais de R$ 65 milhões foram desviados. Paraíba à espera do Fantástico; operação Pão e Circo é destaque. Em sua edição deste domingo (29) o Fantástico exibe uma matéria sobre a operação “Pão e Circo” da Polícia Federal realizada mês passado, que prendeu os prefeitos Renato Mendes (Alhandra), João da Utilar (Sapé) e Dr. Chiquinho (Solânea), mais 28 pessoas em 18 cidades paraibanas. Contra eles, acusação de participação em esquema de superfaturamento em contratos para a realização de festas. A Justiça acredita que mais de R$ 65 milhões foram desviados. A matéria do Fantástico será exibida logo mais e revelará como o esquema funcionou.

sábado, 28 de julho de 2012

Encontre candidatos filhos de Igaracy por esse Brasil afora.

Pois não é que encontrei um sobrinho candidato a vereador numa cidade da Bahia denominada Santana. Trata-se de Antonio Neto de Oliveira, (da foto montado num boi) policial militar, filho de Arnaldo Nicácio e Adelaide Belmira de Jesus, primo do vereador Etim, hoje residindo em Brasilia mas, que por muito tempo  moraram em Igaracy, primeiro no sitio Cachoeira e depois no sitio Queimadas de propriedade do saudoso Francisco Moreira de Lacerda (Chico Clemente). 
Dados pessoais: 
Nome completo: Antonio Neto de Oliveira 
Data de nascimento: 01 de Abril de 1973 (39 anos)
Sexo: Masculino 
Estado civil: Solteiro
Nacionalidade: Brasileira
NataNaturalidade: Boqueirao dos Cochos (PB)
Grau de instrução :  Ensino Médio Completo 
Ocupação: Policial Militar
Dados eleitorais: Cargo a que concorre - Vereador 
Município onde concorre: Santana (BA) 
Nome para urna eletrônica: Neto do Alto de Santana 
Número: 11190 
Partido: PP - Partido Progressista (11) 
Entre seus concorrentes estão: 
Zé Vaca Magra (PSD)
Baruim (PSDB) 
Jacaré (PDT)
Joaquim Já (PDT) 
Jau de João Redondo (PR)
Dió de Porto Novo (PC do B) 
Lai Costureira (PT)
Tõe Cepim (PR) 
Duda Mel (PC do B)
Ed Langela (PDT) 
Gera da Cachoeira (PP)
Gigi de Adalto (PV) 
Gil do Jacaranda (PP)
Léo da Igreja (PP) 
Lucas Maravilha (PSDB)
Nei de Bil (PP) 
Neizão (PP)
Paulinho do Ibge (PSD) 
Tia Lia (PSB)
Toe da Barra (PDT) 
Composição da coligação: PR  PP PRTB PSC PSD PSL PTB PV 
Situação da candidatura: Aguardando Julgamento.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Justiça desfaz decisão do TCE e garante candidatura a vice-prefeito em Igaracy

Uma decisão liminar do juiz Aluízio Bezerra Filho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, proferida nessa quarta-feira, 25, anulou os efeitos do Acórdão 657/06 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou irregulares as contas de 2005 do então presidente da Câmara de Igaracy, Edílson de Benício (foto), hoje candidato a vice-prefeito. As contas foram julgadas irregulares por suposta ausência de recolhimento de contribuição previdenciária patronal, mas, em seu despacho, o magistrado sustenta que o TCE equivocou-se a não acatar o pedido de reconsideração do gestor, já que ele, conforme a documentação acostada aos autos, parcelou e pagou a dívida previdenciária, “sanando, pois, as irregularidades”.
O juiz diz que o Tribunal de Contas do Estado não cumpriu o que reza o artigo 16 de sua própria lei orgânica. O artigo expressa as infrações e falhas que motivam a rejeição de contas, entre as quais “dano ao erário”, o que, conforme o despacho judicial, não se aplica Edílson em razão do ex-presidente legislativo ter parcelado a dívida previdenciária e, portanto, não ter provocado nenhum prejuízo aos cofres públicos.
O mérito do processo ainda será julgado, mas a liminar já sinalizada que o ex-vereador não incorreu em crime de Improbidade Administrativa, ao apresentar o parcelamento firmado entre a Câmara Municipal de Igaracy e Receita Federal do Brasil. Com essa decisão, ficam suspensos os efeitos do acórdão e Edílson (PP), que concorre a vice na chapa da oposição encabeçada por Lídio Carneiro (PTB), deverá conseguir a homologação de sua candidatura, que havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral.

Fonte: blog Igaracyverdade

quinta-feira, 26 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Resgate do passado. Rios da Babilônia (Rivers Of Babylon)

Advogado pede definição de data para inauguração do Fórum de Igaracy

Senhor Presidente.
A população de Igaracy espera ansiosa a inauguração do Fórum construído há mais de 2 anos, como também o pleno funcionamento da prestação jurisdicional. Sabemos das dificuldades que passa esse Egrégio Tribunal devido à falta de Juízes. Todavia, com a realização de concurso e a posse de novos Juízes fez renascer a esperança da população Igaraciense na indicação de um Juiz para atuar naquela Comarca. Assim, é com o espirito repleto de esperança, que em nome da população de Igaracy, venho à presença de Vossa Excelência, solicitar uma audiência com a finalidade de definir uma data para a inauguração além das providencias necessárias, ou seja, toda a mobília, equipamentos de informática e todos os itens necessários para que o fórum comece a funcionar, efetivamente, no dia seguinte à inauguração.
Manoel Nouzinho da Silva
     OAB/PB 6080
Fone: 9662-0317

sábado, 21 de julho de 2012

Dê sua proposta. Cansado de tanto sofrer, cansado de tanto esperar, moradores da Rua Idelfonso Severo Brasileiro pedem mais atenção e respeito.

Moradores da Rua - Idelfonso Severo Brasileiro, uma das mais antigas da cidade, de tanto sofrer e de tanto esperar, resolveram impor condições na escolha de seus candidatos a prefeito. Por isso, atendendo  pedido dos moradores, este blog resolveu lançar uma consulta aos 3 candidatos a Prefeito para saber quais deles tem proposta e interesse em calçar a referida rua, ou seja, qual seria a proposta de cada candidato em realizar o tão  esperado calçamento. 

As perguntas seriam as seguintes:


1 - Você candidato tem interesse em fazer o calçamento da rua?
2 - A partir de que mês e ano?
3 - Em quanto tempo?
De acordo com os moradores, essa rua, além da escuridão, no inverno fica intransitável e o risco de acidente é muito grande. “Além de muita lama, há também uma inclinação que pode causar muitas quedas principalmente aos idosos”. Segundo ainda os moradores, nestes quase oito anos de mandato, o prefeito passou pela rua uma única vez, ainda assim, a convite de Jesus Cristo acompanhando a procissão do Senhor Morto na Semana Santa. Lá moram as famílias de Eurides Severo Brasileiro, Jose Neto Brasileiro, Francisco Berto, Professora Marluce, Viúva de Seu Chico Miguel, Vandi Pinto, Raimundo Moura e outros. Portanto, está aberto o espaço para que os 3 candidatos a prefeito possa se assim desejar, enviar sua proposta com relação ao calçamento da rua, podendo enviar através do e-mail nouzinhoadv@hotmail.com
LIDIO
DEUZINHA                                                  
ADEILTON

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fábio Jr. e José Augusto embalam noite romântica em Campina Grande

Os cantores românticos Fábio Jr. e José Augusto se apresentam em Campina Grande, no Agreste paraibano, no dia 21 de julho no Spazzio. A previsão da casa shows é que os ingressos para o evento denominado de Noite dos Apaixonados comecem a ser vendidos a partir da próxima quinta-feira (12).
O público deve se emocionar com com os sucessos dos cantores. Em 2011, Fábio Júnior lançou o álbum Íntimo, composto por 13 canções. Já o trabalho mais recente de José Augusto é CD e DVD Na Estrada, com 15 faixas musicais. 
Serviço
Noite dos Apaixonados
Dia 21 de julho
No Spazzio em Campina Grande
Entrada: Pista R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)/ Mesa para quatro pessoa R$ 240/ Camarote para 10 pessoas R$ 700/ Individual Especial (com acesso ao camarote e mesas) R$ 60
Informações (83) 3337 – 3737

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tribunal de Contas da Paraiba divulga salários dos conselheiros. Artur Cunha Lima ganhou 54 mil em junho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou no seu site o salário dos seus servidores, inclusive dos conselheiros, cumprindo o que determina a Lei do Acesso à Informação. Dos conselheiros, Nominando Diniz foi quem menos recebeu em junho (24 mil) e Artur Cunha Lima o que teve o contra-cheque mais gordo (54 mil). A publicação segue as normas da legislação  e será divulgado de acordo com os moldes do STF.  A tabela, que será reajustada mensalmente, está disponível no site do Tribunal.
Veja a relação:
Confira os salários dos conselheiros:
André Carlos Torres Pontes - Total bruto R$27.735,26 - Descontos Obrigatórios R$8.094,84 - Total Líquido - R$18.628,29
Antônio Nominando Diniz Filho - Total Bruto R$24.117,62 - Descontos Obrigatórios - R$7.663,42 - Total Líquido R$16.454,20
Arnóbio Alves Viana - Total Bruto - R$27.735,26 - Descontos Obrigatórios - R$8.379,94 - Redutor Constitucional - R$1.012,13 - Total Líquido - R$18.343,19
Arthur Paredes Cunha Lima - Total Bruto R$ 54.458,39 - Descontos Obrigatórios R$15.864,56 - Redutor Constitucional - R$1.012,13 - Total Líquido - R$37.581,70
Fábio Túlio Filgueiras Nogueira - Total Bruto R$27.735,26 - Descontos Obrigatórios - R$8.470,45 - Redutor Constitucional - R$1.012,13 - Total Líquido R$18.252,68
Fernando Rodrigues Catão - Total Bruto R$30.388,19 - Descontos Obrigatórios - R$8.425,19 - Redutor Constitucional - R$1.012,13 - Total Líquido R$20.950,87
Umberto Silveira Porto - Total Bruto R$30.674,80 - Descontos Obrigatórios - R$8.723,49 - Redutor Constitucional R$1.012,13 - Total Líquido - R$20.939,18

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TJPB empossa 21 novos juízes e busca mais modernidade e melhoria na prestação jurisdicional.

Mais celeridade na prestação jurisdicional. É este o principal benefício adquirido pelo Poder Judiciário paraibano, com a posse de 21 novos juízes substitutos, ocorrida na última sexta-feira  (13), em cerimônia realizada no auditório do Fórum Cível da Capital. Os empossados entram em exercício nesta segunda-feira (16), primeiramente, num curso de formação inicial desenvolvido pela Escola Superior da magistratura (Esma), que terá duração de 30 dias. Após o término, eles seguem para as comarcas, para as quais ainda serão designados em audiência pública, prevista para ocorrer dentro dos próximos 15 dias.  Na solenidade, o presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, lembrou que o último concurso para juiz substituto na Paraíba foi realizado há 10 anos e recebeu os novos magistrados com palavras de encorajamento. “Pelas exigências do concurso e histórico de qualificação de cada aprovado, sabemos que estes juízes chegam para oxigenar o nosso Judiciário com ideias novas e para engrandecer a nossa magistratura no cenário nacional”, disse.  O presidente Abraham Lilncoln acrescentou, ainda, que foram disponibilizadas pelo Tribunal Pleno 19 comarcas de 1ª entrância, 6 comarcas de 2ª entrância, e, ainda em processo de edital de remoção, 10 Juizados Auxiliares (seis na Capital, quatro em Campina Grande), duas varas em Sousa, duas em Patos e uma, em Cajazeiras. “Mesmo com estas nomeações sabemos que, em breve, precisaremos realizar novo concurso para juiz de direito, porque há mais vagas que precisam ser preenchidas”, informou.  Durante o evento, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, saudou os novos colegas, falou sobre a realidade e condições de trabalho e aconselhou os novos integrantes dos quadros da Justiça paraibana. “Vivemos um momento de renovação, que proverá um importante diálogo entre o velho e o novo. Que vocês estejam prontos para o exercício desta atividade e preparados para agir com um pressuposto fundamental: a independência. A sociedade espera de vocês a isenção”, falou. As boas-vindas aos novos magistrados também foram feitas pelo presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra. “Precisamos do talento e competência de cada um de vocês, para tirarmos a barbárie de cena e colocarmos a Constituição como rainha absoluta da sociedade”. Já o presidente da Associação Nacional dos Magistrados estaduais (Anamages), juiz Antônio Sbano, deu orientações de conduta na recepção dos novos colegas “Vocês assumirão comarcas distantes e precisarão sempre de muita cautela nos relacionamentos sociais para manutenção da independência. A maior riqueza que temos é a certeza de sermos a última esperança de um cidadão para solução de seu problema”, disse.

TCE bloqueia as contas do Municipio de Igaracy.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB – bloqueou as contas do Município de Igaracy, com base no artigo 48 da Lei Complementar nº18/93 de 13/07/93.  A ação do TCE-PB acontece em razão, segundo o Tribunal, da ausência de remessa dos balancetes da Prefeitura e Câmara de Vereadores.    O bloqueio implica a total impossibilidade de movimentação da conta através de cheques ou qualquer outro documento e somente pode ser levantado com a autorização do TCE-PB.   Em outra decisão, o Tribunal de Contas ainda fixou o prazo de 31 de julho para que o Prefeito de Catingueira senhor José Edvan Felix, envie ao Legislativo os balancetes referentes aos meses de março,abril,maio e junho de 2012.  Esta decisão acata sugestão da auditoria após analisar documento remetido pelo vereador de Catingueira, Josivan Gomes Marques, e caso a Prefeitura não envie informações poderá ter suas contas bloqueadas.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ministério Público da Paraiba denuncia 57 prefeitos por contratação ilegal de prestadores, entre estes, está o de Igaracy.

57 prefeitos estão sendo denunciados criminalmente pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) por contratações ilegais de prestadores de serviços sem concurso público. Outros 17 prefeitos já haviam sido denunciados criminalmente pelo mesmo motivo. E continuam sob investigação os casos de contratações supostamente ilícitas envolvendo outros 134 municípios paraibanos, que poderão ser alvos de novas denúncias criminais. Por iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça, o MPPB concluiu as investigações dos casos ilegais de prestadores de serviços contratados sem concurso público por excepcional interesse público nesses 57 municípios. E foi com base nessas investigações conduzidas pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) é que foram elaboradas as novas 57 denúncias criminais contra os prefeitos envolvidos, que serão apresentadas ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) nos próximos dias.
Estão sendo denunciados os prefeitos dos seguintes municípios: Água Branca, Alcantil, Amparo, Arara, Areia de Baraúnas, Areial, Assunção, Baraúna, Barra de Santana, Bayeux, Boa Ventura, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Caiçara, Cajazeirinhas, Caldas Brandão, Coremas, Catingueira, Caturité, Coxixola, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Cuitegi, Diamante, Duas Estradas, Emas, Guarabira, Gurinhém, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Juazeirinho, Junco do Seridó, Livramento, Lucena, Malta, Mataraca, Matinhas, Monteiro, Nova Olinda, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pitimbu, Pombal, Puxinanã, Salgadinho, Santa Inês, Santa Rita, Santana dos Garrotes, Santo André, São João do Tigre, São José do Sabugi, Sobrado, Tenório e Umbuzeiro.  As denúncias são assinadas pelo procurador de Justiça Nelson Lemos, presidente da Ccrimp. A iniciativa é mais uma etapa do programa de combate às admissões ilegais de servidores públicos, desenvolvido pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade, que também é integrada pelos promotores de Justiça Carlos Romero Paulo Neto (coordenador), Anne Emanuelle Malheiros Costa, João Benjamin, Raniere Dantas, Rodrigo Pires e Andrea Pequeno.  Recentemente, o MPPB já havia denunciado criminalmente outros 17 prefeitos pelo mesmo motivo dos seguintes municípios: Brejo dos Santos, Cabedelo, Juru, Lastro, Manaíra, Mari, Monte Horebe, Natuba, Nazarezinho, Paulista, Piancó, Poço Dantas, Princesa Isabel, Santa Cruz, São Francisco, São José de Princesa e Tavares.  De acordo com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, “o trabalho iniciado em 2010, com uma recomendação encaminhada a cada um dos 223 prefeitos do estado da Paraíba, visa repor a legalidade nas admissões ao serviço público”.
Como explicou o promotor de Justiça Carlos Romero Paulo Neto, coordenador da Ccrimp, “os crimes imputados aos prefeitos denunciados consistem em admitir servidores públicos contrariando expressas disposições de lei, no caso com violação à regra constitucional de obrigatoriedade do concurso, bem como às normas legais municipais que estabelecem critérios e prazos para as contratações”.  O promotor esclareceu ainda que “os prefeitos efetuaram centenas e, em alguns casos, até milhares de contratações diretas de servidores sem concurso público, sob o falso pretexto de excepcional interesse público, eternizando vínculos administrativos precários, ao renovarem os contratos por vários anos ou substituírem os prestadores por outros também contratados sem qualquer critério legal”. Há ainda sob investigação os casos de contratações supostamente ilícitas envolvendo outros 134 municípios paraibanos, os quais poderão ser alvo de novas denúncias criminais.
O caso de João Pessoa
As investigações também incluíram o município de João Pessoa, que, segundo os membros da Ccrimp, apresenta o caso mais grave de irregularidades na admissão de prestadores de serviços a título precário e sem obediência aos critérios constitucionais.  No levantamento realizado pelo Ministério Público, com base em dados apresentados pela própria prefeitura da capital e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) – sistema Sagres On Line –, apenas na administração direta da prefeitura de João Pessoa o quadro, até abril de 2012, era de 10.421 prestadores de serviços contratados sem concurso público, sob o pretexto de excepcional interesse público, o que supera o número de servidores efetivos (8.772) e corresponde a 50,81% do total de servidores ativos. Na administração indireta do município de João Pessoa, o cenário não destoa, havendo 4.301 contratados sem concurso por “excepcional interesse público”, correspondendo a 44,69% dos servidores ativos. Para enfrentar essas situações irregulares, o Ministério Público já apresentou ao Tribunal de Justiça, ainda no ano de 2011, duas ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) contra as leis municipais de João Pessoa que regem as contratações por excepcional interesse público. “Além disso, na data de hoje, também está sendo apresentada uma ação civil pública cominatória, buscando-se obrigar o município de João Pessoa a abster-se de contratar novos prestadores de serviço e de renovar os contratos em vigor, bem como a rescindir, no prazo de 180 dias, todos os contratos existentes, realizando, em igual prazo, os devidos concursos públicos”, informa o promotor Carlos Romero. A ação civil pública é assinada pelos promotores de Justiça Rodrigo Pires e João Benjamin, da Promotoria do Patrimônio Público; e Carlos Romero, da Ccrimp.  Com relação ao aspecto criminal, os promotores entenderam que não cabe denúncia contra o prefeito da capital. Como esclareceu o promotor Carlos Romero, “o crime previsto no artigo 1º, inciso XIII, do Decreto Lei 201/1967 é muito restrito, exigindo que tenha havido violação a expressa disposição de lei; no caso, a Lei Complementar Municipal 059/2010 que rege as contratações não fixou qualquer prazo ou critério para as contratações, de modo que, embora tenha havido violação da ordem jurídica nas admissões abusivas de servidores, não foi violada regra legal específica, afastando-se, o que, no jargão dos juristas, chamamos de tipicidade penal”.  O promotor explicou ainda que, “apesar de não incidir em crime, em razão dessa “brecha” jurídica, o prefeito poderá responder por improbidade administrativa; para tanto estão sendo encaminhados todos os levantamentos feitos pela Ccrimp à Promotoria do Patrimônio Público de João Pessoa”.
As Adins
O programa desenvolvido pela Ccrimp do MPPB de combate às contratações ilícitas de servidores públicos admitidos sem concurso público também contemplou a análise das legislações municipais que tratam da matéria. O Ministério Público do Estado da Paraíba já apresentou, desde o ano passado, 169 ações diretas de inconstitucionalidade (Adins), impugnando as leis municipais que não atendiam aos critérios constitucionais de admissão ao serviço público.  Desse total, o Tribunal de Justiça já julgou 124 ações, das quais 119 foram decididas a favor da inconstitucionalidade arguida pelo Ministério Público. Nesses casos, o Tribunal de Justiça, visando evitar a solução de continuidade na prestação dos serviços públicos, tem fixado um prazo de 180 dias para que os municípios se adequem.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Justiça acata pedido do MP e afasta dos cargos os prefeitos presos na operação ‘Pão e Circo’

Os prefeitos das cidades de Alhanda, Renato Mende (foto) de Solânea, Dr. Chiquinho e Sapé, João da Utilizar, mais conhecidos como Prefeitos do Forró, além dos servidores públicos presos durante a operação ‘Pão e Circo’, deflagrada na última quinta-feira (28) pelo Ministério Público da Paraíba, Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU), vão ser afastados dos cargos. O afastamento foi determinado nesta quinta-feira (5) por decisão do desembargador Joás de Brito Filho, que acatou solicitação do Ministério Público. A intenção é que eles não causem impacto na investigação, uma vez que, quando estão no cargo, têm mais facilidade de ocultar provas e coagir testemunhas. O pedido havia sido protocolado na segunda-feira pelo procurador Oswaldo Trigueiro. Eles devem ser manter afastados até o fim da apuração. Ele também pediu que as empresas e empresários ficassem impedidos de firmar contratos com estados e prefeituras. "O afastamento foi pedido porque, diante da vasta documentação que tem o Ministério Público, fica claro que esses gestores estão moralmente incapazes de exercer suas funções”, disse o procurador-geral. A Prefeitura de João Pessoa já havia anunciado que ia afastar os funcionarios da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) suspeitos de envolvimento no caso. Ao todo, foram presas 28 pessoas, entre elas três prefeitos de municípios paraibanos, suspeitos de superfaturamento em contratos para a realização de festas como o São João e outras comemorações. Dois prefeitos, de Sapé e Solânea, foram soltos mediante habeas corpus no último fim de semana. Os outros 26 suspeitos, incluindo o prefeito de Alhandra, foram liberados na madrugada desta terça-feira, uma vez que o prazo da prisão temporária terminou. Eles estavam detidos em locais como o Presídio do Roger, o 5º Batalhão de Polícia Militar e o Batalhão da PM em Bayeux.

Resgate do passado. Menina da Ladeira (João Só)

Música dos anos 70
Letra da Música: Original 
Letra: Menina que mora na ladeira E desce a ladeira sem parar {Assa, passa passa} Debaixo do pé da laranjeira Se senta pra poder descansar (2x) Silêncio profundo a menina dormiu Alguém que esperava tão logo partiu, partiu Partiu para sempre para o infinito Um grito ouviu Chorando levanta a menina Correndo ligeiro sem parar {Assa, passa passa} Debaixo do pé da laranjeira Há sempre alguém a esperar Violeiro tocando, estrela a brilhar {Assa, passa passa} Violeiro em prece Em prece ao luar, luar Tal noite vazia espere a menina Tão linda não, não vá Chorando levanta a menina Correndo ligeiro sem parar {Assa, passa passa} Debaixo do pé da laranjeira Há sempre alguém a esperar Há sempre alguém a esperar Há sempre alguém a esperar Há sempre alguém a esperar

Demóstenes chama processo que pode cassar seu mandato de "apressado e inconsistente"

Pela terceira vez na semana, o senador Demóstenes Torres (sem partido) ex-DEM) subiu à tribuna do plenário do Senado para se defender. No discurso desta quinta-feira (5), o parlamentar argumentou que o processo que pode cassar seu mandato foi conduzido de forma apressada e inconsistente desde a representação do PSOL, passando pela aprovação do relatório no Conselho de Ética, até a confirmação da legalidade na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.  O relatório analisado pode ser tudo, menos constitucional, o que o torna igualmente ilegal e antijurídico. Como pode ser considerada constitucional uma apreciação subsidiada em provas em cuja colheita se rasgou a Constituição? Como pode ser tachado de legal algo encetado com uma representação eivada de ilegalidades? Como pode ser tido como jurídico um feixe de atos consubstanciados não na letra da lei, não em valor ou fato, mas em ressalvas ao representado de que o objeto ali não pertencia ao mundo jurídico, mas ao político?”, argumentou o senador goiano.  Antes de iniciar sua defesa, Demóstenes fez questão de explicar que não falou ontem (4) em plenário porque as votações no local perduraram até à noite, mas que pretende continuar a falar diariamente até a votação do seu caso no mesmo plenário, marcado para as 10h da próxima quarta-feira (11).  “Sua inconsistência [no relatório] é ofuscada pela pressa. No futuro, sem açodamento, alguém vai se perguntar como se pretendeu cassar um senador com uma peça daquelas, dada à fragilidade da representação, o Conselho de Ética se serviu de diversos expedientes na tentativa de robustecer os relatórios”, continuou.  Na avaliação do senador, se não tivesse havido “a pressão avassaladora do noticiário”, a representação contra ele teria sido arquivada.  O senador voltou a afirmar que mais pessoas deveriam ser ouvidas e que deveriam respeitar o seu direito de provar que as conversas atribuídas à ele “são frutos de uma fraude”.  "Está passando da hora de ouvir Carlinhos Cachoeira, não nas escutas gravadas, mas ao vivo. Incluí Cachoeira nas testemunhas que poderiam comparecer ao Conselho de Ética, mas ele não veio. Seria produtivo para a apuração que ele falasse a sua versão dos fatos, em delação premiada, que seria a melhor forma para entregar a quem ele beneficiou ou em depoimento à Justiça ou à CPI. Seria útil para aclarar diversas passagens". A Justiça de Goiás já remarcou o depoimento de Cachoeira e outros acusados do processo para os dias 24 e 25 de julho. Em maio, as oitivas foram adiadas a pedido da defesa do bicheiro e aceitas pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tourinho Neto. Na liminar, os advogados do contraventor alegavam que a defesa dele estava sendo "cerceada pela impossibilidade de conversas reservadas" com Cachoeira.  Cachoeira também foi convidado a falar no Conselho de Ética, como testemunha de defesa de Demóstenes, mas não compareceu. A presença dele no Congresso foi em uma reunião da CPI, que trata do mesmo assunto, mas, lá, ele permaneceu calado por cerca de cinco horas, alegando que "iria preservar o direito dele de permanecer em silêncio", respaldado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal.  Integrantes da CPI estudam criar um grupo pequeno de parlamentares para ir até a cadeia onde o bicheiro está preso em Brasília para tentar obter informações. Segundo a mulher do bicheiro, Andressa Mendonça, ele estaria disposto a falar. O assunto foi tema de debate, mais cedo, pelos integrantes da CPI, mas, por falta de acordo, não foi aprovado.

domingo, 1 de julho de 2012

Que Deus tenha piedade de Igaracy.

Veja a realidade que ocorre em Igaracy. Estas fotos retratam a realidade da politicagem de nossa Igaracy. Os políticos quando querem votos, ficam dessa forma humildes e olhares dóceis. Essa é a mega armadilha para poder conquistar, enganar e fisgar o eleitor, para que tenha confiança neles. É justamente neste período, que o eleitor é importante, com tanta humildade dos políticos não tem quem não caia.  São caracteristicas dos falsos politicos: Abraçar amigos e não amigos com tapinhas nas costas, abraçar crianças sujas, colocar  menino pequeno nos braços, participar de final de campeonato em interior, pagar refrigerantes ou bebidas para grupos de amigos, acenar para pessoas nas ruas, se aproximar de quem nunca foi visto por eles como amigo começa a falar com tudo e com todos, visitar velório em tempos eleitorais, tomar café na casa de pobres e muitos outros fatos que acontecem que só os eleitores conhecem. Lá no Vale do Piancó tem um politico que tem o costume de chamar as mulheres de Neguinha, quando não sabe ou lembra seu nome. Imagine que muitas deles acham que é um tratamento  carinhoso. Mas não é não. É porque ele não  sabe o verdadeiro nome delas e pra pagar mico, o tratam assim.  Veja agora essa outra foto do gato de cor cinza. 
Isso  é como eles ficam quando conseguem ganhar as eleições, ficam arrogantes, dono do dinheiro publico, olham com vista grossa para o pobre é nada mais nada menos, que uma tática de desprezo por está no poder. Durante este período de poder, ninguém mais tem direito só ele. O direito você só terá novamente quando chegar às próximas eleições, então você volta a ter valor. Vamos ter cuidado na hora da escolha de quem pode comandar nossa cidade. Quem se elege para cargo eletivo costuma tomar gosto pelo poder e quase todos se transformam em políticos carreiristas e, de quebra, ainda puxam familiares e parentes para a vida pública. Vão acumulando décadas de mandatos no Executivo ou no Legislativo. Só param mesmo quando se envolvem em escândalos e são forçados a sair pelas portas do fundo ou então são reprovados nas urnas pelos eleitores. Mesmo assim, muitos ainda insistem com candidaturas, já que o sistema político estabelece eleições no país a cada dois anos.   É quase impossível entender essa dinâmica, porque ela não se sustenta em uma ideologia que preze pelo bem coletivo. São apenas interesses pessoais em jogo, nada mais, numa busca desenfreada pelo bojo do poder.  Hoje, nossa cidade de Igaracy está abandonada e povo clama por melhor qualidade de vida”. O que não está abandonado em nossa Igaracy é o poder. Esse sim, tem dono e é bem disputado. Nunca ví o prefeito discutindo sobre qual o melhor projeto pra governar a cidade, apontando soluções para determinadas problemáticas. Assim é a tônica de nossa política provinciana, onde os interesses pessoais prevalecem. Há ainda um grande distanciamento de uma organização partidária voltada para debater os problemas de nossa cidade, o que se tem são apenas projetos pessoais e não planos de governo. Tudo pelo poder. Essa forma de “loteamento” do poder é herança de uma estrutura político-administrativa do período colonial, que se arrasta até os dias atuais. Quando lemos “Os donos do poder” entendemos que isso vem de uma política praticada no período colonizador, passando pelo “coronel” campesino ou o plutocrata urbano, até o político profissional dos tempos modernos, evidenciando que pouca coisa mudou.  Assim, a única coisa que uni os politicos de Igaracy é o desejo de permanecer no poder, nem que para isso tenham que mudar de opinião de hora em hora.