QUANTA DIFERENÇA. Veja quando podíamos caminhar na praça. A criançada podia brincar e correr. Hoje se transformou-se numa verdadeira favela de barracos interrompendo
o passeio, com o centro da praça onde deveria existir um relógio,
transformou-se também de forma ilegal em um bar, abarrotada de mesas
para consumo de bebidas alcoólicas quando deveria ser utilizadas para
laser da população.
domingo, 26 de julho de 2015
domingo, 19 de julho de 2015
segunda-feira, 25 de maio de 2015
domingo, 24 de maio de 2015
sexta-feira, 15 de maio de 2015
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Deputado Parasita.
A Câmara dos Deputados paga R$ 1.495 por almoço do
deputado "parasita"
Benjamin Maranhão. Enquanto isso o INSS nega a um pobre trabalhador rural que
acabou morrendo sem conseguir sua tão sonhada a aposentadoria rural no valor de
01 salário mínimo. R$ 1.495,00 por um almoço em Brasília e pago com
dinheiro público. Se você acha impossível, então leia! Esta não é a
primeira vez e certamente não será a última que falo sobre a Cota para o
Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). A Ceap é um recurso financeiro
disponível a todos os deputados federais e o seu valor varia de acordo com o
estado de origem do parlamentar. Hoje, para os deputados do Distrito Federal, cabe
o menor valor – R$ 27.977,66. Aos deputados de Roraima, o maior valor – R$
41.612,80.
Mas, para que serve esta verba?
Teoricamente, a Ceap é “destinada a custear
gastos exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar,
observados os limites mensais estabelecidos no Anexo…” (Ato da Mesa 43/2009). O Artigo 2º
do Ato da Mesa 43/2009, no item VI diz que o parlamentar pode utilizar deste
recurso financeiro para custear despesas com refeições. Entretanto, apesar de
não estar explicitado, outras pessoas não podem se beneficiar deste recurso,
como assessores, secretários, amigos e parentes, uma vez que… “Na Administração
Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração
particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração
Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”. Meirelles (2000, p.
82) Com absoluto descaso ao que é público e sem tomar conhecimento do que
a lei determina, alguns deputados utilizam esta verba para pagar despesas com
refeições não apenas dele. Pelo menos esta é a dedução óbvia que temos ao
comparamos as notas e cupons fiscais utilizados para o ressarcimento (logo apresentarei
outros casos similares).
O
fato:
Nota apresentada pelo deputado garantiu o
ressarcimento depois cancelado pela própria Câmara. Era um domingo,
primeiro dia de fevereiro do ano de 2015. Vários parlamentares se reuniram num
dos mais sofisticados e caros restaurantes de Brasília, o Dom Francisco,
localizado à beira do Lago Paranoá. Um verdadeiro cartão postal. A
reunião tinha o propósito de comemorar a posse dos deputados federais. Alguns
poucos “barrigas-verdes” da política se misturaram às velhas raposas
matraqueadas e sorridentes. Um deles, Benjamin Maranhão (SD-PB), após
ignorar a ética que deveria fazer parte de sua jornada política, resolveu que a
sociedade trabalhadora brasileira deveria pagar a sua conta, a módica quantia
de R$ 1.495,00. Mas, como alguém sozinho poderia gastar tanto assim com
alimentação em uma única refeição? Talvez não fosse difícil se ele estivesse em
Mônaco ou Abu Dhabi. Mas a trágica história aconteceu em pleno Planalto Central
brasileiro. No cardápio do pomposo restaurante, o prato mais caro é
Bacalhau na Brasa e ele não sai por menos de R$ 199,80. Mas, ainda sim, como o
nobre parlamentar conseguiu chegar ao valor de quase R$ 1.500,00?
Não é preciso dizer que é humanamente impossível
neste caso, que uma única pessoa consiga consumir quase dois salários mínimos
num único almoço, sendo que bebidas alcoólicas não podem ser ressarcidas.
Então, como se chegou a este valor?
Em contato telefônico com o Noel, assessor do deputado,
me foi prometido o esclarecimento do fato no dia seguinte, mas a promessa não
foi cumprida. Antes de publicar meu vídeo semanal no Youtube que abordaria inclusive este
tema, eu entrei em contato com a Câmara solicitando esclarecimentos acerca
deste ressarcimento pouco usual. O vídeo foi ao ar no último dia 29
e neste mesmo dia, a nota fiscal citada “sumiu” do Portal de Transparência da
Câmara. A explicação veio no dia seguinte em forma de e-mail. A Câmara
reconheceu o erro e solicitou ao deputado o ressarcimento ao erário público que
foi prontamente atendido pelo parlamentar. Câmara admite pagamento indevido a
deputado. Porém, tanto o deputado quanto sua assessoria se mantiveram em silêncio,
demonstrando que não há interesse por parte deles de esclarecerem os fatos à
sociedade brasileira e nem mesmo a seus eleitores. Para muitos, o caso poderia
ser considerado encerrado. Mas há fatos nessa história que ainda precisam ser
explicados:
1 – Que tipo de verificação é realizada nos gastos
da Ceap pela Câmara que não identificou este absurdo?
2 – Até que ponto este trabalho da Câmara é
confiável?
A verdade é que esta verba indenizatória é
extremamente mal utilizada. Inúmeros casos envolvendo abusos com o uso deste
dinheiro já viraram notícias aqui no Congresso em Foco e em outros tantos meios
de comunicação. Já houve a “farra das
passagens”, a “farra do cotão”, a “farra da TV por assinatura” e tantos outros
casos que não é compreensível entender como ainda nenhum deputado tenha tomado
a frente para exigir mudanças radicais no uso indiscriminado deste dinheiro
público. Em fevereiro, o Congresso em Foco publicou os gastos
estratosféricos com esta verba na legislatura passada. Foram R$ 753 milhões.
Dinheiro suficiente para erguer 11 mil casas populares ou ainda tirar da
miséria absoluta, um milhão de famílias. Este ano, até agora, a conta já passa
dos R$ 20 milhões. A OPS (Operação Política Supervisionada)
trabalha diariamente levantando dados, cruzando informações e denunciando os
atos “estranhos” e “inadmissíveis” praticados por políticos que, assim como o
Sr. Benjamin Maranhão, não tiveram ao menos a hombridade de se
manifestarem publicamente. Infelizmente muitos outros casos ainda serão, em
breve, apresentados aqui por mim.
sexta-feira, 1 de maio de 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
BRITO JÚNIOR participa de reunião juntamente com o Presidente Estadual do Partido Social e líderes para definir implantação do novo partido nos municípios do Vale do Piancó
Um novo momento político/partidário no Vale do Piancó teve seu embrião
lançado neste domingo (26) com a chegada formal do Partido Social PS-30,
visando sua implantação nos municípios da região. Em reunião realizado
na cidade de Santana dos Garrotes, o presidente estadual da nova sigla,
advogado Gildásio Alcântara, falou sobre a fundação na Paraíba e chegada
nos municípios do interior. A sigla já conta com militantes em João Pessoa, Campina Grande e dezenas
de outros municípios, onde estão sendo nomeadas as comissões municipais
já trabalhando projetos para as eleições de 2016. Em todo o Brasil, a
legenda já está presente em 18 estados. Criado em 2008, sua
regularização será oficiada agora em maio próximo no TSE. Regulamentado na Justiça Eleitoral estará apto para concorrer às
próximas eleições municipais, reservadas aos cargos de Prefeito,
Vice-Prefeito e Vereador. Acompanhado de Adelk Dantas [da cidade de
Fagundes] e Brito Júnior, integrantes da Executiva Estadual, Gildásio
ficou entusiasmado com a força do GI de Santana, grupo liderado pelo
vereador Rênio Macedo, presidente da câmara municipal local, e do GI de
Itaporanga, grupo liderado jornalista Ricardo Pereira, com votações
expressivas já comprovadas. Em Santana, além de Rênio, presença do vereador Dida, e demais integrantes do chamado Grupo Independente - GI, bem como, de integrantes do PSDB e PSB, como Dr. Saturnino e Noilton. De Itaporanga, acompanhando o jornalista Ricardo Pereira, esteve o advogado Neto Ferreira. Os dois grupos vem se projetando como opções viáveis para a sucessão municipal do ano que vem. Gildásio disse que o partido valoriza bastante seu filiado e incentiva a construção de uma sociedade menos desigual, por meio da participação consciente na política. Busca ter em seus quadro políticos idealistas, jovens e mulheres, compromissados com a valorização da economia ambientalmente equilibrada e auto sustentável. Pontuou que o partido tem como inspiração os valores e propósitos da luta em prol de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Diversos oradores usaram da palavra e em seguida todos participaram de um almoço promovido pelo presidente Rênio Macedo. Gildásio deve retornar ao Vale do Piancó na segunda quinzena de maio para um encontro político em Itaporanga que englobará vários outros municípios, capitaneados pelo jornalista Ricardo Pereira. "O Vale abraça com carinho os propósitos do PS que com certeza será uma peça fundamental para construção de um novo momento em nossa região", disse Rênio Macedo.
sábado, 25 de abril de 2015
terça-feira, 7 de abril de 2015
Reliquia Destruida
Apesar de rustre para os dias atuais, a casa ao fundo conhecida como a CASA DE DONA ETELVINA hoje, resta só lembrança. Era destaque por sua localização. Parece que ADMINISTRAR para os políticos de Igaracy é destruir. Assim fizeram com 02 quadra de esportes a primeira localizada na estrada do rio beco, a segunda destruiria na gastão anterior, ainda o parque infantil e finalmente o grupo escolar onde a maioria da população lá estudaram. Vamos parar com isso!domingo, 5 de abril de 2015
Nota de Falecimento.
É com imenso pesar que comunica o falecimento de Antônio
Diniz ocorrido nesta madrugada na Cidade de João Pessoa. Com os sentimentos de
solidariedade à família informa que a missa de corpo presente será realizada amanhã
dia 06 (segunda-feira), na Igreja Nossa Senhora dos Remédios em sua cidade natal
de Igaracy. O sepultamento ocorrerá logo após no Cemitério Municipal. O falecido
era casado com dona Socorro Diniz e deixa 05 filhos.
Assinar:
Postagens (Atom)



