segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dado como morto, idoso aparece no próprio enterro no Piauí

A família de Manoel Romão, 67, vai levar um bom tempo para se recuperar do susto tomado neste fim de semana. Na madrugada do sábado (26), por volta das 5h30, o irmão e sobrinhos dele foram informados que Romão teria sido atropelado enquanto andava de bicicleta, e que deveriam ir ao local reconhecer o corpo.  O acidente ocorreu na BR-343, em Piripiri (165 km de Teresina). A notícia da morte mobilizou familiares, e os dois filhos da "vítima" que viajaram do Rio de Janeiro especialmente para o enterro. Mas tudo não passou de um engano, e Manoel Romão está vivo e passa bem. Entretanto, entre a falsa notícia da morte e a informação de que ele estava vivo foram mais de 24 horas. "Chegou a notícia, e meu irmão foi com meu tio para identificar o corpo. E tudo indicava que fosse ele, eram parecidos. As autoridades disseram que tinham de mandar o corpo para Teresina", disse a sobrinha de Romão, Rosa Maria de Oliveira. O corpo foi levado então para o IML (Instituto Médico Legal) de Teresina, no início da tarde do sábado. Lá, o irmão de Romão assinou a liberação do corpo, após ter sido realizado o exame de digital, que teria confirmado a identidade.  A necropsia terminou apenas à noite, e o corpo só chegou ao velório às 23h. "Quando chegou, todo mundo acho diferente. Todos que vinham olhar diziam que não era ele. Mas meu tio disse que era, que em Teresina tinham reconhecido a digital", afirmou Oliveira.  Mesmo na dúvida, a família seguiu para o enterro, marcado para as 8h deste domingo (27), no cemitério de Piripiri. Ao chegar lá, veio a notícia que todos suspeitavam.  "Já por volta das 8h, chegou um vizinho gritando: 'estão enterrado o homem errado'. O enterro então foi parado já com o caixão enterrado a meio palmo. Aí saíram e encontraram meu tio [no distrito São Luís, na zona rural do município], vivo, e o trouxeram para o cemitério", contou.  Na verdade, descobriu-se que o corpo que estava no caixão prestes a ser enterrado era o de Eliomar Moreira Félix. Romão estava com amigos.  "Ninguém sabia se chorava, se achava a graça. Meu tio, ao saber, ficou atordoado, sem entender. Depois de um tempo, todo mundo ficou muito feliz", disse.  Segundo a Delegacia Regional de Piriripi, o delegado Gustavo Jung foi até Teresina, nesta segunda-feira, para apurar o que levou ao erro no caso. A princípio, o caso está sendo tratado apenas como erro de identificação familiar, e sem abertura de inquérito. O UOL tentou falar com para o IML de Teresina e com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Piauí, que responde pelo IML, mas as ligações não foram atendidas.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mick Jagger assume culpa pelo primeiro gol da Alemanha: 'mas não dos outros seis'

Em entrevista ao The Sun, Mick Jagger ironizou sua fama de pé-frio. Com fama de pé-frio nos jogos da Copa do Mundo, o roqueiro Mick Jagger ironizou sua fama ao ser questionado pelo jornal The Sun se ele foi o causador da derrota do Brasil para a Alemanha. "Eu posso assumir a responsabilidade pelo primeiro gol alemão, mas não os outros seis", brincou. Mick veio ao Brasil para acompanhar o campeonato e passar mais tempo ao lado do filho Lucas, fruto do antigo relacionamento com Luciana Gimenez. No dia da derrota do Brasil, ele estava no Mineirão torcendo pela seleção brasileira. A reputação de pé-frio começou na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando ele apoiou a Inglaterra, os EUA e o Brasil em jogos diferentes e todos os times perderam as partidas. Luciana Gimenez chegou a defender o ex nas redes sociais. "Agora é responsabilidade do Mick, que faz sucesso há 50 anos, lota show, um cara do bem, meu amigo e pai do meu filho de 15 anos que está sofrendo cyberbullying. Como mãe gostaria de falar a vocês que fazem esse tipo de bullying que pensem antes, por apesar de parecer só um mito, o Mick é uma pessoa igual a todos nós e não merece ser tratado assim pelos brasileiros", escreveu ela em um post no Instagram. 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Filho de Pelé é preso por envolvimento com tráfico

O ex-goleiro e filho de Pelé, Edson Cholbi do Nascimento, conhecido como Edinho, foi preso na manhã desta terça-feira, em Santos, por envolvimento com uma quadrilha de tráfico de drogas. Em 1º de junho, Edinho foi condenado a cumprir 33 anos e quatro meses de reclusão, mas respondia à acusação em liberdade. De acordo com a Delegacia de Investigaçõe Gerais de Santos, ele foi detido em casa após receber um mandado de prisão e não ofereceu resistência. Ele foi transferido ao 5º DP de Santos, no bairro do Bom Retiro. A pena de Edinho é a mesma de outros quatro acusados de estarem envolvidos no esquema: Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas ("Naldinho"), Clóvis Ribeiro ("Nai"), Maurício Louzada Ghelardi ("Soldado"), e Nicolau Aun Júnior ("Veio"). A decisão foi tomada pela juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande. De acordo com ela, Edinho fazia uma ponte entre os braços armado e financeiro da facção, que teria conexões com o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, abastecendo a capital fluminense. Ghelardi era o responsável em ocultar bens, Aun Júnior cuidava da parte financeira, Barsotti de Freitas era o líder da quadrilha e Ribeiro o número 2 na hierarquia. As investigações do caso começaram em 2005, com a Operação Indra, organizada pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). Edinho, de 45 anos, foi goleiro do Santos em duas passagens na década de 1990.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Edson esclarece confusão com namorada de Hudson.

Em conversa com CARAS Digital, Edson fala sobre a situação do irmão, Hudson, internado compulsoriamente em clínica de reabilitação, e nega acusações da namorada dele, Thayra Machado, que está proibida de vê-lo após suposto escândalo em clínica: "Ele está lúcido e ciente do que acontece.  O cantor Edson, da dupla sertaneja Edson & Hudson pronunciou-se com exclusivdade para a CARAS Digital nesta segunda-feira, 17, sobre a confusão envolvendo o estado de saúde do seu irmão, Hudson, internado desde março para tratamento de dependência química e Thayra Machado, namorada do cantor.  "Muito triste passar por tudo isso, sabendo o que de fato aconteceu. O Hudson precisa de tratamento e isso é inegável. Nossa família está unida, lutando pela recuperação do meu irmão. Rezo para que ele saia logo, para que possamos voltar aos palcos juntos. As pessoas, o público e os fãs que amam o Hudson querem vê-lo curado e livre de tudo isso! Peço a união dos fãs neste momento. Amo meu irmão e sei que tudo isso irá passar", afirmou o cantor, que explica que o cantor está lúcido e ciente do tratamento.  A assessora do cantor, Bianca Ceará, também aproveitou para esclarecer as acusações de  Thayra de que estaria impedida por Edson de ver o sertanejo e de que ele estaria sendo dopado e mantido na clínica à força e por um período maior do que o necessário.  Internação compulsória e sem previsão de alta. "Nada disso é verdade. O Edson, aliás, nem tem nada a ver com isso, a Thayra está enganada. O que acontece é que o Hudson estava internado desde março e o pai dele, Jerônimo Silva, achou que a clínica em que ele estava não trazia resultados satisfatórios. Diante disso, reuniu diversos laudos médicos e pediu ao juiz uma internação compulsória em outra clínica. O pedido foi atendido e o Hudson foi transferido, seguindo em reabilitação. O estado dele é grave no sentido de que não pode sair de lá e está sem previsão de alta. O Hudson está sendo submetido a um tratamento intensivo, mas obviamente não corre risco de vida ou nada do tipo", esclareceu.  Namorada do cantor Hudson diz que é impedida de vê-lo.  A assessora da dupla também explicou porque Thayra não está podendo visitar o namorado na nova instituição. "O que a Thayra está fazendo, lançando essas acusações falsas, é uma atrocidade. O que aconteceu é que ela fazia visitas regulares a ele sem qualquer problema. Da última vez que foi, chegou em um dia diferente do determinado para visitas e causou um escândalo. Thayra gritou muito, tentou tirar o Hudson à força da clínica e chegou a chamar a polícia, causando transtorno não apenas para o Hudson, como para outros pacientes com suas atitudes impulsivas e agressivas. Ela está tão fora de si que acusa o Edson da internação quando o pedido veio do pai dos dois - e foi acatado pelo juiz. As visitas delas estão proibidas enquanto ela tiver esse tipo de comportamento porque ele precisa de paz e tranquilidade para seguir se tratando. Não é nada pessoal: qualquer pessoa que tivesse esse tipo de atitude durante as visitas seria imediatamente proibida de vê-lo", completou. Bianca esclareceu ainda que, nesse momento, somente o pai dos sertanejos, Jerônimo, está tendo acesso ao filho, mas que novas visitas, incluindo a do irmão, Edson, serão liberadas em breve. O sertanejo estaria, inclusive, muito abalado com as acusações de Thayra. + Cantor Hudson se interna em reabilitação: "Preciso me curar". "Edson tem chorado muito e está abalado"  "Ele tem chorado muito, está chateado e abalado. Todo mundo que acompanha a dupla sabe do amor e da devoção que ele tem pelo irmão. Edson está, inclusive, terminando um álbum que vai se chamar De Edson para Hudson, em homenagem ao irmão. A gente viu o que aconteceu com nomes como Amy Winehouse e Chorão, que não receberam tratamento médico. O Hudson tem que se tratar para não ter o mesmo fim. A Thayra não percebe isso", explicou. A assessoria também rebateu as acusações de que Hudson estaria dopado. "Isso é mentira. O Hudson está extremamente lúcido e ciente do que acontece, e está muito triste com essa situação. Acontece que é preciso ter paciência, o tratamento não se faz do dia para a noite", finalizou.  Nesta segunda-feira, 7, a clínica em que o sertanejo está internado também se pronunciou através de comunicado oficial:  "A Clínica de Reabilitação em dependência química informa que o paciente Hudson Cadorini Silva, encontra-se internado nesta instituição sob os meus cuidados médicos, após ação de internação compulsória, movida pelo pai, Jerônimo Silva. O paciente segue quadro estável de saúde, ainda em processo de investigação diagnóstica e sem condições de alta. O tratamento médico oferecido está dentro dos padrões internacionais. O paciente e seu representante legal, Jerônimo Silva, são informados periodicamente sobre a importância de todos os processos terapêuticos oferecidos e significados dos resultados dos exames estabelecidos.  Devido a natureza e gravidade do seu quadro, as visitas seguem padrão igual ao qualquer estabelecimento de saúde que preste assistência a pacientes internados, havendo a necessidade de algumas restrições, por provocarem transtornos emocionais, o que acarretaria malefícios significativos ao tratamento e a recuperação.  Acusações de abusos e má conduta são infundadas. Farta documentação médica está à disposição da família e do paciente a qualquer momento e quando dá alta". Dr. Fábio Roberto de Oliveira Pinheiro. Médico Psiquiatra - CRM 53.924.  

Entenda o caso: Recentemente, Thayra Machado, namorada do cantor, resolveu vir a público desabafar sobre a situação do sertanejo. Em um vídeo publicado no YouTube, ela afirma que está impedida de ver o noivo, internado em uma clínica para dependentes químicos.  Thayra acusa Edson de manter o irmão na clínica por um tempo maior do que o combinado, contra a vontade dele. "Estou gravando esse vídeo porque cheguei no meu limite e pra mim não dá mais. Em março desse ano minha mãe internou o Hudson, a gente conversou bastante com ele e ele viu que realmente tinha necessidade desse tratamento. Só que o combinado com ele foi um prazo de três meses, ele concordou e aceitou. Só que o Edson não gostou dessa clínica que a gente tinha colocado ele e pediu transferência para uma clínica que ele dizia ser melhor e que ele fosse responsável pelo Hudson", explica Thayra.  "Só que de lá pra cá tudo foi ficando mais complicado. Eu vi o Hudson apenas três vezes esse ano, ligações sempre foram proibidas, eu não conversei com ele esse tempo todo. As cartas que antes eram permitidas agora também já não podem mais. Da última visita que tive ele estava contando nos dedos os dias que faltavam para ele ir embora e quando completou essa data eu fui buscar ele junto com meu padrasto, que era o médico particular dele aqui fora. Só que impediram a nossa entrada e falaram que ele não estava mais nessa clínica", continua.  "Como que eles transferem o Hudson de clínica e não me dão satisfação, eu que sou a muher dele? Da mesma forma que eu estou impedida de entrar na nossa casa onde eu morei com ele por um ano, minhas  coisas ainda permanecem lá dentro", desabafou.   Thayra fez outras acusações. "Eu estou aqui para falar pra vocês que agora o Hudson está internado contra a vontade dele e que devido aos fortes medicamentos que ele está tomando ele já não está conseguindo tocar guitarra com a mesma agilidade que ele tinha antes, porque ele fica dopado a maior parte do tempo. A maior vontade dele dentro da clínica era de poder sair e ensaiar e fazer o que ele mais gosta de fazer que é tocar guitarra ficar em cima do palco fazendo show".  O vídeo também conta com uma gravação do sertanejo, feita de dentro da clínica. Hudson faz uma declaração de amor à mulher e diz que beija a aliança todos os dias. "Espero que você tenha paciência de me esperar, porque realmente o meu maior sofrimento é a sua falta. Gostaria de dizer que te amo muito e a vida daqui pra frente será de bênçãos e alegrias. Não sei quanto tempo vou ter que ficar aqui, mas espero que que você me espere de braços abertos. Nunca amei uma mulher na minha vida como amo você", diz o sertanejo.  Thayra encerra o vídeo pedindo que os fãs compartilhem a mensagem. "Acredito que mais uma vez o Hudson esteja sofrendo uma injustiça muito grande. Acredito que não só eu, como todas as fãs merecem esclarecimento do que está acontecendo com ele. Eu quero o meu marido de volta", diz.  Quando o cantor foi internado, em março, a assessoria do artista divulgou uma nota à imprensa contando que ele passaria por um tratamento intensivo. “Preciso me curar e este é o momento decisivo na minha vida. Peço o apoio e as orações de todos os nossos fãs e amigos. É uma batalha muito difícil de ser vencida, mas estou determinado”, disse Hudson na ocasião. Edson segue cumprindo a agenda de shows da dupla e fez questão de apoiar o irmão. “Partiu dele a necessidade e a vontade do tratamento e eu apoiei. Além de irmãos, somos amigos, parceiros, e tenho um amor imensurável por ele. Tenho certeza que, em breve, e com fé em Deus, estaremos juntos novamente”, endossou no comunicado oficial.  Em 2013, Hudson foi detido por porte ilegal de armas. Em 2012, o cantor sofreu um duro golpe, com a morte da ex-mulher, Letícia Lopes. A jovem morreu com um tiro na cabeça na concessionária do pai, em Limeira, no interior de São Paulo. Na ocasião, Hudson afirmou estar muito abalado com o acontecido.  Hudson e Edson chegaram a terminar a dupla sertaneja e seguir caminhos profissionais separados, mas voltaram a atuar como uma dupla.  Na ocasião, Edson chegou a tatuar o nome de Hudson no braço, como forma de homenagear o irmão.

domingo, 6 de julho de 2014

Duas pessoas morrem e uma fica ferida em acidente envolvendo motos no Vale do Piancó

 O acidente aconteceu a cerca de um quilômetro da cidade, na PB 372 que liga os municípios de Itaporanga a São José Caiana. Acidente mata dois no Vale do Piancó. Um acidente de trânsito no município de Itaporanga, no Vale do Piancó deixou duas pessoas mortas e uma ferida. O sinistro ocorreu entre duas motos que colidiram no último sábado (05). Segundo informações, o acidente aconteceu a cerca de um quilômetro da cidade, na PB 372 que liga os municípios de Itaporanga a São José Caiana.  As vítimas são: Francisco Vitório, 42 anos, natural de Diamante e Marduquel Fidelis, 17 anos, natural de São José de Caiana. A terceira vítima que teve várias lesões foi Aline Lopes da Silva, 18 anos, também de São José de Caiana. Ela foi socorrida para Campina Grande.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Ricardo Coutinho anuncia Lígia Feliciano como candidata a vice governadora na chapa socialista

Após muita expectativa, suspense e adiamento de hora do anúncio, o nome da pessoa que vai compor a chapa majoritária encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), nas eleições deste ano, enfim, foi conhecido. Esposa do deputado federal Damião Feliciano (PDT), e mãe do secretário Renato Feliciano, a médica Lígia Feliciano foi escolhida como candidata a vice governadora na chapa socialista. O anúncio foi feito pelo próprio governador em entrevista coletiva concedida agora a pouco na sede da Associação Campinense de Imprensa (ACI). Além de Lígia Feliciano, estavam na disputa pelo cargo, o empresário Arthur Almeida Bolinha, o ex-senador Efraim Morais (DEM).  Ricardo preferiu um nome que segundo ele, tem mais densidade eleitoral na Rainha da Borborema. O anuncio foi feito ao lado do presidente estadual do PT Charliton Machado, do candidato ao Senado Lucélio Cartaxo,entre outras lideranças.
“Nos queremos nos aproximar e dialogar com setores sociais poucos representados na política paraibana” justificou RC.  O anúncio do vice de Ricardo foi feito em meio a um clima de expectativa e muito suspense. O socialista chegou a oferecer a vaga para outros partidos no intuito de fortalecer a chapa que enfrentará o senador Cássio Cunha Lima, candidato ao governo pelo PSDB e o senador Vital do Rêgo, candidato pelo PMDB.  Inicialmente, RC pretendia acabar com o suspense e anunciar o seu candidato a vice às 10h em entrevista na Associação Comercial. No entanto como ainda estava conversando com outros partidos, ele resolveu adiar o anúncio do nome para às 16h, e mudou a entrevista coletiva para a ACI. Antes de ir para Associação Campinense de Imprensa, o governador Ricardo Coutinho esteve reunido com aliados na casa do deputado federal Damião Feliciano, em Campina Grande. Depois voltou a adiar para às 18h a hora do esperado anúncio.  Por volta das 17h RC e comitiva se reuniram no Hotel Village onde acertaram detalhes do anúncio. Depois de muita expectativa, ele deixou o hotel e seguiu para a ACI acompanhado do deputado federal Damião Feliciano e da médida Lígia Feliciano. Antes do anúncio, o candidato ao Senado Lucélio Cartaxo garantiu que a chapa completa foi fechada na noite da segunda-feira e que será definitiva. Muitos socialistas e pedetistas compareceram a sede da ACI para acompanhar o anúncio.  O deputado Adriano Galdino deixou o suspense no ar, ao garantir que o vice era de Campina e muito conhecido. Durante todo o processo de negociação, Ricardo Coutinho disse que a sua intenção era indicar um candidato a vice de Campina Grande, como fez em 2010 quando escolheu Rômulo Gouveia, hoje filiado ao PSD e que vai apoiar a candidatura de Cássio. Mesmo nunca tendo ocupado cargo público, Doutora Lígia Feliciano sempre esteve envolvida em política, acompanhando de perto o deputado Damião Feliciano. Em 2006 ela chegou a ser lançada candidata a prefeita de Campina Grande, mas a candidatura não vingou. Em 2004, após um acordo do seu agrupamento político com o então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), ela foi candidata a vice prefeita de Campina Grande na chapa encabeçada na época por Rômulo Gouveia.  Oito anos depois reaparece, agora como candidata a vice governadora na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho. DAMIÃO FELICIANO - O deputado federal Damião Feliciano (PDT) declarou que o partido tomou a posição de apoio ao PSB do governador Ricardo Coutinho por coração. Ele também disse que as decisões foram tomadas seguidas pelas emoções após longa conversa com as principais lideranças do partido. - O coração é que manda, a emoção do coração é que direciona. Estamos indo pelo coração, para que mais tarde a gente possa naturalmente tomar a decisão acertada – disse.  A Convenção realizada nesta segunda-feira, no Forrock, decidiu pelas candidaturas de Ricardo Coutinho ao governo e de Lucélio Cartaxo ao Senado, ficando o nome do candidato a vice-governador para ser anunciado nesta terça-feira (1). Durante todo o período da manhã desta terça-feira as especulações sobre o nome do escolhido repercutiu em toda a imprensa paraibana, e os nomes de Daniella Ribeiro e Nilda Gondim eram os mais cotados, porém, nas últimas horas apareceu o nome de Lídia Feliciano, esposa do deputado federal Damião Feliciano, do PDT.

domingo, 29 de junho de 2014

Dirigentes do PSB estão no Cabo Branco para acompanhar a convenção do PMDB

Militância socialista confirma a convocação para participar do evento. Dirigentes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) acabaram de chegar ao Clube Cabo Branco, para participar da convenção partidária do PMDB, neste domingo (29). As presenças indicam que o partido deverá mesmo se coligar com o PSB, que tem o governador Ricardo Coutinho como candidato a reeleição. Em contato com a reportagem do WSCOM Online, o presidente municipal do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, afirmou que os líderes do PMDB e do PT ainda estão conversando e fechando os detalhes da coligação. Segundo ele, a convocação para a militância participar do evento ocorreu na madrugada deste domingo (29). Até o momento, o ambiente interno do Clube Cabo Branco está ornamentado com faixas e banners com o nome do senador Vital do Rêgo como candidato a governador.  No entanto, a reportagem já registrou a presença da equipe de segurança do governador Ricardo Coutinho (PSB) no local. O clima entre militantes peemedebistas é tenso no local. Ninguém sabe informar nada com absoluta certeza. Mais informações em instantes.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Executiva do PSB rebate acusações de Rômulo; “um mestre na arte de trair”

QUE VERGONHA. Nota assinada pelo presidente Edvaldo Rosas diz que Rômulo acompanhou todas as negociações a respeito da formação da aliança. Cássio revela ao WSCOM: “Rômulo será acolhido com respeito e amizade”do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu nota oficial, na tarde desta sexta-feira (27), rebatendo as afirmações do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que horas antes anunciou rompimento político com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Assina o documento o presidente da legenda, Edvaldo Rosas. Segundo ele, o vice-governador protagonizou “um dos capítulos políticos mais sórdidos da história da Paraíba”. “Revelou-se um mestre na arte de trair. Um artífice no ofício da indecência. Um artista do oportunismo”, diz trecho da nota, que ainda classifica as razões apresentadas por Rômulo para o rompimento como “pronunciamento rasteiro”. “Seu discurso violentou a realidade. Sua atitude golpeou a moral”, complementa.  Edvaldo Rosas ainda afirmou que Rômulo Gouveia participou pessoalmente de todas as tratativas envolvendo a construção das alianças partidárias de apoio à reeleição do governador, inclusive, sobre a união com o Partido dos Trabalhadores (PT), que culminou na indicação do Executivo Lucélio Cartaxo (PT) para o Senado. “O próprio governador Ricardo Coutinho o manteve informado das discussões em torno das eventuais composições, dando andamento ao processo tão somente após receber do próprio vice-governador o aval para que concretizasse as alianças dispondo, livremente, dos espaços na chapa majoritária em favor da continuidade desta gestão”, assegura. 

Confira abaixo a nota do PSB, na íntegra:

Cássio revela ao WSCOM: “Rômulo será acolhido com respeito e amizade”Nota Oficial
A Paraíba presenciou nesta sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, um dos capítulos políticos mais sórdidos de sua história. E o vice-governador Rômulo Gouveia ficará marcado para sempre na memória do paraibano como o mais legítimo protagonista desse nebuloso enredo. Revelou-se um mestre na arte de trair. Um artífice no ofício da indecência. Um artista do oportunismo.
O PSB, o governo do Estado e, certamente, toda a Paraíba acompanharam com indizível surpresa o pronunciamento rasteiro do vice-governador Rômulo Gouveia anunciando, de uma hora para outra, aliança política com as forças atrasadas que combatem conquistas históricas deste governo.  Seu discurso violentou a realidade. Sua atitude golpeou a moral.  O vice-governador Rômulo Gouveia acompanhou pessoalmente todas as discussões a respeito das alianças partidárias com vistas ao processo eleitoral deste ano. O próprio governador Ricardo Coutinho o manteve informado das discussões em torno das eventuais composições, dando andamento ao processo tão somente após receber do próprio vice-governador o aval para que concretizasse as alianças dispondo, livremente, dos espaços na chapa majoritária em favor da continuidade desta gestão.  Tanto que, para romper, o vice-governador Rômulo Gouveia agiu com a mesma falta de coragem de seu eterno chefe e mandatário político, evitando olhar nos olhos do governador Ricardo Coutinho.  Até hoje, não houve uma frase ou gesto sequer do vice-governador Rômulo Gouveia que impedisse o PSB de seguir em frente nas discussões com outras forças políticas. Nem depois que o governador Ricardo Coutinho tornou público o, até então, gesto de grandeza e espírito de coletividade assegurado pelo vice-governador. Agora, somente depois de a farsa ter sido desmascarada pelo próprio autor, é que se pode imaginar que tudo não passou de uma encenação.  Algo que pudesse fazer o vice-governador sair de cena sem dispor de mãos, maliciosamente, contempladas.  O que não se poderá apagar, mesmo com a desfaçatez de seu discurso mais recente, é a memória que ele possui dos benefícios que o governo do PSB fez à Paraíba aos paraibanos. Aliás, devemos reconhecer, são poucos os homens neste estado, que saibam tanto quanto o vice-governador Rômulo Gouveia dos investimentos em todas as áreas e em todos os municípios feitos por este governo.  O que não se poderá apagar, mesmo com o cinismo de suas palavras, é a quantidade de espaços que ao longo desses três anos e meio o vice-governador Rômulo Gouveia pôde dispor.  A Paraíba deverá levar muitos anos para descobrir o que realmente aconteceu de uma noite para outra.  O PSB e o governador Ricardo Coutinho, diferentemente, não perderão uma noite de sono sequer para tentar compreender o ocorrido. Porque mantemos a coerência política e a consciência de que o povo da Paraíba rechaça o oportunismo político tanto quanto ama o trabalho que transforma a realidade do nosso Estado, colocando-o à disposição de seus habitantes e não unicamente de seus governantes.  Vamos continuar dialogando com as forças políticas que pretendem preservar os avanços obtidos nesta gestão.  O PSB e o governador Ricardo Coutinho já enfrentaram e suportaram outras tantas traições. Mas sempre se mantiveram firmes no propósito de construir uma nova política porque temos a convicção de que o povo saber discernir entre aqueles que trabalham tão somente pelo poder daqueles que tem o poder unicamente de trabalhar.
Edvaldo Rosas
Presidente Estadual do PSB

PT Nacional já admite aliança com Ricardo se ele ficar neutro

O presidente nacional  do PT, Rui Falcão, declarou nesta sexta-feira (27) que o Diretório Nacional está insistindo para que o partido apoie  a candidatura de Vital Filho ao governo do Estado da Paraíba, mas que se Ricardo Coutinho não abrir palanque para candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência, a aliança está permitida. A exigência é que o governador mantenha-se neutro durante a campanha. "Na Paraíba estamos insistindo no apoio a Vital do Rego, mas nosso pessoal quer a aliança com o Ricardo Coutinho. Se o Ricardo não abrir palanque para o Eduardo Campos, tudo bem", disse.

Porta voz de RC diz que decisão de Rômulo foi o episódio de traição mais forte da política na PB

COVARDIA: porta voz de RC diz que decisão de Rômulo foi o episódio de traição mais forte da política da Paraíba.
O Secretário de Comunicação do Governo da Paraíba, Luís Torres classificou a decisão do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD) de romper com o PSB como o episódio de traição mais forte da política paraibana nestas eleições.   Em entrevista ao programa Correio Debate, o auxiliar disse ainda que em nenhum momento o vice governador teve a coragem de antecipar a decisão para Ricardo Coutinho, tendo tomado a decisão “na calada da noite”.
“Devo acreditar que todo governo, toda a Paraíba foi pega de surpresa diante de uma postura tomada e negociada por Rômulo e o que mais surpreendeu foi a justificativa dele, que confronta e violenta a realidade”, disse.
Conforme o secretário, Rômulo Gouveia foi informado sim de todas as articulações do PSB, inclusive tendo dado aval ao governador Ricardo Coutinho para debater com outras agremiações.
“Durante todo esse início de processo de alianças, Rômulo foi avisado de todos os passos que foram  adotados em relação às composições políticas, Ricardo tratou pessoalmente com Rômulo sobre essa questão. Ricardo sempre disse que Rômulo era o comandante e condutor do processo de construção da chapa, então, diante disso, eu posso dizer que Rômulo protagoniza um dos episódios de traição mais fortes da política da Paraíba”, asseverou. Torres também acusou o vice-governador de ter articulado o rompimento de forma covarde, já que não teve, em nenhum momento, a coragem de olhar nos olhos do governador para dizer que não estava satisfeito com o andamento das composições.
“Ele não teve coragem de olhar nos olhos do governador, ele tomou essa decisão sem a coragem de fazer pessoalmente, não houve por parte de Rômulo uma frase sequer que viesse a frear as articulações do PSB, pelo contrário, Rômulo deu total aval para que Ricardo pudesse construir as alianças, mas para surpresa de todos, ele aparece agora com um discurso novo, talvez para justificar o injustificável”, reagiu.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PSB, PMDB e PT intensificam conversas para acordão na Paraíba

O que vem sendo divulgado há uma semana ganhou mais força desse final de semana até esta terça-feira. O governador Ricardo Coutinho acelerou na articulação da formação de uma chapa para enfrentar o senador Cássio Cunha Lima, atraindo as duas maiores forças da oposição ao seu palanque. PMDB, PT e PSB já têm, nos bastidores, um acordo prévio de aliança, apesar de todos os seus dirigentes negarem publicamente o assunto. A composição passa pela retirada da candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB).  As últimas horas são de reuniões intensas. Nas conversas com Ricardo, o PMDB quer emplacar as duas vagas na chapa. O PT não abre mão de indicar o senador na chapa socialista. A conclusão das negociações ainda depende do aval de Veneziano e do senador Vital do Rêgo, que ainda oferecem algum grau de resistência.  Informado das conversações, o vice-governador Rômulo Gouveia, pré-candidato ao Senado na chapa do PSB, já passou a consultar aliados e bases para saber qual rumo tomar diante da iminente nova conjuntura.  Em entrevista nesta terça-feira ao Jornal Correio da Paraíba, o ex-governador José Maranhão, presidente estadual do PMDB, já admite discretamente a retirada de candidatura. “Isso não existe, mas pode acontecer”, arrodeou.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Morre "25", último cangaceiro do bando de Lampião.

Está sendo velado em uma das capelas do Cemitério Parque das Flores, no bairro do Farol, em Maceió, o corpo do último componente do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", na manhã desta segunda-feira (16).  Ele morreu neste domingo depois de ter complicações
José Alves de Matos, a direita na época do cangaço.
respiratórias em casa, no bairro do Salvador Lyra, região localizada na parte alta de Maceió. José Alves de Matos era conhecido entre os companheiros como "25". Ele tinha 97 anos e estava na companhia dos netos quando sentiu falta de ar e foi socorrido imediatamente até um hospital particular da cidade, mas não resistiu e morreu.
Momento de descontração no sertão nordestino
Em entrevista ao TNH1, o neto de José Alves, Clayton Matos, disse que foi criado como filho por '25', e que a morte deixou toda a família abalada. "Meu avô fez parte da história do país e foi um grande pai para todos nós", lamentou Clayton. Ele deixa seis filhos e 16 netos.
No ano passado, um colega da 'volante', conhecido como "Candeeiro" também faleceu. Ainda segundo Clayton, '25' e Candeeiro eram muito chegados. "Meu avô vivia de memórias e merece ser homenageado por participar da história do Cangaço", concluiu o neto.
O cangaceiro compôs o grupo liderado por Lampião que atuou entre os anos de 1922 e 1938, quando a volante foi capturada e a maioria de seus componentes degolada. Eles costumavam invadir várias cidades do interior nordestino, praticar saques e enfrentar a polícia local. 
Conhecidos por sua valentia, até hoje os fatos geram polêmica. Enquanto alguns consideram Virgulino herói, para outros ele foi um vilão sanguinário.

terça-feira, 10 de junho de 2014

São Paulo que deixou saudades.



Largo da Sé - 1904
Largo da Sé - 1904
Em destaque a antiga Igreja de São Pedro das Pedras, na esquina da rua Floriano Peixoto. No fim desta rua, parte do Solar da Marquesa de Santos. A rua Floriano Peixoto teve o nome primitivo de rua da Fundição pois abrigava os fundos da Casa da Fundição dos Reais Quintos de São Paulo, que tinha entrada pelo Pátio do Colégio. A instituição começou a funcionar no local em 1730. Fechada e reerguida em 1751, manteve-se em atividade até 1762, foi abolida e depois reaberta, para ser desativada definitivamente em 1818. A troca de nome da rua, homenagem ao presidente da República Floriano Peixoto, deu-se a 1º de agosto de 1907. A Igreja de São Pedro da Pedra (ou dos Clérigos) foi demolida em 1911 e em seu lugar foi construído o edifício Rolim, existente até hoje.
Vista da Estação da Luz - 1902. Tomada da Igreja de São Cristóvão, à época integrada ao Seminário Episcopal. No primeiro plano, à esquerda, vê-se a passagem dos trilhos da São Paulo Railway sob o nível do pontilhão que leva à rua Brigadeiro Tobias, e as edificações da rua da Estação (depois rua Mauá). No centro, ao fundo, pode-se ver a torre da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada à alameda Glete, nos Campos Elíseos. E, à direita, em primeiro plano o largo do Jardim, ponto inicial da avenida Tiradentes, seguido de parte do Liceu de Artes e Ofícios, obra de Ramos de Azevedo atualmente ocupada pela Pinacoteca do Estado, e o Jardim da Luz.
Clube de Regatas São Paulo

Clube de Regatas São Paulo. Situado nas imediações da Ponte Grande (atual Ponte das Bandeiras). Fundado em 1903 às margens do rio Tietê, foi um dos primeiros centros esportivos da cidade, sendo sucedido em 1907 pelo Clube de Regatas Tietê

Teatro Municipal - 1920

Teatro Municipal - 1920
Vista do Teatro Municipal e da praça Ramos de Azevedo, provavelmente a partir do edifício da Light. Com as obras iniciadas em junho/1903, foi inaugurado em 12/setembro/1911 com apresentação da ópera Hamlet, diante de seus 1.816 lugares lotados e grande congestionamento de automóveis nos arredores.
Rua 15 de Novembro - 1920
Rua 15 de Novembro - 1920. Em direção à praça da Sé, tomada da praça Antonio Prado. Uma das principais vias públicas da cidade, onde se achavam luxuosos comércios, os mais elegantes pontos de encontro além de grande número de estabelecimentos bancários e profissionais, formava com as ruas Direita e São Bento o chamado “triângulo”, região de grande concentração de lazer e negócios.
Avenida Paulista - 1902
Avenida Paulista - 1902
Vista da avenida Paulista, no sentido da Consolação, a partir do palacete de Adam von Bülow, situado entre as alamedas Campinas, que se vê no primeiro plano, e a Joaquim Eugênio de Lima. O palacete foi substituído pelo edifício Paulicéia, existente ainda hoje no local. No horizonte, o Morro do Jaraguá. A avenida foi inaugurada em 1891 com seus quase 3 km de extensão e 30 m de largura, por vários anos sem energia elétrica e sem calçamento e, em pouco tempo, tornou-se o ponto mais aristocrático da capital, reunindo a elite paulista,  que ali construiu suas sofisticadas mansões.
Mosteiro de São Bento - 1920
Mosteiro de São Bento - 1920. Vista frontal do Mosteiro de São Bento e do largo de mesmo nome. O novo edifício, que substituiu o primitivo mosteiro, teve sua pedra fundamental lançada em 13 de novembro de 1910 e sua cerimônia de sagração em 1922. À direita pode-se ver o início da rua Florêncio de Abreu.

Largo de São Bento - 1920
Vista do largo de São Bento, em direção à rua São Bento e à Igreja de São Francisco, cujo frontão pode-se vislumbrar ao fundo. O casario que se vê à esquerda mantém-se até os dias de hoje com as mesmas características, da mesma forma ocupado por estabelecimentos comerciais.  No centro, à esquerda, na esquina com a rua Boa Vista, vê-se o prédio do famoso Hotel d’Oeste, reconstruído após incêndio de 1901 e, à direita, área que fora do jardim, agora tomada pelos automóveis.
Ponte Metallica na Rua da Republica 1915
Ponte Metallica na Rua da Republica 1915.
Vista de uma das pontes metálicas da praça da República, ainda lá existente, apesar das inúmeras transformações ocorridas na praça. 
 
Palacete Prates - 1920


Palacete Prates - 1920. Vista em perspectiva do Palacete Prates, a partir do Viaduto do Chá. Construído em 1911 e adaptado em 1913 para abrigar o Automovel Club, foi demolido em 1950. Atualmente, no local está o edifício Conde Prates, inaugurado em 1957.

Rua 15 de Novembro em 1912
Rua 15 de Novembro em 1912.  Vista da rua 15 de Novembro, na confluência com o largo da Sé.  No centro da imagem está o edifício da Casa Lebre, na esquina com a rua Direita, e a Casa Baruel, no edifício com a cúpula. No edifício da direita, funcionava o antigo Café Girondino. Por Guilherme Gaensly. O artista suíço (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos da entrada do século XX em São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Light & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas as imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a Louisiana Purchase Exposition, em Saint Louis (EUA), no ano de 1904. Fonte: Coleção  Folha São Paulo Antiga.