domingo, 21 de novembro de 2010

Igaracy um Município que vive sob domínio político de duas famílias


Parece coisa da República Velha quanto à alternância de poder seria somente entre Minas Gerais e São Paulo. Pois, por incrível que pareça o nosso Município de Igaracy vive esse dilema desde que emancipou de Piancó no ano de 1961. De lá pra cá todos os Prefeitos pertencem ou a família Costa Brasileiro ou Lucas de Lima, com exceção apenas de Dr. Olívio Bandeira eleito em 1976.

Igaracy, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 6.716 habitantes. Área territorial de 192 km². Limita-se com os municípios de Aguiar, Coremas, Piancó, e Itaporanga, continua a viver um sistema político dominado, exclusivamente, pelas famílias Costa Brasileiro ou Lucas de Lima.
Em Igaracy, praticamente, não existe “político forte” que faça oposição a estas famílias, o que proporcionam eleições tranquilas e sem acirramento. O domínio das famílias lembra um sistema feudal. Atualmente o prefeito é Juscelino Farias de Lima, conhecido por “Celino”, pai e irmão dos ex-prefeitos Juciano Lucas de Lima e Djacy Brasileiro.
O poder em Igaracy tem dono. O que não tem dono lá é a cidade, Não tem quem zele por ela, pois vive em decadência, subdesenvolvida e parada no tempo. A renda da população é proveniente da agricultura, aposentadoria, do funcionalismo público, e dos contratados municipais. O costume político adotado é de fazer o povo humilde precisar sempre de apoio estrutural e financeiro dos políticos.

Já diz o ditado, “O povo tem o governo que merece”. O prefeito que fora novamente eleito, continua a comandar o seu reino, dando esmolas ao invés de ensinar o povo a pescar. Com isso o povo de Igaracy continuar a viver na miséria e os poderosos no luxo e com excelente qualidade de vida.

A mudança parece ser um sonho distante. Primeiro porque ninguém teve, até o momento, à vontade de ingressar na política deste município com força política, apresentando projetos e ações; Segundo porque o próprio povo se recusa a oferece espaço para a mudança. Em cidades, de interior, principalmente, onde não há equilíbrio dos poderes, onde não há oposição, a sociedade acaba convivendo com um regime ditatorial. Afinal, em terra onde somente duas famílias mandam não existe democracia.
Veja o quadro das Eleições:

Eleições 1962 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 1ª eleição
Prefeito: Sebastião Clovis Brasileiro


Eleições 1966 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 2ª eleição
Prefeito: João Costa Brasileiro


Eleições 1969 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 3ª eleição
Prefeito: Juarez Lucas de Lima


Eleições 1972 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 4ª eleição
Prefeito: Pedro Brasileiro Neto


Eleições 1976 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS - 5ª eleição
Prefeito: Olívio Assis Bandeira


Eleições 1982 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 6ª eleição
Prefeito: Djacy Farias Brasileiro


Eleições 1988 na Paraíba
Município: BOQUEIRÃO dos COCHOS – 7ª eleição
Prefeito: Francisco Sales Brasileiro


Eleições 1992 na Paraíba
Município: IGARACY – 8ª eleição
Prefeito: Juciano Lucas de Farias


Eleições 1996 na Paraíba
Município: IGARACY – 9ª eleição
Prefeito: Francisco Hélio Costa


Eleições 2000 na Paraíba
Município: IGARACY – 10ª eleição
Prefeito: Francisco Hélio Costa


Eleições 2004 na Paraíba
Município: IGARACY – 11ª eleição
Prefeito: Juscelino Lima de Farias


Eleições 2008 na Paraíba
Município: IGARACY – 12ª eleição
Prefeito: Juscelino Lima de Farias







Nenhum comentário:

Postar um comentário