sábado, 11 de setembro de 2010

HISTORIA DE IGARACY

Resgatar a história de Igaracy nunca foi uma tarefa fácil para qualquer pesquisador. O problema esbarra exatamente na falta de documentos capazes de tirar dúvidas elementares.
Não se sabe, por exemplo, quem foi realmente o primeiro habitante da Cidade. Alguns conterrâneos têm-se debatido sobre o tema e não chegaram a uma conclusão lógica. Acredito que esse resgate preservará para as futuras gerações a memória de nossa Cidade e sua gente. Alguns dos aspectos históricos já deveriam ter sido escrito há muitos anos atrás, através de seus personagens, sejam eles ilustres ou simples anônimos. Nosso interesse não é o de contestar ou entrar em debate com quem for, mas ajudar no processo de compreensão de nossa história a partir dos dados colhidos até o presente. Fatos históricos que ocorreram em nossa Cidade, caíram no esquecimento e fizeram com que a gerações inteiras e sucessivas da juventude Igaraciense perdesse seus referenciais de cidadania e de por amor a terra natal. Portanto, o objetivo desta página, além de despertar o desejo de manter viva a nossa história, servirá também para manter contatos com nossos amigos, parentes e conterrâneos. LOCALIZADA no estado da Paraíba (Brasil), na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 6.529 habitantes. Área territorial de 192 km². Limita-se com os municípios de Aguiar, Coremas, Piancó, e Itaporanga.                          


 ORTOGRAFIA  - Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa este topônimo deveria ser grafado Igaraci. A grafia correta é Igaraci pois prescreve-se o uso da letra "i" para palavras de origem tupi.
O NOME - Vem do tupi canoa grande (referindo-se ao córrego Igaraci). Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para ygara asu, igarassi e finalmente para igaraci. 
 A COLONIZAÇÃO  é relativamente recente. Ela teve seu início em 1902 com a implantação da Fazenda Boqueirão, de propriedade de João Brasileira. Conta a história que certa vez, quando Brasileiro se encontrava na roça, teve um desmaio e ficou inconsciente por muito tempo. No local, fez uma promessa se ficasse recuperado, fazia uma novena para Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, e na última noite levaria um padre e daria uma festa alcançou a graça e cumpriu a promessa. A capela foi construída em 1914. Na época foi organizada uma feira, aos domingos, com grande movimento. O desenvolvimento do povoado teve seu incremento somente em 1930, quando foram construídas novas casas em redor da igreja. Foram seus primeiros moradores João Soares, João Bernardino, Pedro Lopes e Nezinho Severo. Daí por diante o progresso se fez mais acentuado com a implantação de sítios de fazendas e abertura de casas comerciais. Segundo a tradição, o nome Boqueirão dos cochos originou-se dos Cochos com os quais os índios primitivos da região atravessaram o riacho do Boqueirão. Hoje passando a ser chamada de Igaracy.
DISTÂNCIA - O acesso a partir de João Pessoa é feito através da BR-230 até a cidade de Patos, onde tomase a BR-361 na qual percorrer-se cerca de 100 km, após Piancó toma-se a PB-366 à direita,trafegando-se por 20 km até a sede municipal, a qual dista cerca de 420,8 km da capital. CLIMA/TEMPERATURA - Em termos climatológicos o município acha-se inserido no denominado "Polígono das Secas",constituindo um tipo semi-árido quente e seco, segundo a classificação de Koppen (1956). As temperaturas são elevadas durante o dia, amenizando a noite, com variações anuais dentro de um intervalo 23 a 30º C, com ocasionais picos mais elevados, principalmente durante a estação seca. O regime pluviométrico, além de baixo é irregular com médias entre 400 a 700 mm/ano. Devido às oscilações dos fatores climáticos, podem ocorrer variações com valores para cima ou para baixo do intervalo referenciado. No geral, caracteriza-se pela presença de apenas 02 estações: a seca que constitui o verão, cujo clímax é de Setembro a Dezembro e a chuvosa denominada pelo sertanejo de inverno.
GEOLOGIA/SOLO - Os solos são resultantes da desagregação e decomposição das rochas cristalinas do embasamento, sendo em sua maioria do tipo Podizólico Vermelho-Amarelo de composição arenoargilosa,tendo-se localmente latossolos e porções restritas de solos de aluvião. A rede de drenagem é do tipo intermitente e seu padrão predominantemente dentrítico, devido à exist ência de fraturas geológicas, mostra variações para retangular e angula.
GEOGRAFIA - O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[5]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. RELEVO - O relevo acha-se incluso na denominada "Planície Sertaneja", a qual constitui um extenso pediplano arrasado, onde localmente se destacam elevações residuais alongadas e alinhadas com o "trend" da estrutura geológica regional. VEGETAÇÃO - A vegetação é de pequeno porte, típica de caatinga xerofítica, onde se destaca a presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte. CLIMA - O clima é seco e quente, a vegetação rasteira. Abastecida pelas águas dos rios Beco e Cochos, tem no açude também denominado de “Cochos” seu maior reservatório de água. Não existem nela pontos turísticos admiráveis, mas é com a hospitalidade de sua gente que ela se apresenta. Conservam até hoje uma religiosidade adquirida por seus antepassados, e uma grande fé naquela que consideram sua padroeira a Virgem Nossa Senhora dos Remédios. 
ECONÔMIA e COMÉRCIO - A base econômica é a agricultura. Cada planta para o seu próprio sustento. Quem não possui terra, planta em terras arrendadas. Planta-se o milho, o arroz, o feijão, o algodão, a batata. E algumas verduras, apesar de não ter muito apoio técnico por partes de órgãos competentes. A nossa região são atacadas por secas, muitas famílias não têm condições para viverem aqui e se deslocam para outras regiões a procura de trabalho, na maioria das vezes são os homens, e. às vezes é a família inteira que se vai. A região Sudeste (São Paulo) é a mais procurada. Alguns se dão bem, outros não, e muitas vezes não têm sequer condições de voltar. Assim, como tantas outras pequenas cidades sertanejas, marcada pelas secas e pelas muitas dificuldades financeiras, sobrevive, apesar de tudo. As autoridades governamentais só a reconhecem em época de eleição, em busca de votos. Já são passados muitos anos de sua existência, e infelizmente pouco se tem feito por ela. Entra ano, e sai ano, e as coisas continuam da mesma maneira. A principal reivindicação hoje da população é o asfasto.
RELIGIÃO - Predomina religião católica. Só agora é que está surgindo outras religiões. A festa da Padroeira que se realiza sempre no mês de outubro é o acontecimento mais tradicional. È nesse período festivo que muitos filhos da terra que moram em outros lugares se juntam, e é para a cidade um grande acontecimento.
EDUCAÇÃO - De inicio foi bem difícil e muito lento. Existiam poucas escolas e professores. Quando muito se conseguia era terminar o antigo primário. Foi aí que apareceu como educador o Padre Nelson e criou-se o também antigo Ginásio correspondente hoje ao ensino de 1º grau. Em virtude dessas dificuldades muitos estudantes tiveram que se deslocarem para centros mais desenvolvidos à procura de concluir seus estudos. Apesar de tantas dificuldades muitos filhos desta terra que acreditaram no futuro, venceram as barreiras e os desafios conquistaram seus diplomas. Hoje podemos contar que temos vários conterrâneos com diplomas das mais variadas profissões: Médicos, Advogados, Engenheiros, Administradores, Psicólogos, Professores Universitários, etc.                                              


ELEVADA a CATEGORIA de CIDADE - Igaracy foi elevada categoria de cidade quando se chamava de Boqueirão dos Cochos no dia 22 de dezembro de 1961, pela lei n.º 2.681, sancionada pelo então governador Pedro Gondim. Sua instalação oficial só ocorreu no ano seguinte após a 1º eleição saindo vitorioso o Senhor Sebastião    Clóvis Brasileiro. Pouco tempo depois, renunciou, assumindo em seu lugar o vice-prefeito Ildefonso Ribeiro Campos que também por motivo de saúde deixou o cargo para o então presidente da Câmara Juarez Lucas de Lima. A partir desta data foram eleitos os demais prefeitos, vice-prefeitos e câmara de vereadores pelo voto popular, direto e secreto. Antes, o povoado era jurisdição de Piancó, a quem sempre pertenceu até sua emancipação.   A seguir foram eleitos os seguintes prefeitos:  O primeiro foi Sebastião Clóvis Brasileiro, João Costa Brasileiro,Juarez Lucas de Lima, Pedro Brasileiro Neto, Olívio Assis Bandeira, Djacy Farias Brasileiro, Francisco Sales Brasileiro, Juciano Lucas de Farias, Francisco Hélio da Costa, Jucelino Lima de Farias.








O FUTEBOL - O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. E em nossa cidade também não diferente. Antes da chegada da televisão o jogo de futebol era a principal atração nos domingos. Desde a sua fundação, até os últimos tempos nossa Cidade sempre teve uma equipe de futebol respeitável. Veja algumas fotos com suas formações. 
Finalizando deixo esse recado ao Amigo Conterrâneo: "Sem memória, não há história" Estou em busca de mais fatos e documentos para resgatar a origem de Igaracy. O objetivo é juntar fotos, documentos, e tudo mais que possa remeter ao início da cidade. Se alguém quiser oferecer alguma foto, prestar algum depoimento, dar pistas de registros ou contar casos de antigos moradores estarei pronto a recebê-lo. Quase todo mundo tem o pai, um tio, um avó, enfim, alguém da família que chegou na construção da cidade. O material coletado vai fazer parte pra sempre da Memória de nossa Cidade. Esse também é um convite formal para outras pessoas que desejam conhecer nossa cidade e principalmente para a grande quantidade de conterrâneos que vivem espalhados pelo o Brasil afora e há muitos anos não visitam sua Cidade. Esperamos que, de alguma forma, esta publicação ajude ao leitor interessado entender um pouco de nossa história. Enquanto isso não acontece, vejam a grande quantidade de fotos publicadas nesta pagina e assim, possa matar a saudade. Por isso, peço ao amigo internauta e conterrâneo que acessar está pagina dê sua opinião criticando ou não, ou simplesmente para fazer amigos, para possamos melhorar ainda mais com sua sugestão. É o que pude resgatar até agora.  


                                      Manoel Nouzinho da Silva
                                                 Autor

Um comentário: