terça-feira, 30 de setembro de 2014

Justiça obriga INSS a pagar benefício a criança com autismo residente em Igaracy.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá que pagar benefício de amparo assistencial, no valor de um salário mínimo, a um garoto de 7 anos portador de autismo. O pai do menor requereu o benefício junto ao INSS, mas teve o pedido indeferido, pois o órgão previdenciário argumentou que o pedido não se enquadrava no  art. 16, parágrafos 1º, 2ºe 3º do Decreto 604/2007  e paragrafo 3º do art. 16 do Decreto nº 5.564/2008. A família, que é de baixa renda, entrou na Justiça para ter direito beneficio assistencial. Na decisão o juiz estipulou um prazo de 10 dias para que o valor comece a ser pago. Conforme os autos, a família da criança tem renda mensal muito inferior a um salário mínimo, pois, vivem apenas da agricultura. O menino frequenta escola municipal e faz uso contínuo de medicamentos. Para o magistrado, a concessão do benefício, deve ser interpretada de modo a não excluir outros meios de prova da condição de miserabilidade do autor, considerando-se, dessa forma, os aspectos peculiares de cada caso, a fim de se avaliar se resta comprovada tal condição.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PORTAL UOL aponta chances de vitória de Ricardo Coutinho

Depois do lançamento de Marina Silva como candidata a presidente, os pessebistas ressurgiram pelo país afora. O Blog do jornalista Fernando Rodrigues, hospedado no portal UOL, apontou o governador Ricardo Coutinho entre os filiados do PSB com chances de vitória. A Paraíba é um dos três Estados citados como os que ganharam força com o crescimento da candidata Marina Silva, que disputa à presidência da República.  Pós-Marina, PSB se recupera e já disputa 4 Estados com chance de vitória.  No início de agosto, o PSB corria o risco de ficar sem nenhum governador de Estado a partir de 2015, perdendo os 5 que tem no momento. Depois do lançamento de Marina Silva como candidata a presidente, os pessebistas ressurgiram pelo país afora.  Agora, há candidatos do PSB com chances reais de vitória em 3 unidades da Federação (Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba). O partido tem chance também de virar o jogo em Roraima –com a nova configuração de candidaturas naquele Estado.  No Espírito Santo, a disputa continua apertada, mas não tanto como na metade deste ano. O atual governador, Renato Casagrande (PSB), e mais os outros candidatos somados estão a 1 ponto de distância (considerado o limite da margem de erro) do líder das pesquisas, Paulo Hartung (PMDB).  Com 3, 4 ou 5 governadores eleitos, o quadro para o PSB nos Estados já é bem melhor do que o de 50 dias atrás.  Quando se observa a situação geral dos partidos, o PMDB aparece ainda com o maior número de favoritos: 9 candidatos a governador com chances de vitória. Em segundo lugar vem o PSDB, com 6. Depois, o PT, com 4.

Eis a seguir uma compilação feita pelo Blog com as pesquisas mais recentes em todas as 27 unidades da Federação:


 Como se observa, há dois Estados com mudanças de candidaturas e ainda sem pesquisas disponíveis testando os novos cenários. Em Mato Grosso e Roraima, políticos fichas sujas saíram da disputa. Em Brasília, também ocorreu uma troca, mas já há pesquisas para a nova configuração de candidaturas.  No Mato Grosso, a saída de José Riva (PSD) tende a não alterar o quadro de maneira substantiva. Nesse Estado, a liderança folgada era de Pedro Taques (PDT), com 39%.   Já em Roraima, quem deixou a disputa foi o líder nas pesquisas, Neudo Campos (PP). O segundo colocado era Chico Rodrigues (PSB).   Quando se observam os Estados para os quais há pesquisas disponíveis, nota-se que a 2 semanas da eleição, só 10 disputas estaduais devem terminar no 1º turno.   Se as pesquisas forem confirmadas nas urnas, esta será uma das mais apertadas disputas estaduais em décadas. Em 1994 houve apenas 9 eleições de governadores decididas no 1º turno. Nos anos seguintes, o número foi sempre maior.      Os 10 Estados nos quais pode haver uma decisão definitiva em 5 de outubro, com um candidato tendo, pelo menos, 50% mais 1 dos votos, são os seguintes: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.   Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

Do Blog do Fernando Rodrigues

UOL  

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Paraíba tem maior apreensão de maconha da história: 1,5 toneladas.

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa apreenderam na noite desta quinta-feira (19) 1,5 mil kg de maconha, que estavam em um sítio localizado na entrada do distrito de Capim de Mamanguape, Litoral Norte do estado. Essa é a maior apreensão de drogas realizada na Paraíba. Dois homens foram presos.  Leia mais Notícias no Portal Correio. De acordo com agentes da DRE, a Polícia Civil (PC)  descobriu à localização dos entorpecentes através de investigações. No momento da chegada dos agentes da PC ao local, dois homens realizavam a guarda das drogas.  A operação está em andamento e existem suspeitas de que outras pessoas podem ser presas a qualquer momento. 
Outros casos
Em 2013, foram apreendidas três toneladas de maconha, mas não de uma única vez. O procedimento começou depois que a polícia localizou uma plantação de 200 mil pés de maconha em 10 hectares, na cidade de Monteiro, e depois continuou ocorrendo, quando foram recolhidas outras grandes quantidades da droga.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ricardo cresce e diminui diferença de Cássio; Confira números de nova pesquisa

Publicado em 18.09.2014
Pesquisa de intenção de votos, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo instituto Sigma mostra uma redução da diferença entre os dois principais concorrentes ao cargo de governador da Paraíba.  De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) receberia 43,2% dos votos, contra 36,1% do atual governador Ricardo Coutinho (PSB).  Vital Filho (PMDB) recebeu 4,4%, Major Fábio (Pros) 0,5%, Antonio Radical (PSTU), 0.3% Tárcio Teixeira (Psol) 0,2%.   Brancos e nulos totalizam 5,5%. Não sabe 9,1%. Não informou 0,7%.  Foram entrevistadas 1.103 pessoas entre os dias 12 e 16 de setembro. A pesquisa foi contratada pela TV Itararé de Campina Grande.  A margem de erro é de 2,95% - para mais ou para menos, com índice de confiabilidade de 95%.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral 0282014/PB.

REGIÕES:

Por região, a pesquisa mostra que Cássio vence Ricardo no Agreste (51,8% X 24,6%) e Borborema (50% X 32,7%), mas perde para Zona da Mata (36,1% X 44,4%)) e empata no Sertão (41,4% X 40,8%.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TJPB divulga 6º lote de sentenças de improbidade administrativa julgando 65 processos e condenando 26 ex-prefeitos

Os juízes que integram o grupo especial da Meta-4 do Conselho Nacional de Justiça, atuando nos processos de ação de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, julgaram 65 processos, que resultaram na condenação de 26 ex-prefeitos, além da ex-Secretária de Saúde do Município de João Pessoa, Roseane Barbosa Meira, do deputado Márcio Roberto, e do ex-superintendente do IPM, de João Pessoa, Pedro Alberto de Araújo Coutinho, dentre outros.  O grupo especial de juízes e assessores julgou 65 (sessenta e cinco) processos que estão relacionados abaixo com a identificação dos réus, suas sanções e os que foram condenados, e também os que foram absolvidos.   Foram condenados os seguintes ex-prefeitos dos seguintes municípios: Pedro Feitosa Leite, de Ibiara; Frederico Antônio Raulino de Oliveira, de Juazeirinho; Jorge Úrçulo Ribeiro Coutinho, de Gurinhém; José Almeida Silva, de Cajazeirinhas; Carlos Pessoa Neto, de Umbuzeiro; Saulo Rolim Soares, de Caldas de Brandão; Sebastião Tavares de Oliveira, de Itabaiana; Evandro Gonçalves de Brito, de Bom Jesus; Germano Lacerda da Cunha, de Belém de Brejo do Cruz; Erasmo Quitino de Abrantes Filho, de Lastro; José Célio Aristóteles, Vieirópolis; Damião Zelo Gouveia Neto, de São Vicente do Seridó; José Lins da Silva, de Natuba; Iremar Flor de Souza, de Pilões; Gilvandro Carneiro Leal, de Lagoa Seca; Gildivan Lopes da Silva, de São José de Caiana;; Célio Alberto Antas Mangueira, de Diamante; Clidenor José da Silva, de Cacimba de Dentro; Francisco Andrade Carreiro, de São Bentinho, Márcio Roberto da Silva, de São Bento; José Orlando Tenório, de Jurú; Evandro Gonçalves Brito, de Bom Jesus; e Damião Zelo de Gouveia Neto, de São Vicente do Seridó.  Também foram condenados os vereadores do Município de Ibiara: Márcio Pereira de Sousa, Francisca Marlene Nunes Carvalho de Sousa, Margarida Carvalho Sousa, Odair Damião da Silva e Valdemar Leite de Souza.  Consta ainda a procedência da ação contra Vania da Cunha Moreira, ex-presidente da Fundac.   As penas envolvem aplicação de multa, perda de função pública, ressarcimento, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. Cada sentença analisa individualmente a situação de cada um dos acusados.   O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Diego Fernandes Guimarães, Claudio Pinto Lopes, Algacyr Rodrigues Negromonte, Manuel Maria Antunes de Melo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hugo Gomes Zaher, que é coordenador pelo juiz Aluizio Bezerra Filho e que tem como gestor da Meta o desembargador Leandro dos Santos.  O trabalho desenvolvimento alcança todas as comarcas do Estado que importa na tramitação prioritária desses processos e o julgamento do que se encontra regularmente instruídos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ex Vereador de Igaracy Roga Matias é condenado a 1,6 ano de reclusão por falsificar registros de sua candidatura.


O Pleno do TRE-PB entendeu que ficou provado, inclusive com exames grafotécnico, o crime do político; mesmo assim, a pena foi reduzida pela metade. O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou em parte o recurso criminal e manteve, parcialmente, a pena contra o vereador do município de Igaracy, Manoel Felismino Leite conhecido por Roga Matias.  A sentença do TRE-PB é de que ele cumpra um ano e seis meses de reclusão. Além disso, terá que pagar cinco dias/multas no valor de R$ 300 (total de R$ 1.500,00).  O vereador foi condenado após a comprovação de falsificação de assinaturas e de documentos, quando apresentou o requerimento do registro de sua candidatura na seleições municipais de 2008.  O Juízo Eleitoral da 66ª Zona comprovou, inclusive com laudos de exames grafotécnico, que assinou documentos em nome de outras pessoas.  Ainda cabe recurso por parte do ex-vereador do município que fica na região do Vale do Piancó, a 454 quilômetros de João Pessoa. Ele foi candidato em 2008 pelo PTB. No Pleno do TRE-PB, o relator do processo foi o desembargador João Alves da Silva. Os membros da Corte rejeitaram a preliminar de cerceamento de defesa, apresentada pelos advogados do recorrente.   No mérito, a ação foi parcialmente acolhida, nos termos do voto do Ministério Público Eleitoral, reduzindo a pena inicial de pouco mais de dois anos.  A condenação do vereador de Igaracy se deu com base no artigo 348 do Código Eleitoral. "Falsificar, no todo em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro, para fins eleitorais".   Nesses casos, a pena prevista é de dois a seis anos de reclusão e pagamento de 15 a 30 dias/multa. Em primeira instância, o vereador havia sido condenado a dois anos e quatro meses de reclusão, mais pena de 20 dias/multa.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Juízes do Vale do Piancó iniciam seleção de processos previdenciários que vão ao Mutirão em novembro

Reunião sobre o Mutirão a ser realizado no Vale do Piancó. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou uma reunião, nesta segunda-feira (8), com o procurador federal Tales Catão Monte Raso, procurador-seccional do INSS, e os juízes da região do Vale do Piancó para discutir a sistemática do esforço concentrado, a ser realizado no mês de novembro, para solucionar processos previdenciários.  “O Núcleo dará todo o suporte necessário para o sucesso dessa iniciativa”, garantiu a diretora do Núcleo, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.   Participarão do esforço os juízes Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto (Conceição), Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto (Itaporanga), Barbara Bortoluzzi Emmerich e Isabella Assunção de Sousa (Piancó e Santana dos Garrotes).  Os magistrados vão fazer o levantamento quantitativo e selecionar os processos por fase processual para montar a pauta. Tudo com o objetivo de realizar a perícia e audiência de conciliação no mesmo dia.  O procurador federal admitiu a dificuldade logística dos procuradores atenderem a demanda processual no interior do Estado e vê no esforço concentrado uma saída para solução rápida dos conflitos. “Tive uma boa recepção do Núcleo ao propor a ideia e queremos atender os pedidos que têm grandes chances de acordo”, avaliou Tales Catão. Para a magistratura, a iniciativa é de grande alcance social. “Vai ser a semana de resolver problemas”, resumiu a juíza Isabella Assunção, acompanhada dos colegas. Titular da 1ª Vara de Piancó, a magistrada estima que quase 1.000 processos, das duas varas da comarca e Santana dos Garrotes, serão analisados.  Os diretores-adjuntos do Núcleo, juízes Antônio Carneiro, Bruno Azevedo e Fábio Leandro também participaram da reunião e planejamento do evento.

Irmã é confundida com Marina em campanha no Acre

"Mãe, olha ali a Marina!", gritou uma criança de dentro do carro ao ver uma mulher negra,  magra, cabelo amarrado em um coque e saião distribuindo santinhos pela principal via de Senador Guiomard (25 km de Rio Branco).  "Não sou a Marina, não", respondeu Maria Lúcia Silva do Nascimento, 55.  O problema é que, quando ela fala, a confusão só aumenta: a voz aguda e o sotaque são idênticos aos da irmã um ano mais velha e candidata à Presidência da República pelo PSB.   "É muito parecida", diz espantada a executiva de vendas Robbysenni Melo, 31, a mãe da garota de cinco anos, após parar o carro e abraçar a sósia de Marina Silva.  

A principal diferença dela em relação à irmã presidenciável são alguns centímetros a menos de altura.  Sem alarde, a família de Marina está em campanha pelas ruas do Acre.   Na noite de sábado (6), as irmãs Maria Lúcia, Maria Jesus e Maria Elizete e alguns sobrinhos aproveitaram uma pequena aglomeração em torno do desfile de 7 de Setembro em Senador Guiomard, cidade de 20 mil habitantes, para fazer panfletagem.    
Por causa do calor, o desfile pátrio havia sido antecipado. A família de Marina e alguns militantes chegaram em dois carros e uma moto ocupada por dois sobrinhos.  De forma tímida, Maria Lúcia, dona de casa em Rio Branco, abordava eleitores dizendo:  "Você aceita um papel da Marina?". Sempre sorrindo, explicava incontáveis vezes que não, não é a irmã famosa. E atendia pacientemente aos pedidos de foto. 

Pelo menos um deles não se convenceu: "Vocês estão fazendo pegadinha, né?", disse o vendedor Ismael Costa, 25, após receber o santinho e fazer um "selfie" com Maria Lúcia. "É um clone?".  Antes de voltar para Rio Branco, a família jantou em uma pizzaria, com mesas e cadeiras de plástico ao ar livre, além de refrigerante servido em copos descartáveis.  Nenhum dos parentes de Marina falou com a Folha. Por decisão familiar, optaram por não conceder entrevistas à imprensa no momento. 
CASA DE MADEIRA:
Nascida no seringal Bagaço, a cerca de 70 km de Rio Branco, Marina tem seis irmãs, todas donas de casa, e só um irmão, que é motorista na capital acriana.

Com exceção de duas irmãs, todos moram na capital do Estado. O pai, o seringueiro aposentado Pedro Augusto da Silva, 87, vive em uma casa de madeira construída sobre palafitas por causa das enchentes periódicas.  Costuma participar da campanha, mas viajou horas antes da panfletagem para ficar com Marina em São Paulo.

domingo, 7 de setembro de 2014

'Foi indisciplina', diz Gilmar Rinaldi, sobre corte de Maicon

Maicon foi titular no lugar de Daniel Alves na lateral-direita do Brasil.  A CBF anunciou no início desta tarde o delisgamento de Maicon da seleção brasileira, em Miami. Sem dar mais explicações, Gilmar Rinaldi, coordenador técnico, apenas afirmou que problemas internos resultaram na decisão do corte e disse que ninguém mais do Brasil comentaria o assunto.  Minutos depois, no lobby do hotel, Gilmar disse: "Foi indisciplina, sim", em contato com a reportagem. "Não foi nada médico e foi indisciplina. Não posso falar mais nada" e apenas concordou com a cabeça quando foi perguntado se o assunto era muito sério.  A primeira crise da 'nova' seleção brasileira veio um dia após a folga da seleção brasileira depois da vitória sobre a Colômbia por 1 a 0, quando Maicon começou jogando e fez sua 72° partida pelo Brasil.  Maicon, de 33 anos, era um dos homens de confiança de Dunga para a reformulação da equipe e foi um dos remanescentes da última Copa do Mundo, quando o atleta ganhou a vaga na equipe titular no decorrer da competição. O lateral direito participou de seu primeiro Mundial em 2010, quando o próprio Dunga comandava o Brasil.  No lugar dele, Fabinho, lateral direito do Monaco, da França, foi convocado para a lateral direita. O jogador estava com a seleção olímpica, treinada por Gallo, no Catar, para uma série de amistosos preparatórios.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Humorista de Ratinho troca TV pela rua e declara ódio a Gilberto Barros.

Famoso pela feiura e pelas caretas, o humorista Luiz Carlos Ribeiro, a Rodela, 60 anos, está cada vez mais longe da TV. Com aparições esporádicas no Programa do Ratinho, ele prefere trabalhar na rua, onde ganha dos pedestres até seis vezes mais do que de cachê das emissoras. O afastamento também foi provocado por mágoas com ex-colegas, como Gilberto Barros, que, segundo o comediante, o boicotou quando eles trabalhavam na Record, nos final dos anos 1990: "Odeio aquele cara", desabafa. Todas as sextas e sábados, Ribeiro sai de sua casa, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e se apresenta em frente ao Mosteiro de São Bento, no centro da capital paulista. Ali, ele se transforma, veste peruca e vestido, vira Rodela (sim, é uma mulher) e fatura com suas caretas e seu DVD, à venda por R$ 10. humorista consegue ganhar até R$ 2.000 por final de semana na rua, seis vezes acima do cachê (R$ 300) das gravações do quadro de DNA de Ratinho.   "Até hoje trabalho na rua e não me arrependo. Faço o que gosto. Tem lugar que se eu for trabalhar eu não ganho o que ganho na rua", diz Rodela. O ex-metalúrgico e camelô virou humorista após ter sido demitido da fábrica onde trabalhava e de ter suas mercadorias apreendidas ao tentar vendê-las no trem.   Quando ainda era industrial, no início da década de 1990, Ribeiro topou participar do Show de Calouros, porém até hoje lamenta que foi prejudicado em cima da hora, pois competiu com um homem que comia bananas de ponta-cabeça. "Não era eu que ia competir com ele, e sim um cara que comia brasa, mas ele não conseguiu e o Liminha me colocou no lugar. Nem sabia fazer careta direito, a dentadura caía direto, me colocaram na fogueira (risos)", relembra.  Veja abaixo a primeira aparição de Rodela na TV: 
Apoio de Ratinho e ódio a Gilberto Barros
Em 1998, Rodela estava decidido a cravar seu espaço na TV. Vestido como Rodela, passava horas em frente à porta da Record tentando uma vaga no Ratinho Livre ("Esse programa é a minha cara", dizia), porém era sempre ignorado. Quando conseguiu espaço no programa, Carlos Massa mudou-se para o SBT, mas o humorista não acompanhou o apresentador.  "Negociei com a Record, peguei uma luva de R$ 10 mil, pedi salário de 5.000 por mês, assinei por quatro anos. Ratinho ficou bravo demais, mas eu tinha que arrumar o melhor para mim. Quando terminou o contrato, ele mandou me chamar. Expliquei a situação e recebi o apoio dele: "Você está certo. Eu faria a mesma coisa".  Na Record, trabalhou no programa Leão Livre, versão do programa de Ratinho apresentada por Gilberto Barros. Rodela, entretanto, tem péssimas recordações e declara ódio ao apresentador. "Fiquei dois anos engavetado por causa dele. Odeio aquele cara. Falso para caramba, nojento. Autoritário, gostava de dar bronca no pessoal ao vivo", se enfurece.   Rodela conta que foi boicotado por Gilberto Barros após ter confessado em entrevista que preferia o rival, Ratinho: "Ele ficou bravo comigo porque dei uma entrevista na época, falei que só fiquei na Record por causa do dinheiro, mas o meu apresentador favorito era o Ratinho. Ele ficou puto: 'Que negócio é esse?'. Falei a verdade. Ele falava para os câmeras não me filmarem".   
Luiz Carlos Ribeiro se apresenta como Rodela no centro de São Paulo.
Perda de dentes e política
Nascido no Rio de Janeiro em 1954, Rodela viajou para Recife (PE) aos cinco anos de idade com os pais pernambucanos. Ficou no Nordeste até os 22 anos, quando começou a namorar com uma mulher rica e topou viajar com ela para São Paulo. Após terminar com ela, passou a morar com o tio em Guarulhos, na Grande São Paulo, que arrumou para o sobrinho trabalho em uma metalúrgica, onde conheceu Vera, com quem está casado há 35 anos.  Demitido da fábrica, tomou uma decisão radical. Arrancou todos os dentes da boca e passou a viver das caretas que fazia na rua. "Descobri que a feiura era um meio de fazer sucesso. Quando um dentista não queria arrancar, eu ia a outro. Minha mulher não achou muito legal, não. Nasci para fazer os outros rirem. Depois, ela acostumou", afirma.   Sem os dentes, ganhou fama na televisão e recebeu convites até para se candidatar. Na primeira e única tentativa, em 2008, concorreu a vereador e se arrependeu. "Aqui em Itaquaquecetuba não tem horário político, ninguém me via. Era para ter 50 votos, mas foram 49 porque na hora de votar eu errei. Fui votar em mim mesmo e acabei votando em outra pessoa", relembra, aos risos.  Embora esteja na rua por opção, Rodela ainda torce para ser contratado por alguma emissora. "TV é uma vitrine. Aparece muito show. Se você não está na televisão, ninguém te chama para nada. Meu sonho é um novo contrato em uma emissora e trabalhar com humor em um programa", espera.  Procurado, Gilberto Barros diz que as acusações de Rodela são infundadas e não vai se pronunciar.

Gremista acusada de racismo pede desculpas e quer encontro com Aranha

Oito dias após simbolizar os atos ofensivos de torcedores do Grêmio contra o goleiro Aranha, do Santos, Patrícia Moreira se pronunciou sobre o caso em uma entrevista coletiva em Porto Alegre. Nesta sexta-feira, em meio a lágrimas, a jovem de 23 anos afirmou que não se considera racista e pediu desculpas pela participação no caso.  "Boa tarde. Eu queria muito pedir desculpas ao goleiro Aranha. Desculpas mesmo", afirmou. "Perdão, de coração. Eu não sou racista. Perdão, perdão", acrescentou a jovem gaúcha.  O advogado de Patrícia acrescentou que a jovem deseja pedir desculpas pessoalmente ao jogador do Santos. "Ela deseja muito esse encontro. Ela disse que iria proferir isso. Ela quer esse encontro com o Aranha", declarou Alexandre Rossato.  No depoimento desta sexta-feira, Patrícia Moreira também se dirigiu ao Grêmio e seus torcedores, pedindo desculpas por expor o clube no episódio.  "Peço desculpas ao Grêmio, à nação gremista. Eu não queria prejudicar", prosseguiu a torcedora, em seu depoimento. "A palavra de macaco não foi racismo, foi no calor do jogo, estávamos perdendo. Eu largava tudo para ir no jogo do Grêmio, é a minha paixão", emendou.  Patrícia não respondeu perguntas dos jornalistas, só fez concedeu um breve depoimento, seguido da palavra de seu advogado. Rossato afirmou que a jovem vem sofrendo bastante, com ameaças e mudança de residência para preservação da integridade.  "Ela já foi julgada, socialmente, independentemente do inquérito. Ela já está julgada", manifestou Rossato.  Na última quinta-feira, Patrícia prestou depoimento à 4ª Delegacia da Polícia Civil e confirmou que chamou o goleiro do Santos de "macaco". No entanto, a jovem argumentou que apenas foi no embalo de outros torcedores do Grêmio que acompanhavam a partida no mesmo setor.
Segundo o comissário Lindomar Souza, Patrícia afirmou que existem hinos e cantos da torcida gremista que usam o mesmo termo. As ofensas racistas ao goleiro Aranha foram registradas no último dia 28 de agosto, durante a vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Grêmio em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. Em campo, o atleta chegou a alertar a arbitragem de Wilson Pereira Sampaio, mas que não tomou providências imediatas. As imagens da transmissão de TV acabaram flagrando ofensas vindas de Patrícia Moreira e de outros torcedores.  Ao todo dez pessoas já foram ouvidas no caso. Nesta sexta-feira a Polícia Civil do Rio Grande do Sul manifestou que já tem condições de indiciar os torcedores gremistas por injúria racial.   "Já temos condições de indiciar alguns deles. Temos elementos suficientes para isso na investigação", declarou o comissário Lindomar Souza.  Os suspeitos do caso responderão processo e, se considerados culpados em julgamento, podem enfrentar pena de 1 a 3 anos de detenção - porém, com possibilidade de pagamento de fiança.